Mercado atacado distribuidor: 6 erros ao ter um e-commerce

(Última alteração em: 28 de outubro de 2021)

O mercado atacado distribuidor é marcado por um alto giro de produtos e pedidos. Por isso, atuar nessa área é um desafio, uma vez que a marca fornecedora precisa investir fundamentalmente em organização e processos bem alinhados, para cumprir com os prazos prometidos aos clientes e fazer as entregas da melhor forma possível.

O cenário do e-commerce se fortalece cada vez mais no mundo. Devido a sua praticidade e conforto, pessoas físicas e empresas preferem fazer compras pelo meio digital, assim, faz sentido que instituições que atuem em qualquer frente, incluindo o distribuidor, aposte nessa ferramenta para alavancar suas vendas e ampliar a carteira de clientes.

No entanto, o gestor precisa ter em mente que o comportamento do consumidor on-line é diferente do off-line. Primeiramente, o cliente tem expectativas maiores sobre o tempo de espera, demandando prazos mais justos e entregas eficientes. Da mesma forma, o usuário espera que sua experiência de compra no site seja mais fluida e descomplicada.

Pensando nesses aspectos e desafios, desenvolvemos este artigo com dicas para ajudá-lo a evitar problemas comuns com a venda em atacado via e-commerce. Continue a leitura e confira 6 erros que você não pode cometer. Descubra como fortalecer sua marca no meio virtual. Vamos lá?

1. Estoque sem controle eficiente

O estoque é o coração de qualquer logística de vendas. Por isso, é uma das áreas que mais exige cautela na gestão. No atacado distribuidor, esse cuidado deve ser ainda maior, visto que a quantidade de pedidos é significativa.

Desse jeito, o atacadista deve, em primeiro lugar, observar os níveis de estoque. A ideia é não faltar mercadorias, nem as ter em excesso, o que pode causar desperdícios. Somente com um estoque em dia, bem contado e planejado que você garantirá que todos os pedidos sejam consolidados, além de evitar perdas e descartes desnecessários.

Para tal, uma boa prática é realizar inventários periodicamente. Assim, o gestor faz um controle rigoroso das quantidades nos armazéns, avalia o fluxo de vendas e o giro de cada produto. Com isso, fica mais fácil pensar em estratégias assertivas para fazer reposições inteligentes e escoar excedentes.

2. Ausência de organização nas entregas

Falando ainda de logística, é preciso planejar processos para assegurar que os pedidos cheguem aos clientes de modo eficaz e no prazo certo. Como as vendas no mercado atacado distribuidor costumam envolver grandes quantidades, é importante alinhar o que a empresa tem a oferecer com as expectativas dos clientes. Por exemplo, nem sempre o comprador dispõe de meios para transportar seus pedidos.

Diante desse cenário, quais serão as estratégias adotadas: a empresa contará com uma frota de caminhões ou com uma transportadora parceira? Além disso, vale a pena pensar em soluções de armazenamento de alta capacidade, gerenciamento de dados, entre outras coisas.

Todos esses detalhes logísticos, aliados à gestão do estoque, são cruciais para que entregas sejam consolidadas de forma rápida e eficiente, gerando grande satisfação para o cliente.

3. Equipe sem treinamento

Para lidar com o volume de vendas no mercado atacado distribuidor e administrar o fluxo de pedidos do e-commerce, você precisará de mão de obra qualificada. Certifique-se de fazer boas contratações e, ademais, garanta o treinamento de sua equipe.

A capacitação dos colaboradores é um aspecto primordial para o sucesso, visto que nesse mercado as estratégias de venda e abordagem do cliente são diferentes, e seu time precisa estar preparado para construir bons relacionamentos com os clientes.

Um time afiado vai conseguir auxiliar o cliente a ter uma boa experiência de compra on-line, além de assegurar um atendimento personalizado, que atende as demandas de cada empresa.

4. Monitoramento ineficaz das finanças

Qualquer empresa, independentemente do seu porte e ramo, precisa fazer um monitoramento rigoroso do setor financeiro, uma vez que isso é vital para manter o negócio funcionando.

A gestão do atacado distribuidor pressupõe equilibrar custos de diferentes operações, como logística, estoque, indústria, entre outros, o que torna ainda mais complexa a administração financeira dessa cadeia de processos.

Sem um controle rígido das entradas e saídas de dinheiro, o negócio fica vulnerável a desperdícios, perdas ou capital imobilizado em estoque excedente, por exemplo. A solução é adotar ferramentas de gestão, como fluxo de caixa, para garantir que a saúde financeira da empresa esteja em dia.

5. Desconhecimento das demandas dos clientes

Um ponto de extrema relevância para o comércio on-line atacado distribuidor é mapear as necessidades dos clientes, a fim de conseguir entregar para o público-alvo soluções e produtos significativos e que se destaquem diante da concorrência.

Além disso, fazer uma pesquisa de mercado, a fim de conhecer mais profundamente as dores e demandas do público-alvo, vai ajudar os setores de marketing a desenhar estratégias de divulgação mais assertivas, bem como orientar vendedores a traçar abordagens mais interessantes e personalizadas.

Em um mercado competitivo como o comércio virtual, é importantíssimo concentrar esforços em descobrir o que o cliente quer para conseguir se destacar e elevar conversões.

6. Falta de investimento em tecnologia

No mundo de hoje, em que vivemos em plena revolução digital, empresas que não investem em tecnologia correm o risco de ficarem para trás. A otimização de processos, com o auxílio de sistemas de tecnologia, aprimora a gestão de instituições em todos os sentidos.

Para o mercado atacado distribuidor, que trabalha com alto volume de informações, mercadoria e entregas, a tecnologia é uma aliada indispensável.

Um software de gestão qualificado é extremamente benéfico, pois esses sistemas contam com ferramentas que integram setores, automatizam tarefas burocráticas e repetitivas, o que melhora a comunicação interna da empresa e agiliza as tarefas do dia a dia.

Plataformas de gestão voltadas para o mercado de vendas usualmente contam com funções, como:

  • controle de frota;
  • manutenções;
  • gestão de frete;
  • gerenciamento de estoque;
  • emissão de documentos;
  • financeiro e fluxo de caixa;
  • entre muitas outras.

Assim, gestores podem concentrar em um mesmo programa todas as áreas de sua empresa e ter mais controle do funcionamento do seu negócio.

Contar com essa tecnologia é fundamental para mitigar erros, evitar excessos e desvios, podendo focar sua atenção em fatores cruciais para aumentar a produtividade e os resultados da companhia.

Como você pôde perceber, para ter sucesso na construção de um e-commerce para o comércio atacado distribuidor, o gestor deve cuidar para que os processos do dia a dia funcionem de maneira efetiva. Para isso, algumas iniciativas, como conhecer melhor seu público e contar com um sistema de gestão, farão toda a diferença nos resultados. Um software de gestão, por exemplo, unifica etapas, automatiza tarefas e auxilia equipes a trabalharem de forma coordenada e inteligente.

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