Você conhece as regras para mudanças em prédios? Descubra aqui!

(Last Updated On: 3 de janeiro de 2020)

Todos os condomínios têm normas e regras que precisam ser cumpridas pelos condôminos, a fim de preservar a segurança dos moradores e não causar transtornos. Uma delas diz respeito às mudanças em prédios, que exigem planejamento e organização.

Assim, ao ser contratado para esse trabalho, é importante conhecer os regulamentos internos do edifício, bem como outras características locais, como o tamanho dos elevadores e de portas de acesso. Ter atenção aos detalhes evita problemas para o seu cliente, que contratou a mudança, e garante a boa imagem de sua empresa, que executou o serviço de maneira cuidadosa.

Quer ficar por dentro dos principais detalhes para planejar esse trabalho de forma adequada? Então, acompanhe o nosso post!

O que é preciso observar nas mudanças em prédios?

Normalmente, todo condomínio tem um regulamento interno, estabelecendo as regras que devem ser seguidas pelos novos moradores na hora da mudança. Assim, ao ser contratado para esse serviço, solicite ao cliente esse regimento e procure organizar a mudança de acordo com ele. Confira, a seguir, os cuidados essenciais.

Agende data e horário

Muitos prédios não autorizam mudanças nos finais de semana e têm restrições de horário para instalação de móveis e uso de ferramentas, como furadeiras, em razão dos ruídos. Por isso, é essencial conferir com o síndico ou verificar no regimento interno se a data pretendida para a mudança é autorizada.

Procure fazer o agendamento com antecedência, pois o condomínio precisará reservar um local para estacionamento do caminhão. Também, autorizar o uso de elevadores, entre outras providências.

Confira a infraestrutura do imóvel

Em alguns locais, especialmente em prédios mais antigos, o tamanho do elevador pode não comportar determinados móveis. Nesse caso, é necessário verificar, com antecedência, a possibilidade de desmontagem e montagem já dentro do imóvel. O mesmo cuidado vale para a mobília que pode não passar pela porta de entrada do apartamento.

Na impossibilidade de desmontagem, as alternativas são o uso de escadas ou o içamento. Nessa situação, sua empresa precisa estar preparada para prestar o serviço de acordo com as normas de segurança necessárias e contar com um seguro que cubra eventuais danos durante o processo.

Além do transporte do mobiliário, outro aspecto da infraestrutura do condomínio que precisa ser verificado é se a garagem comporta um caminhão. Caso contrário, será necessário contar com local para estacionamento o mais próximo possível do prédio. Em vias de grande movimento, pode ser preciso fazer essa solicitação ao órgão de trânsito local.

Solicite o acompanhamento do responsável

Embora alguns condomínios designem um funcionário para acompanhar a mudança, é importante que o contratante do serviço esteja presente. Afinal, podem acontecer imprevistos que precisarão de soluções imediatas ou dúvidas relacionadas à instalação dos móveis.

Evite danos à infraestrutura do prédio

É preciso ter muito cuidado com eventuais danos à infraestrutura do prédio, como elevadores, jardins, portas e paredes de áreas comuns, entre outros. Afinal, qualquer tipo de problema será de responsabilidade do novo morador.

Para evitar que isso ocorra, é fundamental que os móveis e objetos transportados sejam embalados corretamente. Os profissionais responsáveis pela entrega devem ser orientados para fazer o manuseio e trânsito com cuidado. Por isso, o treinamento da equipe é essencial.

Embale com cuidado

Os móveis e objetos que serão levados pelo seu cliente devem ser embalados de forma segura, a fim de evitar perdas ou danos. Da mesma forma, faça o carregamento de maneira correta, mantendo o equilíbrio entre os dois lados do caminhão, com cuidado redobrado no caso de itens frágeis. Nenhum dos eixos do veículo deve ser sobrecarregado.

Lembre-se de que, caso ocorra algum acidente com os itens transportados, sua empresa poderá ser responsabilizada.

Verifique a melhor rota de entrega

Confira o melhor trajeto, de acordo com a distância, o trânsito e as eventuais restrições à circulação de caminhões. Em algumas cidades, como São Paulo, existem horários em que o trânsito de veículos pesados não é permitido. Ao fazer o orçamento para o seu cliente, esses detalhes relacionados à roteirização devem ser considerados.

Faça o orçamento de forma adequada

Claro que o ideal é oferecer o melhor custo-benefício aos clientes. No entanto, para não haver prejuízos, o orçamento deve ser feito de forma correta. Assim, sempre considere alguns elementos fundamentais ao calcular o preço do serviço:

  • distância (lembrando que é fundamental escolher a melhor rota);
  • consumo de combustíveis;
  • seguros obrigatórios;
  • existência de pedágios na rota escolhida;
  • despesas com materiais usados em embalagens, como caixas, isopor e plástico-bolha, entre outros;
  • tipo de caminhão utilizado (fique atento para evitar excesso de carga);
  • cubagem dos itens que serão transportados, lembrando que o volume da carga é mais importante do que a sua quantidade;
  • profissionais envolvidos no trabalho (motorista, auxiliares para carga e descarga, montadores, entre outros);
  • necessidade de armazenamento, no caso de o carregamento ser feito em um dia e a entrega em outro.

Como garantir mais segurança nas mudanças em prédios?

Além de conferir todas as questões citadas e fazer o cálculo adequado para o orçamento do serviço de transporte, é fundamental formalizar previamente o trabalho, por meio de contrato. Nele, devem ser inseridas todas as informações relacionadas aos serviços que serão executados, bem como os materiais utilizados.

Lembre-se de incluir, no documento, a data e a hora do serviço, assim como os detalhes sobre os móveis e demais objetos transportados. Caso as dimensões de algum móvel inviabilizem a entrada no apartamento ou nos elevadores do prédio, isso deve ser resolvido com antecedência e comunicado ao cliente.

Vale destacar que é importante considerar, para tal cálculo, o tamanho do móvel e a sua embalagem. Uma geladeira, por exemplo, deve ser revestida por chapas de isopor para o transporte. Modelos de duas portas, dependendo do imóvel, podem não passar pela porta ou não entrar no elevador, sendo necessário optar por alternativas como o içamento.

Com o aumento da verticalização nos centros urbanos, as mudanças em prédios tendem a se tornar cada vez mais comuns. Isso significa que esse é um nicho interessante de trabalho para a sua empresa. Assim, é importante prestar um bom serviço e garantir a boa imagem de seu negócio.

Outro ponto importante é que a oferta de preços competitivos é um diferencial fundamental para conquistar mais clientes. Por isso, continue a visita em nossa página e saiba como reduzir os custos do transporte!

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