(Last Updated On: 17 de dezembro de 2019)
É sabido que as transportadoras precisam estar preparadas para os mais diversos tipos de serviço. Isso contribui para aumentar a satisfação de seus clientes, além de ser um importante estímulo para a fidelização. Como consequência, a empresa terá resultados mais atrativos, bem como conseguirá alcançar as metas preestabelecidas de forma mais eficaz.
No caso do transporte de mudança, não é diferente. Aqui, é preciso ter alguns cuidados mais específicos, além de entender as regras para as mais diversas situações. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você fique por dentro das principais informações sobre o assunto. Boa leitura!
Como se preparar para a mudança do cliente?
Contar com um planejamento é o primeiro passo. Pensando nisso, antes de explicarmos mais detalhes sobre as dicas que devem ser seguidas, apresentaremos brevemente as vantagens para o seu negócio. Confira!
Entenda quais são as principais vantagens
Previsibilidade de ganhos e custos
A primeira grande vantagem a ser destacada é a previsibilidade de ganhos e custos de sua transportadora.
Entre as estratégias a serem adotadas para conseguir melhores resultados, está a consciência de um gestor de quanto está sendo o retorno de cada serviço oferecido por seu negócio. Por essa razão, existe a necessidade de que todos os trabalhos tenham uma previsibilidade de custos, bem como de ganhos.
Para isso, utilizar a tecnologia como aliada deve ser prioridade na empresa. Por meio dela, há menores chances de erros no lançamento dos valores, além de um panorama mais eficaz, para que haja modificações no serviço se o retorno não atingir o esperado.
Melhor controle da rotina
Outro ponto a ser destacado é o melhor controle da rotina de seus colaboradores. Qual a demanda de trabalho da transportadora hoje? Existe a possibilidade de fechar novos negócios, de forma que todo o seu quadro de funcionários consiga suprir os contratos em execução?
Além disso, é importante entender sobre o tempo gasto por seus profissionais para cada trabalho, uma vez que isso vai permitir que as demandas só sejam direcionadas caso a produtividade daquela pessoa esteja de acordo com o esperado.
Entre os ganhos de ter uma gestão tão eficaz, destacamos:
- melhor aproveitamento de seus colaboradores;
- melhor atendimento ao seu cliente;
- maior produtividade da equipe.
Conheça as principais dicas de como preparar a mudança para o cliente
Agora que você já conhece as duas principais vantagens de contar com um bom planejamento de mudança, chegou o momento de apresentarmos as dicas de como fazer essa atividade. Confira!
Utilize aplicativos e plataformas online
Utilizar a tecnologia para aprimorar as suas demandas é uma atitude a ser considerada não apenas por quem quer uma gestão que tenha noção de seus números de forma mais precisa, como também para oferecer um serviço de qualidade e atrair mais clientes.
Hoje, existem plataformas e ferramentas online que vão contribuir significativamente para aumentar o número de cotações em seu negócio, bem como fechar novos contratos. No transporte de mudança, não é diferente.
Por meio desses sites, o seu cliente final vai solicitar um orçamento. A partir disso, o sistema faz um cruzamento de informações com o cadastro de todas as empresas ali presentes, aumentando as suas possibilidades.
Quais vantagens isso traz ao seu negócio? Podemos destacar:
- mais negociações;
- redução de custos;
- diversificação de clientes.
Saiba qual é o tipo de demanda de seu cliente
Assim que o seu potencial cliente entrar em contato, recolha o máximo de informações que conseguir, para que a sua equipe possa se organizar. Pergunte, inicialmente, qual é o tipo de mudança a ser feita (residencial ou corporativa).
No caso da segunda opção, saiba o que será transportado, qual é o andar da partida e o andar de destino, se o prédio disponibiliza algumas facilidades (elevador, por exemplo), além de já avaliar a quantidade de materiais, móveis etc. a serem transportados — todas essas informações contribuirão para que o orçamento seja mais alinhado.
Já no caso de uma mudança corporativa, os dados necessários são basicamente os mesmos. A diferença, aqui, é entender sobre a quantidade de itens a ser levada, como quantas cadeiras, armários, mesas etc., bem como informações que deem mais noção à sua equipe.
Defina o melhor trajeto
Como você já tem a informação sobre o trajeto da mudança, selecione, junto à sua equipe (ou apenas ao motorista que for fazer o serviço), qual é o melhor caminho a ser seguido. Nesse caso, considere distância, mas também outras variáveis.
O horário do transporte de mudança é um deles. Se o cliente puder apenas em horário de pico, o ideal é buscar por ruas que tenham menos trânsito. Caso seja aos finais de semana ou durante a tarde, em um período sem engarrafamentos, busque o caminho mais curto, facilitando o trabalho de seu profissional.
Amplie seu networking
Você espera aumentar as suas vendas para o transporte de mudança apenas aguardando a chegada de um potencial cliente? Caso a resposta seja positiva, pode estar perdendo ótimas oportunidades para que o seu negócio cresça de forma mais eficaz.
O que gera muitas dúvidas em gestores de transportadoras está justamente em como ampliar o networking nessa área. Essa estratégia nada mais é do que aumentar a sua rede de contatos, de modo que seja lembrado no momento em que o possível cliente precisar de seus serviços.
Para isso, o ideal é frequentar eventos e feiras de potenciais clientes, levando, nessas ocasiões, algo que o seu público possa consultar quando achar necessário. Brindes, cartões de visita e cupons de desconto servirão para que entrem em contato no momento em que houver necessidade de uma empresa como a sua.
Haverá, ainda, a possibilidade de desenvolver parcerias para fechar novos negócios, especialmente se a pessoa precisar com frequência de transportadoras.
Ofereça um bom atendimento
Geralmente, a pessoa que busca por alternativas de transportadoras no mercado está investindo parte considerável de seu tempo para as pesquisas. Nessa etapa de sua jornada de compras, o seu potencial cliente vai entender qual é o preço pedido pelo seu negócio e compará-lo com outros concorrentes.
Aqui, é preciso que você traga diferenciais que vão estimulá-lo a fechar negócio com a sua empresa. Entre eles, o bom atendimento deve ser priorizado. Para isso, oriente seus colaboradores a entender que os clientes são únicos e, por essa razão, devem receber uma atenção personalizada.
Especialmente no caso do transporte de mudança, em que há diferentes tipos de necessidades, é preciso que cada um receba um serviço que atenda às suas expectativas.
Além disso, existe a necessidade de ser sempre empático em seus contatos. Isto é, entender que aquela pessoa precisa de alguns serviços seus e que você, de alguma maneira, vai contribuir para solucionar as suas questões.
Cuide da comunicação
Opte, ainda, por manter uma comunicação S. C. O. T., o que quer dizer: com segurança, clareza, objetividade e transparência. Ou seja, desde o primeiro contato, tenha o cuidado de que todos os dados passados pelo seu time sejam claros, diretos e concisos, de modo que o cliente não tenha nenhuma dúvida a respeito de seus serviços.
Busque entender se toda a sua equipe entende as suas principais demandas, pois o seu público vai avaliar se há segurança no momento de analisar o seu negócio. Imagine só a seguinte situação: uma pessoa que vai mudar em breve está analisando a qualidade das empresas pretendidas. A partir disso, entra em contato com duas das que as pessoas consideram as melhores da região.
Em uma delas, o atendimento foi impecável: todas as perguntas feitas foram respondidas com clareza, sem deixar rastro para que haja dupla interpretação. Já na segunda, o atendente sempre consultava outros colaboradores para dar as respostas e nem sempre estava seguro daquelas informações.
Qual empresa saiu na frente? Por essa razão, a sua equipe precisa estar alinhada, e o atendimento deve ser padronizado. Assim, sempre que alguém não estiver presente, haverá outra pessoa apta para solucionar as dores do cliente.
Quais as regras para transporte de mudança em prédios e condomínios?
Você já ficou por dentro dos principais cuidados que precisa ter para que haja maior eficiência em seu transporte de mudança, mas ainda é preciso estar atento a outras questões, como as regras de mudança em prédios e condomínios para os trabalhos residenciais. A seguir, selecionamos algumas questões que devem estar presentes em seu planejamento.
Condomínio
Cada condomínio tem as suas regras específicas. Sendo assim, analise previamente com os seus clientes quais são as principais normas e diretrizes para o seu destino. Existem espaços que não permitem a entrada do caminhão, por exemplo, o que vai exigir que seus colaboradores levem ferramentas para facilitar o transporte.
Oriente a pessoa com a qual fechou negócio para alguns detalhes. Entrar em contato com o síndico deve ser prioridade, visando analisar o regimento interno e as principais regras. Busque descobrir se ainda é preciso fornecer algum tipo de documentação, com o objetivo de já providenciá-la, para que, no dia da mudança, não haja imprevistos nem impedimentos.
Horário
Da mesma forma, as normas vão variar de um condomínio para outro. Porém, há algumas que costumam ser padronizadas. Normalmente, o estipulado é que a mudança seja realizada entre segunda e sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados (quando permitido), até as 14h.
Caso o cliente tenha contratado algum tipo de instalação de móveis, oriente-o a descobrir as regras para determinadas atividades, como o furo da parede. É comum que os horários sejam coincidentes com os da mudança, mas alinhe todos esses detalhes de modo que não haja retrabalho para a sua equipe.
Agendamento
Apesar de parecer uma dica óbvia, o cliente que não está acostumado com esse tipo de situação pode se esquecer de fazer o agendamento junto à administração do condomínio.
Já converse sobre isso logo nos primeiros contatos, visando que haja a confirmação do contrato apenas quando houver a marcação do dia e do melhor horário tanto para o prédio quanto para a pessoa que está efetuando a mudança.
Estacionamento
Se o prédio ou o condomínio não contar com estacionamento em sua estrutura, algumas precauções devem ser tomadas. A primeira delas está relacionada com o fato de analisar o local. Especialmente para quem reside em centros urbanos, para ocupar vias muito movimentadas por dado período, é exigida a autorização da prefeitura.
Aqui, destaca-se novamente a importância do planejamento. Esse documento costuma demorar cerca de 15 dias para liberação. Se o seu cliente tiver pressa, é preciso deixá-lo ciente disso, para que não haja falhas de comunicação, prejudicando o relacionamento que está sendo tão cuidadosamente construído.
Içamento
Procure saber, também, se existe algum tipo de móvel que vai demandar um trabalho mais específico para ser transportado. Geralmente, esses equipamentos não cabem no elevador, exigindo que a transportadora providencie o içamento ou oriente os seus clientes a contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
O ideal é que o próprio cliente busque informações com o síndico sobre se já existem fornecedores de confiança e que estão acostumados com a estrutura do prédio. Dessa forma, as chances de haver algum tipo de dano à estrutura do edifício são consideravelmente reduzidas.
Atendimento diferenciado
Lembra que mencionamos a importância de oferecer um atendimento diferenciado na sua transportadora? Para uma maior eficiência nesse sentido, trouxemos algumas dicas que farão com que seu cliente saiba que você é autoridade no assunto, contribuindo para indicações futuras. Confira:
- aborde a questão do elevador — é preciso que o condomínio providencie o revestimento adequado, de modo que a sua estrutura não seja danificada;
- oriente sobre a pesquisa do dia da mudança — o condomínio tem como obrigação disponibilizar um colaborador para que observe a mudança, com o objetivo de resguardar o futuro morador;
- lembre-o sobre a importância de contar com o apoio do zelador — é esse profissional que vai ser orientado sobre a limpeza da área utilizada para a mudança, bem como comprovar que todas as regras foram seguidas.
Como fazer carga e descarga da mudança de maneira eficiente?
Em um transporte de mudança, com o objetivo de manter os cuidados com o caminhão e ainda uma boa gestão de frotas, é preciso entender como fazer a carga e descarga sem riscos. Confira!
Tenha um bom planejamento
Assim que o seu cliente passar algumas das informações importantes para o seu processo, já faça um bom planejamento, para que todas as etapas sejam executadas com menores chances de imprevistos. Aqui, o indicado é que a empresa ofereça informações ao profissional sobre os principais cuidados a serem tomados no dia da mudança em si. Entre eles:
Escolha o veículo adequado
No momento de avaliar como será a mudança, também existe a necessidade de escolher aquele veículo que vá atender às necessidades do cliente, bem como oferecer segurança aos envolvidos na carga e descarga. É preciso conscientizar os colaboradores sobre a importância dessa etapa do processo, justamente por cada carga exigir equipamentos e caminhões diferentes.
Outro ponto a ser analisado está relacionado à distribuição do peso no veículo. Aqui, nenhum dos eixos pode ser sobrecarregado, exigindo que os materiais sejam dispostos de maneira equilibrada.
Caso contrário, pode haver um aumento no número de acidentes, colocando em risco a vida de seus profissionais e de outras pessoas que circulam pelas vias urbanas, além do risco de prejudicar a carga transportada durante a mudança.
Invista em treinamento para a equipe
Investir em treinamentos traz apenas benefícios para a transportadora. Entre eles, a retenção de talentos, uma vez que os colaboradores se sentirão valorizados pela própria empresa, cientes de que ela se preocupa com o seu crescimento.
Pelo mesmo motivo, também diminui a taxa de turnover, reduzindo os custos com demissões e novas contratações. Por essa razão, essa deve ser uma das prioridades de qualquer negócio, especialmente por desenvolver novas habilidades nos seus próprios funcionários.
Além disso, é preciso ter a consciência de que qualquer equívoco durante o processo pode provocar alguns dos riscos já apresentados — exigindo que os colaboradores de sua transportadora tenham noção sobre o uso de equipamentos de proteção individual (que fazem parte da segurança no trabalho da logística), além de conhecimento sobre procedimentos nas mais diversas situações.
Para a carga e descarga, alguns cuidados devem ser tomados de acordo com as especificidades. Caminhões com a carroceria aberta exigem que o colaborador adote determinadas atitudes, como cobrir materiais com lona, além de amarrar corretamente para evitar movimentações durante o trajeto.
Saiba sobre as restrições de trânsito no transporte de mudança
Em grandes centros urbanos, cada vez mais, há a necessidade de alterar a legislação para que o trânsito fique menos caótico, de modo a ajudar a população a ficar menos tempo nas vias, o que faz com que o dia a dia seja menos estressante. Por outro lado, há certas restrições, especialmente para quem trabalha com veículos de carga.
Em algumas vias urbanas, por exemplo, não é permitida a circulação de veículos de carga no horário comercial. Essa é outra questão que deve ser uma das prioridades no momento do planejamento, de modo que a carga e descarga não seja comprometida por estar em uma área cujo acesso é dificultado nesse sentido.
No campo logístico, esse é um dos desafios a serem enfrentados, justamente por exigir que os profissionais roteirizem a viagem de acordo com as especificidades do local. Aqui, o ideal é verificar quais são as normas de sua própria cidade, pois há variações de uma para outra.
Quais os cuidados na embalagem de móveis e objetos da mudança?
Embalagens adequadas
Esteja atento quanto às embalagens adequadas para cada tipo de objeto ou móvel de seus clientes. Hoje, há uma variedade significativa de produtos que podem ser utilizados para a proteção desses itens, fornecendo a tranquilidade necessária para trazer os benefícios de um cliente satisfeito. Entre os materiais, pode-se utilizar:
- plástico bolha;
- isopor;
- caixas de papelão;
- papel kraft.
Desmontagem dos móveis
Por mais que o seu veículo tenha a área suficiente para o transporte de mudança, é indicado que faça o desmonte dos móveis, a fim de não danificar os materiais.
Imagine que o seu cliente tenha solicitado apenas determinados materiais que caberiam perfeitamente no veículo. Ao colocá-los inteiros no caminhão, há o risco de eles se deslocarem internamente durante o trajeto, além de aumentar a chance de acidente no momento de retirada de seu local de origem até o veículo.
Itens de vídeo
O ideal é orientar para que os clientes enrolem os itens de vidro em plástico bolha, de modo que eles não quebrem durante esse processo. Logo após embalados, devem ser colocados em uma caixa de papelão, para facilitar o trabalho de seus profissionais.
Móveis grandes
E o que fazer com móveis grandes e que não dão a possibilidade de desmonte (geladeira, televisores, micro-ondas etc.)? Cada peça deve ser revestida com chapas de isopor, desde que o tamanho seja adequado e fixado com fita adesiva.
Como calcular a cubagem na hora do transporte de mudança?
Algo que desperta muita dúvida entre os gestores de logística está relacionado ao valor a ser cobrado pelos serviços. Há alguns fatores a serem avaliados, mas o mais importante é em relação ao cálculo da cubagem. Como o tamanho não é o item mais importante, pois materiais pequenos podem ocupar muito mais espaço, é preciso trabalhar com a noção de volume.
Para ter o conhecimento desse número de forma precisa, basta multiplicar o volume do objeto pelo fator de cubagem, estipulado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Assim, a sua empresa oferecerá um preço que seja justo tanto para o consumidor quanto para os seus serviços prestados.
Neste conteúdo, você conferiu um guia completo sobre transporte de mudança. Conforme observado, é preciso seguir todos esses passos para oferecer um serviço de excelência, com o objetivo de que os seus clientes estejam satisfeitos com o trabalho de sua equipe e sejam prospects de sua marca.
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