Um dos processos mais importantes da logística é o armazenamento de materiais, afinal cada produto tem suas necessidades e características que demandam cuidados específicos. Cabe às empresas preparar a sua estrutura, tanto para fazer uma estocagem adequada quanto para fazer a movimentação correta.
Em relação à estocagem, cabe ao gestor criar ações para otimizar o espaço do armazém, com foco no ganho e produtividade em relação à recepção e expedição de seus produtos — atendendo de forma ágil e correta cada processo produtivo ou comercialização.
Para ajudar sua empresa a estruturar esse processo, neste post vamos entender quais são as principais funções da armazenagem de materiais para a logística e as boas práticas do setor. Confira!
Quais são as principais funções de armazenagem de materiais?
É de responsabilidade da logística garantir a conservação dos materiais em todo o seu ciclo dentro da empresa — do recebimento à distribuição. Veja, a seguir, as principais funções do setor.
Recebimento dos produtos
A função de recebimento de produtos tem como ponto de partida a análise dos materiais que chegam à empresa, verificando, primeiramente, a documentação do produto. Depois é importante analisar as condições físicas dos itens para decidir se a empresa vai ou não receber — conforme os critérios de qualidade.
Estocagem
Após o recebimento, o produto segue para o setor responsável pela conservação e disponibilidade das mercadorias que foram aprovadas na triagem inicial. Nesse setor, os materiais são separados de acordo com as predefinições da empresa, que pode ser conforme o tipo e destino de cada produto, por exemplo. Além disso, no setor de estocagem, é feito o controle da quantidade de materiais disponíveis e necessários para as operações.
Movimentação de materiais
Como o nome da função sugere, a movimentação de materiais consiste no deslocamento dos produtos — acabados ou não — para a fase seguinte do processo produtivo dentro de uma empresa.
Distribuição
A função de distribuição é a etapa final relacionada ao produto finalizado, que precisa ser disponibilizado ao cliente final. Fica a cargo desse setor:
- a embalagem correta do produto de acordo da sua categoria;
- a separação dos pedidos de acordo com cada rota e clientes;
- o auxílio ao setor de transporte no carregamento dos produtos.
Quais são as boas práticas relativas à armazenagem de materiais?
Além de conhecer as funções, você também precisa entender quais são as boas práticas relacionadas à armazenagem de materiais na logística. Entre as principais, podemos destacar:
- separação dos produtos de acordo com cada tipo e demanda — para isso é importante que haja critérios preestabelecidos para que haja a estocagem correta de cada produto;
- ficar de olho nos KPIs — os indicadores de desempenho permitem ao gestor avaliar a performance dos processos corporativos;
- automatizar processos — com os recursos tecnológicos disponíveis para o setor logístico, trabalhar de forma analógica é perder um grande diferencial de mercado;
- estruturar o layout do centro de distribuição — essa organização é primordial para otimizar a movimentação de materiais e seu bom acondicionamento.
Esperamos que você tenha entendido quais são as principais funções da armazenagem de materiais para logística e as boas práticas para o setor. Ao trazer esses padrões para a gestão, além de contribuir para o crescimento produtivo, dará apoio para a mensuração de resultados com base em dados sólidos — o que contribuirá para a melhoria contínua.
Gostou do post? Então, siga em nosso blog e entenda o que é a NR 11 e como atender a essa norma para trazer mais segurança nas atividades de movimentação dos seus materiais.