1PL: conheça as características desse provedor logístico

Você sabe do que se trata o 1PL, quais são as suas principais características e como é possível uma empresa que se enquadre nesse tipo de negócio se destacar ainda mais no mercado? Na logística, existem diferentes níveis de terceirização. O 1PL é um desses níveis. Quando a empresa entende em qual estágio se enquadra, tem a oportunidade de buscar por soluções e ferramentas que melhor auxiliam o seu negócio, de modo que os resultados sejam mais efetivos.

Neste material, ressaltamos quais são os níveis de terceirização, além de explicar as características de uma empresa 1PL e quais são as estratégias mais efetivas.

Entenda os níveis de terceirização da logística

Quando abordamos sobre PL, estamos nos referindo à sigla para Party-logistics. Nesse caso, estamos nos referindo aos níveis de terceirização da logística de uma empresa. Enquanto há níveis em que a empresa faz todo o processo e cuida de diferentes etapas do processo, em outros há terceirização de todas as atividades do negócio.

Para aprender ainda mais sobre vários outros temas da logística, acesse a nossa Central de Materiais interativos:

1PL

Sendo assim, podemos entender o 1PL como a sigla para first-party logistics, que, em uma tradução literal, significa “provedor de logística primária”. São situações e contextos em que as empresas realizam todas as atividades relacionadas à logística (até a entrega do produto final ao cliente).

Para ter uma compreensão mais exata de quais empresas se encaixam na categoria de 1PL, podemos destacar aquelas que compram e vendem produtos de modo que há uma administração dos armazéns, da produção e da entrega.

Sendo assim, além de contar com uma equipe preparada para receber os insumos e fazer os produtos, ela também administra toda a frota de veículos, conta com motoristas próprios para as entregas e atuam normalmente na mesma região onde está o negócio fixo.

Dessa forma, atacadistas e distribuidores se destacam como empresas 1PL e, para casos em que as empresas fazem entregas à longa distância, normalmente se encaixam aquelas que têm uma estrutura muito completa e complexa.

Diferença entre 1PL e 5PL

A principal diferença entre 1PL e 5PL é que a primeira, como vimos, conta com toda a administração de sua logística. Já as empresas que estão a níveis 5PL atuam como integradoras da cadeia de suprimentos.

Aqui, as empresas vão utilizar a tecnologia para automatizar processos e otimizar recursos, de modo que haja uma redução dos custos e melhorias nas entregas feitas.

Nesse caso, as empresas também atuam na administração de todas as etapas do processo logístico, com a diferença que há desenvolvimento de integração logística por meio de outros fornecedores terceirizados. Com isso, o negócio passa a ter uma visão e controle em tempo real da cadeia de suprimentos, independentemente do número de fornecedores.

Como gerenciar melhor uma empresa 1PL?

Agora que você já sabe do que se trata uma empresa 1PL, chegou o momento de apresentarmos algumas das principais informações para que possa gerenciar um negócio 1PL com qualidade.

Trabalhar com fornecedores confiáveis

A gestão de uma empresa 1PL precisa ter o controle de todas as operações logísticas. Como ela vai receber os insumos para elaborar os produtos e também contar com uma frota própria, o ideal é que haja uma excelente escolha dos fornecedores.

Contar com parceiros de qualidade é uma prioridade de todas as empresas, mas nesse caso se torna ainda mais primordial. Afinal, se houver qualquer tipo de atraso, todo o processo pode ser prejudicado, o que afetará diretamente os clientes e trará resultados abaixo do esperado.

Para uma escolha que seja efetiva para o negócio, destacamos:

  • realizar uma pesquisa aprofundada dos principais nomes no mercado, sem escolher aquele negócio mais barato ou o primeiro que surgir entre as avaliações feitas;
  • buscar informações com outras marcas que também sejam relevantes no mercado;
  • valorizar o uso da tecnologia por parte dos parceiros;
  • entender detalhadamente o contrato e todas as cláusulas que abordam sobre direitos e deveres, entre outros.

Contar com uma boa gestão de estoque

É de responsabilidade da empresa toda a gestão de estoque do negócio. Se houver qualquer falta de insumos, isso também vai se refletir na produção, o que pode comprometer a entrega dos materiais.

Entre os diferenciais de uma gestão de estoque efetiva, destacamos também:

  • melhorias nos processos, independentemente em qual etapa esteja;
  • auxílio no planejamento financeiro do negócio, de modo que as compras sejam feitas apenas quando necessárias;
  • redução de custos, pois vai haver queda nos desperdícios de produtos que estão em excesso;
  • garantia de entregas aos clientes na data preestabelecida;
  • prevenção de prejuízos e danos, entre outros.

Nesse sentido, recomendamos que o negócio tenha uma equipe qualificada para realizar as diferentes etapas do processo, acompanhe o registro de entradas e saídas de materiais, além de não permitir a falta ou o excesso de itens.

Também é importante que realize o inventário dos materiais, bem como é preciso que o setor seja integrado com outras áreas para garantir os ganhos que uma gestão efetiva traz.

Ter bons gestores em diferentes etapas

Mesmo para empresas que não sejam 1PL, contar com bons gestores vai garantir o melhor desempenho da equipe e melhorias nas entregas dos produtos.

Nesse sentido, faça um mapeamento de todas as áreas, entenda quais são aquelas que ainda não contam com uma liderança técnica e de pessoal, além de garantir que haja alinhamento com toda a equipe sobre quem de fato é a gestão a que deve se reportar.

Dessa forma, a empresa terá alguém especializado para cuidar de cada área do negócio, de modo que haja simplificação de processos sempre que necessário, otimização das atividades, bem como cuidado com os colaboradores para garantir que as suas entregas ocorram sem nenhum tipo de problema.

Neste material, entendemos um pouco mais sobre o que se trata as empresas do tipo 1PL, além de conferir quais são as melhores práticas a serem adotadas em um negócio como esse. Como vimos, esse tipo de nível logístico cuida de toda a operação do negócio. Dessa forma, cuidar de uma gerência mais efetiva e de ter a visualização de todo processo facilitará muito as entregas.

Se você deseja entender também sobre como reduzir custos logísticos, é só continuar no blog e acompanhar outro material que elaboramos!

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