Melhor sistema TMS: conheça as vantagens que a Bsoft oferece para a sua empresa

O foco do melhor sistema TMS é possibilitar a eficiência no processo de transporte. Para desempenhar esse papel é fundamental facilitar a gestão de pedidos e o planejamento das rotinas de entrega.

Essa é uma solução para empresas que estão crescendo e desejam otimizar a sua operação em busca de melhorias que ainda não têm acesso. Esse também é o caso de empreendimentos que estão vivenciando um momento de estagnação e desejam conquistar novas oportunidades de negócio.

Independentemente de qual seja o seu objetivo com a aquisição de um software para transporte, a Bsoft desenvolve os recursos que você precisa. Continue lendo e conheça todos os detalhes!

O que é o sistema TMS?

A atividade de transportes é amplamente influenciada pelas inovações em TI. Sistemas de GPS e rastreamento já fazem parte do cotidiano de muitas empresas. As ferramentas de expedição e planejamento de entregas são acessíveis para pequenos e médios negócios, o que reforça a sua visão estratégica.

Tudo isso é consequência do processo de transformação digital pela qual o setor logístico está passando. Esse é momento de implementar tecnologias capazes de integrar todas as etapas do processo e solucionar problemas como:

  • a falta de produtividade;
  • a incidência de erros de pedidos;
  • a duração dos prazos de entrega;
  • a queda dos indicadores de desempenho.

Uma das ferramentas que está no centro dessa mudança é o TMS. Essa sigla representa Transportation Management System, que pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Transporte. Essa é uma ferramenta completa, que foi desenvolvida com o intuito de integrar o processo de transporte.

Essa função tem o propósito de tornar a gestão de transportes mais simples, ágil e confiável. Como resultado, a implementação de um sistema TMS reforça a possibilidade de otimizar as funções relacionadas ao controle da frota, da gestão de estoques e das rotinas fiscais.

Qual o objetivo do melhor sistema TMS?

Além de otimizar a gestão de atividades de transporte, como vimos anteriormente, o sistema TMS visa a promoção do fluxo de materiais e as informações com relação ao processo logístico, favorecendo a comunicação entre a empresa, os fornecedores e os clientes. Assim, é possível:

  • aprimorar os processos de distribuição;
  • melhorar a confiabilidade dos registros;
  • modernizar os métodos de controle;
  • agilizar a execução das atividades.

Como o sistema TMS funciona?

Muitas são as funcionalidades do sistema TMS, que objetivam controlar diversas atividades, como:

  • planejamento e controle de manutenções;
  • gerência das documentações;
  • gestão de peças e acessórios;
  • cadastramento de veículos;
  • rastreamento das cargas;
  • tratamento dos pedidos;
  • planificação de rotas;
  • controle de gastos.

Além dessas funcionalidades, por ser um sistema inteligente, o melhor sistema TMS não faz apenas o registro dos dados e a gestão. Ele ainda ajuda na tomada de decisões, fornecendo, assim, informações fundamentais, como:

  • mostrar os melhores cálculos e simulações de frete disponíveis;
  • apontar as melhores rotas para determinado transporte;
  • liberar pagamentos e recebimentos;
  • controlar diversas tabelas de frete;
  • realizar a gestão de ocorrências etc.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Frequentemente, as transportadoras adquirem módulos isolados para os processos que representam maiores gargalos. A emissão de documentos fiscais, o controle financeiro e a gestão da frota estão entre as opções comuns. Esse é um processo válido e que ajuda a solucionar questões pontuais, porém não supera as funcionalidades de uma ferramenta completa. Por isso, listamos as principais vantagens do melhor sistema TMS, para que você possa tomar essa decisão, com segurança.

Favorece a centralização das informações

Um dos desafios para a gestão da cadeia de suprimentos é que as informações estão dispersas e, em alguns casos, não podem ser acessadas com facilidade. Esse aspecto gera uma dificuldade a ser superada, por meio da acessibilidade a dados importantes. Muitos gestores experientes reconhecem e enfatizam o fato de que conhecer sua operação, de forma precisa, não tem preço. O TMS atua justamente para proporcionar esse senso de integração, com a qual é possível consultar informações já cadastradas em diversas funcionalidades na operação.

Possibilita a melhoria dos resultados

A preocupação com a performance na logística é uma constante no dia a dia de gestores e profissionais do setor logístico. Isso ocorre porque a queda da produtividade, mesmo que por curtos períodos, afeta a capacidade de cumprir com os prazos de atendimento. Esse é um cenário que impacta negativamente o relacionamento com os clientes e gera reclamações. Portanto, é essencial contar com uma ferramenta que ajuda a identificar áreas que estão apresentando desempenho insuficiente e quais melhorias devem ser adotadas.

Oferece planos e serviços acessíveis

Um dos meios para facilitar a contratação de um sistema de gestão logística é oferecer a possibilidade de escolher o plano mais compatível para a sua operação. A Bsoft oferece essa facilidade, pois disponibiliza diversos planos, de acordo com o tamanho da frota e a quantidade de documentos emitidos por mês. Assim, é possível acompanhar o cronograma de manutenções, tanto preventivas como periódicas. Há também funções dedicadas ao acompanhamento do consumo de combustível, substituição de pneus e quilometragem rodada.

Gera a redução de custos operacionais

Muitas vezes, as objeções para investimento em sistemas de gestão para transportadoras têm origem na dificuldade de mensurar o retorno financeiro trazido por essa melhoria. Os gestores que têm essa visão limitada ainda acreditam que a mudança pode gerar custos inesperados e não suprir as suas demandas corretamente.

Porém, a vivência real demonstra que, quando planejada corretamente, a aquisição de uma ferramenta informatizada resulta na conquista de uma economia significativa no longo prazo, pois é possível:

  • realizar o cálculo da tabela de frete;
  • identificar fontes de despesas excessivas;
  • avaliar o desempenho da equipe de motoristas;
  • melhorar o controle das movimentações financeiras;
  • antecipar a necessidade de manutenção para manter o veículo em operação.

Promove a automação do processo

Agilidade de processamento é apontada como uma das funções mais importantes para a gestão de uma empresa de transportes. Por isso, a escolha do melhor sistema TMS deve levar em consideração o seu impacto na execução das atividades. Com isso, é possível realizar o cálculo das tarifas de frete para orçamentos e estimar o acerto com motoristas contratados. Além disso, um dos aspectos mais atrativos é a automação da emissão de documentos fiscais que são essenciais para a atividade de entrega.

Disponibiliza suporte técnico da plataforma

Com o intuito de oferecer serviços diferenciados aos seus clientes, a Bsoft oferece o seu sistema na versão web que, segundo as orientações da empresa, pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet, diretamente pelo navegador de internet. Vale destacar que esta versão conta com um pacote de suporte técnico completo para solucionar problemas e esclarecer dúvidas dos usuários.

A conquista da logística estratégica faz parte de uma jornada, na qual a aquisição do melhor sistema TMS é apenas o primeiro passo. Tudo isso tem o intuito de agregar valor para os seus clientes e prestar serviços cada vez mais qualificados. Muitos gestores têm receio de realizar investimentos em tecnologia e não obter os resultados prometidos no decorrer do tempo.

Contudo, é importante reconhecer o momento pelo qual a empresa está passando e entender que, para crescer de forma sustentável, é preciso abrir espaço para processos digitais. O objetivo da Bsoft é ser sua parceira nesse momento e transformar a realidade do negócio. Acesse o nosso site e conheça como podemos ajudar.

Propicia o planejamento da operação

O melhor sistema TMS favorece a consolidação das cargas, o planejamento de rotas e o controle sobre as viagens. O que torna tudo isso possível é a disponibilidade de dados, os quais garantem a análise da composição de frete — calculado por pedido, produto ou cliente. Além disso, é possível também criar cenários que preveem eventuais problemas e as soluções mais ágeis.

Permite verificar o status das mercadorias

Os produtos precisam chegar aos clientes com a integridade preservada, respeitando as expectativas de quem os comprou. Isso também pode ser feito pelo sistema. Dessa forma, outra grande vantagem do melhor sistema TMS é verificar o status das mercadorias, o monitoramento dos processos de entregas, o que inclui a ocorrência de sinistros e imprevistos, evitando os atrasos e garantindo a satisfação dos clientes.

Aumenta a rentabilidade da empresa

A rentabilidade se dá pela facilidade de verificar as informações oferecidas pelo sistema e identificar problemas operacionais. Dessa forma, ao conhecer o processo das operações de entrega, os sinistros, as ocorrências e tudo sobre as atividades de transporte, o rendimento aumenta proporcionalmente.

Aumenta o controle das operações

O TMS foi criado para atender às particularidades das operações de transporte. Assim, o sistema proporciona o controle das operações ao permitir gerenciar grandes volumes de informações, como:

  • acompanhamento das etapas das operações;
  • acompanhamento de cargas;
  • documentações fiscais;
  • veículos;
  • custos etc.

Favorece o controle de custos

Outra vantagem do melhor sistema TMS é o favorecimento da gestão dos valores alcançados ao longo da cadeia de transporte (coleta, transferência e entrega). Assim, é possível calcular e proporcionar os custos com toda a logística. Com isso, é possível compreender a margem de contribuição relacionada a cada transporte efetuado e concluir se as contas ou projetos são lucrativos ou não para a transportadora.

Otimiza o recebimento do frete

Com a digitalização dos conhecimentos de transporte e integração via arquivos EDI, as informações chegam aos clientes com mais agilidade, o que reduz os erros de frete que são constantes no processo manual. Além disso, é possível fazer a integração entre o CIOT – IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete).

Monitora os carregamentos

Monitorar os carregamentos é facilitado porque o melhor sistema TMS controla as programações das cargas, segundo a capacidade dos veículos utilizados e dos itinerários. A solução ainda emite o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), despachos, romaneio etc. Do mesmo modo, é possível mensurar a quantidade inicial do pedido e iniciar a emissão do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) com os dados corretos.

Otimiza as negociações

As negociações da sua transportadora são otimizadas pelo TMS, pois ele facilita a visualização das negociações, como o valor de comissão dos vendedores. Por meio dele, é possível melhorar a gestão de vendas, já que o módulo informa quais clientes foram atendidos e como é o desempenho dos funcionários, além de outras informações como cotações e pedidos de frete em andamento.

Permite a análise dos seus processos

Ao analisar os processos, novos relatórios são gerados e, assim, é entregue ao gestor conhecimento sólido que propicia a melhor tomada de decisão. Com mais essa vantagem do melhor sistema TMS, há a possibilidade de identificar falhas e suas causas nos processos. Isso ajuda na criação de planos de ação mais precisos, bem como apontar quais fases podem ser otimizadas.

Integra-se a outros softwares

Não é mais novidade que a tecnologia traz ganho de tempo e aumento da produtividade. Isso porque as suas soluções permitem que os colaboradores e os gestores foquem seus esforços nas estratégias e nas soluções de problemas.

Com a tecnologia inteligente, as vantagens são ainda maiores. O melhor sistema TMS, por exemplo, pode ser integrado ao WMS e ao já citado IPEF. O benefício para a sua empresa é ver a otimização dos fluxos de trabalho. Há ainda uma infinidade de recursos que podem ser integrados como por exemplo, emissão de boletos, rastreamento de carga, controle de abastecimentos etc.

Como escolher o melhor sistema TMS?

Diante de tantas vantagens, é importante também saber como escolher um sistema adequado à realidade da sua empresa. Para isso, você deve observar se:

  • a empresa a ser contratada tem uma equipe capacitada;
  • o sistema será compatível com outras ferramentas já utilizadas na sua empresa;
  • há recursos para manter os processos operacionais e se há atualizações constantes do sistema;
  • o custo-benefício é o ideal para a realidade financeira da sua empresa;
  • a existência de suporte e se há custo a cada solicitação.

Neste post, você conferiu as vantagens do melhor TMS e outras informações importantes do sistema. Essas vantagens são capazes de trazer crescimento à empresa e melhorar a gestão em muitos aspectos. Assim, o sistema TMS é fundamental para as operações de uma transportadora.

Quer ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre transporte de cargas? Então, aproveite para assinar nossa Newsletter e receber em seu email posts informativos como este!

 

O post Melhor sistema TMS: conheça as vantagens que a Bsoft oferece para a sua empresa apareceu primeiro em Blog Bsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado