O frete CIF é uma modalidade de frete onde a responsabilidade do transporte é do remetente da mercadoria. Neste post, explicamos o que é, quais as características do CIF, vantagens e desvantagens e porque escolher este tipo de frete. Vem com a gente!
O que é frete CIF?
O frete CIF e seu “par” FOB tiveram origem em transportes marítimos internacionais e hoje também são utilizados no transporte rodoviário. Assim, a sigla CIF vem do inglês cost insurance and freight, que significa custo, seguro e frete. Na prática, quer dizer que a responsabilidade pela contração do frete, custos do seguro e cuidados com a mercadoria é por conta do embarcador ou remetente. Ou seja, quem está na origem do transporte é quem paga o frete, que na maioria dos casos é o próprio vendedor.
Quem paga o frete CIF?
Em outras palavras, nesta modalidade quem paga o frete é o embarcador, ou seja, ele é tomador do frete. Entretanto, o custo acaba recaindo sobre o destinatário, uma vez que o valor das despesas do frete são embutidas no valor do produto.
Esta modalidade é amplamente utilizada em compras pela internet, uma vez que nestes casos geralmente o destinatário é o consumidor final da mercadoria. Este tipo de operação é conhecida como B2C, business to consumer, que no bom e velho português significa simplesmente “empresa para consumidor”.
Quais as vantagens e desvantagens do CIF?
A principal vantagem em utilizar CIF está no fato do destinatário não precisar se preocupar com o frete, nem em como o produto chegará até ele. Outra coisa que deixa a operação mais tranquila para o destinatário, é que a responsabilidade de entrega é do embarcador, se o produto não chegar da forma como deveria, com problemas ou avarias, ele pode reclamar diretamente com o remetente.
Por outro lado, a desvantagem está nos custos da operação para o destinatário. Devido a comodidade que o frete CIF fornece, os valores são mais elevados, pois estão embutidos no valor total do produto.
Qual a diferença entre frete CIF ou FOB?
A principal diferença entre frete CIF e frete FOB está na responsabilidade pela contratação do transporte e cuidados com a mercadoria. Conforme vimos anteriormente, no frete CIF o remetente é o responsável. No frete FOB (Free on Board), que em tradução literal significa “livre a bordo”, a responsabilidade pelo transporte das mercadorias é do destinatário. Este tipo de frete é muito utilizado em operações B2B, business to business, ou seja, empresa para empresa.
Sendo assim, o destinatário do transporte contrata a empresa transportadora e se responsabiliza pela carga desde que ela sai das instalações do remetente até chegar ao seu destino final. Por isso o frete FOB é utilizado principalmente quando o destinatário é uma empresa, pois ela pode ter contratos com transportadoras e desejar que a entrega siga determinados padrões de qualidade e gerenciamento de risco.
Além disso, o frete FOB é utilizado para mercadorias muito caras, ou que possuam o valor do seguro muito alto. Mas também, o frete CIF pode ser utilizado situações mais corriqueiras, por exemplo, o frete a pagar utilizado pelos Correios, onde o destinatário realiza o pagamento no momento que recebe a mercadoria.
Se você deseja aprender mais sobre as diferenças entre os tipos de fretes, assista o vídeo da Bsoft TV abaixo:
Por que escolher CIF?
Podemos concluir que o frete do tipo CIF deve ser utilizado quando o destinatário não quer se preocupar com os custos do frete e quer ter a comodidade de receber o produto sem problemas ou responsabilidades. É importante observar se a modalidade tem o custo-benefício desejado, para entender se vale a pena.
Para embarcadores, é interessante usar esta modalidade quando o volume de entregas é maior. Pois ter vários carregamentos, descarregamentos e ter que lidar com diversas transportadoras diferentes, pode ser bem mais complicado do que contratar uma única transportadora. Mesmo que seja necessário se responsabilizar pelo frete.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, aqui no Blog da Bsoft temos um artigo explicando de forma mais completa as diferenças entre frete CIF e FOB. E se você é transportador e quer conhecer mais sobre os tipos de fretes disponíveis, também temos um texto contando tudo o que você precisa saber para ser claro com o seu cliente.