A Black Friday é um evento que começou nos Estados Unidos e acabou se espalhando para o resto do mundo, principalmente devido ao comercio on-line de produtos.
E sabe do que o comercio on-line precisa muito? Transportadoras, é claro! E é por isso que preparamos este post para te dar dicas de como transportadoras podem se preparar para a Black Friday! Continue a leitura e aproveite!
O que é Black Friday e como surgiu?
O termo em inglês Black Friday em tradução literal significa sexta-feira negra. Não se sabe ao certo em qual momento surgiu, mas ao que tudo indica se trata da última sexta-feira de novembro, dia que as pessoas americanas costumavam e costumam fazer suas compras, gerando bastante movimento de carros e pessoas nas ruas e lojas, fazendo com que os comerciantes passassem a chamá-la de sexta-feira negra.
Entretanto, surgiu a prática de conceder descontos aos consumidores, muito provavelmente devido a livre concorrência entre as lojas, sendo assim, o fenômeno se espalhou por todo o mundo.
Embora aqui no Brasil o evento tenha menos força, comerciantes e principalmente o comercio virtual costuma ofertar muitas promoções aos clientes para aproveitar vender mais e aumentar as receitas.
Esse fenômeno acaba movimentando vários setores da economia, entre eles o do transporte rodoviário, que é o foco deste texto.
10 dicas para lidar com o aumento da demanda na Black Friday
Previsão da demanda
Pode parecer difícil prever se o mercado vai estar bom este ano e se os consumidores irão estar animados para as compras, mas existem algumas formas de avaliar melhor o desempenho das vendas:
Baseie-se no histórico de anos anteriores, pergunte-se se a demanda aumentou muito nos anos passados para ter um parâmetro por onde começar.
Converse com clientes para saber se eles esperam aumento nas vendas durante este período ou se já estão planejando alguma promoção que pode aumentar as entregas
Converse com colegas e pesquise sobre as tendências de sua área de atuação.
Contratação temporária
Considere contratar mão de obra temporária para ajudar com a demanda de fim de ano. Isso inclui motoristas, auxiliares de carga e descarga, e equipe administrativa. Você pode contar com motoristas autônomos ou terceiros e também com o aluguel de veículos.
Treinamento
Certifique-se de que toda a equipe, incluindo os temporários, esteja bem treinada quanto aos procedimentos e políticas da empresa para reduzir erros e melhorar a eficiência. O treinamento é muito importante para garantir que empresa preste um serviço de qualidade mesmo com a demanda de entregas mais alta.
Lembre-se que pessoas e empresas que nunca usaram os seus serviços antes podem passar a usá-los neste momento e podem se tornar clientes fixos se gostarem de seu trabalho.
Manutenção de veículos
A manutenção dos veículos é sempre importante, uma vez que deixá-la de lado pode aumentar os custos de forma bem considerável. Mas em um momento de correria devido a promoções e compras de fim e ano, é crucial que os veículos estejam em bom estado para evitar atrasos.
Quem nunca ignorou algum barulho ou deixou para depois algum reparo que se tornou uma dor de cabeça? Para evitar problemas, melhor prevenir.
Capacidade de armazenamento e gestão de estoque
Com um maior número de pedidos e entregas, dependendo do modelo de negócio de sua transportadora, pode ser interessante aumentar também a capacidade de produtos armazenados. Se possível, aumente temporariamente sua capacidade de armazenamento para lidar com o volume adicional.
Roteirização
Otimize as rotas de entrega para reduzir o tempo na estrada e garantir entregas pontuais. Verifique com antecedência rotas alternativas que podem ser utilizadas como plano B em caso de imprevistos.
Contar com um bom sistema de roteirização de entregas pode ser interessante, tanto para aumentar seu controle da operação como para melhorar a comunicação com os clientes, aliás, está é a nossa próxima dica.
Comunicação com os clientes
Fortaleça seus canais de comunicação com clientes e equipe. Isso é crucial para lidar com imprevistos, ajustar rotas e manter todos informados. Além disso, seja sincero com o seu cliente e não passe prazos que talvez não possa cumprir.
Este quesito anda de mãos dadas com a roteirização e o rastreamento da entrega, uma vez que se o cliente souber o status da entrega poderá deixar de entrar em contato ou ao menos você, como gestor, sabendo onde a mercadoria está, poderá ser mais transparente nas informações repassadas ao seu cliente.
Preparação para contingência
Tenha um plano B para situações inesperadas, como avarias, acidentes, greves ou problemas climáticos.
Infelizmente, incidentes inesperados podem acontecer e é sempre bom estar preparado para isso. Verifique também apólices de seguros de carga, que além de obrigatórios para o ramo do transporte, também podem acobertar prejuízos. Se desejar se aprofundar no assunto, temos um post sobre motivos que levam as transportadoras a não serem indenizadas pelo seguro, para que você possa evitar este tipo de problema também.
Ajustes Financeiros
Garanta que sua estrutura de preços esteja atualizada para refletir quaisquer custos adicionais que você possa ter durante este período. Talvez seja interessante cobrar um valor mais caro por entregas mais rápidas, por exemplo.
Feedbacks
Após a Black Friday, faça uma reunião com sua equipe para discutir o que correu bem e onde podem ser feitas melhorias. Isso ajudará a preparar-se para o próximo ano e para outros períodos de pico.
Tecnologia
Conte com a tecnologia como aliada para ajudar no aumento da demanda. Se você ainda não tem um sistema TMS para transportadoras, talvez seja interessante adquirir um neste momento.
Um sistema TMS serve para te ajudar a gerir a sua empresa, gestão essa que vai além da emissão de documentos fiscais obrigatórios e passa por toda a parte de frota, armazenamento, financeiro entre outros.
Outro software que pode ser interessante adquirir é um programa específico para gestão de entregas. E se ele for integrado com o seu TMS, melhor ainda.
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