A unitização de cargas é um procedimento importante para traçar estratégias mais eficientes no transporte e armazenagem de produtos. Ela consiste em modos de organização mais compactos por meio do uso de espaço e recursos do armazém. Com isso, as operações logísticas obtêm diversas vantagens, as quais veremos mais detalhadamente neste conteúdo.
Para tal, explicaremos o que é a unitização de cargas, como funciona, os tipos de aplicação e os objetivos dessa prática. Além disso, abordaremos quais são as vantagens do uso de unitização de cargas na sua operação logística.
Fique com a gente e entenda melhor sobre este assunto!
O que é a unitização de cargas?
Consiste em uma técnica logística voltada para o agrupamento de itens na organização do estoque ou no veículo de entrega. Várias mercadorias são agrupadas em um só volume, o que torna a disposição, armazenamento e transporte mais otimizados.
Dessa maneira, são adicionadas poucas caixas no veículo, mas de tamanho grande, contendo inúmeros produtos menores dentro. Há quatro tipos de unitização:
- paletizadas;
- pré-lingadas;
- contêineres;
- outros específicos;
Como funciona a unitização?
A unitização pode ser realizada para o transporte, no veículo, ou na organização de estoque. Portanto, as categorias mencionadas acima são empregadas em diferentes situações, conforme a necessidade e espaço. Confira mais a seguir!
Unitização no transporte
O envio sob percursos mais extensos são mais fáceis de efetuar, quando as cargas podem ser compactadas, de uma das duas maneiras a seguir:
- carga completa — o veículo é lotado com produtos de um mesmo embarcador. É a medida empregada quando há urgência na entrega ou diversos produtos para o transporte. Tende a apresentar um frete mais caro devido às despesas realizadas;
- unitização — o caminhão é preenchido com volumes unitizados de embarcadores diversos. Dessa maneira, cada volume é composto por diferentes itens unidos com recursos do setor logístico.
Com isso, as transportadoras conseguem manipular e entregar diversas mercadorias de clientes distintos de modo conjunto. Isso possibilita às empresas menores realizarem encomendas com custos mais acessíveis.
Ao unitizar as cargas, a contratante vai arcar com o custo relacionado à área ocupada no veículo, o que barateia o frete, tornando a transportadora mais competitiva.
Contudo, ao realizar a unitização, o período de coleta não costuma ser tão exato, como é ao praticar a carga completa. É necessário realizar um trajeto para coletar os produtos e depois, já durante a entrega, é traçada outra rota, conforme a quantidade de destinos e distância entre eles.
Por isso, as empresas efetuam entregas em horários mais próximos, quando praticam a unitização de carga. Já ao realizar a carga completa, o período de coleta e entrega é mais otimizado, pois consiste em um percurso do local A para o B.
Unitização no armazém
Nos centros de distribuição, produtos compatíveis de origens diversas são agrupados. Para isso, a unitização é aplicada em três frentes no estoque:
- recebimento de produtos — os produtos recém-chegados são separados e classificados, a fim de incorporá-los em volumes de referência única;
- gestão de localidades — a unitização flexibiliza as áreas, ao possibilitar a transferência de itens de um ponto para outro ou entre contêineres, otimizando o uso do espaço;
- operações pré-expedição — é possível enviar produtos de diferentes contêineres ou estoque para efetuar o envio unitizado, ou ainda acumular pedidos de acordo com o trajeto ou cliente para serem transportados no mesmo veículo.
Quais os materiais empregados na unitização?
Os recursos físicos aplicados para unitizar as cargas são ferramentas já amplamente utilizadas no setor logístico. Confira a seguir!
Paletes
Inúmeras cargas podem ser amarradas aos paletes, possibilitando um agrupamento e movimentação mais fácil e firme no estoque ou durante as entregas.
Contêineres
São aplicadas para unitizar, sobretudo, produtos de grande porte e peso elevado, no processo de pré-lingagem. Graças à sua resistência, promovem o içamento seguro da carga unitizada.
Fardos de plástico
Muito comuns para a unitização de alimentos, como grãos, bebidas embaladas em garrafas pets e demais produtos afins.
Big bags
Efetivas na unitização de produtos a granel ou embalados em sacos plásticos.
Quais as vantagens da unitização de cargas?
São muitos os benefícios gerados com essa estratégia. A seguir, veremos detalhadamente alguns deles.
Organização mais fácil
Quanto menos volumes, mais simples fica de transportá-los e dispô-los. Isso possibilita agilidade e praticidade na organização e movimentação de cargas, seja no estoque, seja no veículo.
Melhor aproveitamento de espaço
Se uma área fica desocupada no veículo de entrega, é um espaço que poderia ter sido utilizado para entregar mais mercadorias e valor obtido com elas. Com a unitização, é possível otimizar o espaço tanto do veículo como do armazém, possibilitando um uso mais vantajoso de ambos.
Diminuição de extravios e roubos
Ao unitizar a carga, a operação logística dificulta a ocorrência de extravios e roubos, afinal, serão volumes maiores e mais pesados, isso torna difícil perdê-los.
Menos chances de danos físicos
Essa estratégia proporciona mais estabilidade aos produtos durante o transporte, reduzindo a movimentação das cargas no veículo e a possibilidade de avarias.
Menos despesas operacionais
Ao diminuir perdas, roubos, extravios e avarias, o custo operacional já obtém um resultado bastante positivo.
Além disso, o melhor aproveitamento dos espaços do veículo para comportar mais entregas gera mais lucro e menos perda financeira.
Processo mais ágeis
Com a movimentação de carga otimizada, graças à unitização, é possível tornar as organizações mais rápidas, além de agilizar as cargas e descargas durante as entregas, já que a organização no veículo é feita de modo a otimizar o tempo de entrega.
Preço mais competitivos
É possível cobrar conforme o espaço do veículo, oferecendo um valor mais acessível para a contratante e aumentando a competitividade da transportadora.
Serviço ideal para empresas menores
Contratantes menores nem sempre conseguem investir em contratos de carga completa. Muitas vezes, nem é viável, por elas não terem tantos itens para entregar. A unitização de carga é ideal para atuar com essas empresas parceiras.
Como vimos, a unitização de cargas é bastante interessante para as transportadoras, pois as auxilia tanto na logística dos centros de distribuição como nas entregas. Por isso, avalie sua operação e veja como pode empregar essa estratégia.
Compartilhe este texto nas suas redes sociais para que outras pessoas do ramo conheçam essa vantajosa estratégia!