Consulta Profissional no Gerenciamento de Riscos: qual o perfil adequado?

(Última alteração em: 24 de setembro de 2020)

A segurança no transporte rodoviário de cargas é um procedimento que não se aplica somente durante o percurso da mercadoria, pois vários fatores devem ser levados em consideração antes mesmo de o veículo iniciar a viagem.

Buscando reduzir contratempos ou qualquer possibilidade de prejuízo, as transportadoras fazem uso do gerenciamento de riscos, um conjunto de práticas adotadas para minimizar os chances de imprevistos nas operações.

Estas práticas, quando bem gerenciadas, podem ajudar a prevenir problemas mecânicos, imprudência, acidentes causados pelas particularidades da carga, e até mesmo roubo.

Esta preocupação no setor de transportes tem se tornado cada vez mais presente, e diante disso, os transportadores têm buscado trabalhar com empresas focadas especificamente em indicadores e gerenciamento de riscos.

Para facilitar ainda mais esse processo, alguns sistemas TMS oferecem integração com estas empresas,  facilitando as verificações que precisam ser feitas, por meio da Consulta Profissional no Gerenciamento de Riscos.

Para saber como funciona o Gerenciamento de Riscos e como integrar esta etapa da sua logística e garantir mais segurança para a transportadora, continue com a leitura!

Como funciona o Gerenciamento de Riscos?

Antes de compreender como integrar o Gerenciamento de Riscos ao seu sistema TMS, é importante saber como ele é aplicado na prática. 

O Gerenciamento de Riscos é responsável por mapear todas as possibilidades de risco no transporte da carga, identificando por exemplo:

  • se o veículo é o ideal para realizar o transporte de determinada carga;
  • se a mercadoria possui alto risco de roubo;
  • se a rota escolhida é a ideal;
  • se o motorista é adequado para realizar o transporte.

A partir disso, a gerenciadora de riscos pode conduzir o transportador a manter a sua operação de transporte da forma como foi planejada, ou optar por outras alternativas, que garantam o cumprimento da prestação de serviço com a maior margem de segurança, e a menor chance de problemas.

Grande parte da responsabilidade pelo transporte seguro da carga, é atribuída ao motorista. Por esse motivo, as gerenciadoras passaram a monitorar de forma mais assídua a estes profissionais, o que para a classe se tornou algo mais vantajoso, visto que com esta ferramenta, os motoristas podem ter a sua boa reputação e qualificações comprovadas. 

Entenda a seguir como funciona este processo.

O que é a Consulta Profissional no Gerenciamento de Riscos?

A Consulta Profissional envolve duas etapas, que são a consulta do profissional encarregado pelo transporte, e a consulta da ficha da viagem. Entenda do que se trata cada uma delas.

Consulta do motorista

Com base no cruzamento de informações sobre as cargas de milhares de empresas, a reputação do profissional é construída, avaliando vários quesitos, como:

  • experiência profissional;
  • referências pessoais;
  • capacitação profissional;
  • validade e situação da CNH no DETRAN;
  • histórico de sinistro e avarias;
  • situação do CPF na Receita Federal;
  • situação judicial ou histórico forense.

A partir de informações como estas, o profissional — seja ele motorista, ajudante ou agregado —, constrói o seu “score”, uma espécie de pontuação adquirida de acordo com a sua boa reputação. 

Diante de todas estas verificações feita nos bancos de dados das gerenciadoras de riscos, o retorno da consulta informa se o perfil do motorista está adequado ao risco, insuficiente ou divergente para a realização da viagem.

Este tipo de consulta garante mais segurança para a empresa, na mesma medida em que valoriza o bom profissional, pois quanto maior o score do motorista, maior a sua confiabilidade e maiores remunerações podem ser aplicadas.

Ficha de viagem

Além da consulta feita ao participante da operação, esta pesquisa também realiza uma inspeção sobre a ficha da viagem, conferindo variáveis como:

  • origem e destino
  • produto transportado
  • valor da carga
  • dados do veículo
  • cliente/embarcador

Estes levantamentos auxiliam a compreender fatores cruciais, como: risco de assalto ou roubo em determinadas rotas, carga com alto risco de roubo, veículo com histórico de acidentes, ou possíveis históricos com o embarcador da carga. 

Estas verificações são feitas em conjunto com a consulta do motorista, trazendo um panorama completo a respeito de todo o risco possível durante o transporte.

Como ter acesso à consulta profissional no gerenciamento de riscos, de forma integrada?

Para que seja possível contar com os benefícios da integração da consulta profissional com o software para gestão de transportadoras, a empresa deve, primeiramente, contratar uma gerenciadora de riscos. Alguns exemplos de gerenciadoras são: Brasil Risk, Telerisco (Pamcary), Buonny e Apisul.

O segundo passo é ter um sistema TMS que ofereça a integração com estas empresas e disponibilize a consulta em suas operações.

Uma das grandes vantagens em integrar a consulta profissional no gerenciamento de riscos à ferramenta de gestão de transportes, é a possibilidade de reaproveitar as informações já inseridas em outras operações, como cadastro do motoristas, minutas, e até mesmo na tela de emissão de CT-e.

Com isso, toda a operação de consulta sobre os possíveis riscos da operação pode ser feita pelo mesmo software de gestão de frotas, sem a necessidade de usar outras ferramentas, ou até mesmo sair do sistema de gestão para concluir a consulta.

O sistema TMS da Bsoft, Controle de Transportadoras, oferece integração com as principais gerenciadoras, e disponibiliza a integração com a consulta profissional no gerenciamento de riscos, para obtenção dos possíveis riscos no transporte de cargas.

Precisa esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Converse com um especialista, sem compromisso, e saiba como aproveitar este recurso! Você pode conversar com o nosso time comercial por chat ou fone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado