O mercado do setor de transporte é muito competitivo. Para se destacar é necessário oferecer um serviço de qualidade e utilizar estratégias para divulgar a marca da transportadora.
Os clientes em potencial, ao procurar por prestadores de serviços e produtos, avaliam a apresentação da empresa como um indicador do trabalho e padrões de qualidade adotados. Por isso, é fundamental demonstrar de forma clara e coerente o profissionalismo da empresa para os interessados nos serviços de transportes.
Pensando nisso, apresentaremos 6 dicas de como melhor divulgar a sua transportadora ao mercado. Continue a leitura para descobrir!
1. Invista em elementos que demonstram a identidade da marca
Para construir e consolidar a identidade de uma marca é importante investir em estratégias específicas para o setor de transporte. A personalização de veículos e do vestuário de motoristas é um bom exemplo de estratégias que as empresas utilizam para divulgar a transportadora.
Também é importante utilizar a identificação personalizada da empresa. O uso do logotipo nos documentos fiscais e nas etiquetas das mercadorias transportadas é uma boa opção. Esse tipo de estratégia é ideal para divulgar a transportadora do ponto de vista de elementos físicos.
Além disso, é fundamental inserir a empresa no mundo digital, divulgando a marca na internet, por um site próprio, um e-mail corporativo e perfis ativos nas redes sociais. A digitalização do transportador é uma proposta interessante de como se mostrar no mercado. Em um site é possível apresentar como a empresa trabalha, a frota disponível, contato e até mesmo formulários para fazer cotações de frete.
Esse processo digital facilita no contato com os clientes e nas tarefas da empresa. Como exemplo de investimento do ponto de vista digital podemos citar o monitoramento de entregas e a apresentação do perfil profissional em um site. Com o uso da tecnologia é possível captar mais consumidores e facilitar a comunicação com eles, por meio dos múltiplos canais de atendimento.
Para entender melhor o valor de um site, confira esse vídeo em nosso canal do youtube:
2. Trace metas e otimize as estratégias
Para maximizar os resultados da apresentação da empresa ao mercado é importante traçar metas e otimizar as estratégias. Primeiramente mapeie os recursos e tecnologias que a empresa dispõe e verifique até que ponto elas podem ser adaptadas e o quanto será necessário investir em novas ferramentas.
Verifique se os softwares que a empresa usa para gerir os transportes oferecem condições de acompanhamento de entrega e otimização da gestão das cargas. Além disso, é importante também reconhecer quais as informações sobre a empresa são encontradas pelo cliente em uma pesquisa da internet.
As equipes operacionais devem ter pleno domínio das ferramentas e orientações precisas de como prestar suporte aos clientes. Após a adequação da empresa com as demandas do ponto de vista da tecnologia, então é possível criar metas dentro de realidade e dos recursos que a empresa dispõe e seguir adiante.
3. Foque na logística para divulgar a transportadora
No transporte de carga a mercadoria entregue ao cliente é o serviço de frete. Neste sentido, tudo aquilo que pode tornar esse processo mais eficaz e transparente deve ser aplicado, quando possível. É por isso que não basta apenas um site, um e-mail profissional e outros recursos, se o serviço entregue não proporciona uma boa experiência.
Uma forma de como se mostrar ao mercado é demonstrando para os clientes como o seu processo logístico é eficaz. Exponha os métodos e os meios utilizados pela empresa para que os produtos sejam entregues no local correto e no prazo estipulado.
4. Pense na experiência do cliente e faça boas parcerias
Manter serviços recorrentes para um mesmo cliente é uma das principais metas das transportadoras. Por essa razão é essencial que a empresa mantenha o foco no cliente e na excelência do atendimento desde o primeiro contato.
Garantir a segurança das mercadorias, a agilidade de entrega e uma comunicação eficiente com os clientes são os ingredientes que vão moldar a reputação da empresa. Quanto maior o vínculo de confiança na relação, mais firme se tornam as parcerias.
Novos contratos de frete surgirão por indicações da própria base de clientes. Esse é um dos elementos que mostram que a transportadora atingiu um nível de reputação excelente.
5. Se apoie em tecnologia para melhor divulgar a transportadora
A tecnologia é um elemento crucial nas empresas e tem grande impacto na gestão de transportes. Por isso, é importante contar com um software especializado em atender as necessidades do transportador.
Um sistema próprio para transportadora permite ter um controle completo da operação. Sem ele fica difícil gerir as entregas de forma profissional e eficiente. Hoje os sistemas permitem também uma série de integrações com vários serviços. Tudo isso facilita muito os processos de comunicação sobre ocorrências de entrega aos clientes e otimização de rendimento dos veículos.
Alguns recursos em específico podem ser uma vantagem na comunicação com os clientes. Conheça algumas soluções da Bsoft que ajudarão a sua empresa a como se mostrar no mercado!
Controle de Transportadoras
O controle de transportadoras é um sistema permite a gestão do setor fiscal, operacional, comercial e financeiro das empresas. Além disso, é possível fazer a gestão da frota e integrar com vários serviços.
Para auxiliar as transportadoras do ponto de vista da divulgação via site, a Bsoft oferece um modelo de site gratuito ao adquirir o sistema Controle de Transportadoras. Ao todo são cinco modelos disponíveis de site e com um painel próprio onde à transportadora pode administrar as informações.
A hospedagem do site é sem custo e fica por conta da Bsoft. Isso significa uma economia, visto os valores atuais quando se contrata um fornecedor desse tipo de serviço.
E-mail profissional corporativo
O e-mail profissional corporativo pode também fazer diferença na apresentação da empresa e na consolidação da sua identidade digital. A Bsoft oferece uma solução de e-mail com diferentes planos considerando a quantidade de armazenamento escolhida. Além de um contato mais profissional, um e-mail corporativo é mais seguro e há menos risco de perda da conta.
Mais que o potencial das soluções em si, ao firmar uma parceria com a Bsoft a empresa conta com um suporte especializado e ilimitado. Essa é a possibilidade de diálogo com profissionais que entendem não apenas de tecnologia, mas de como funciona o transporte de cargas e de como outros transportadores resolvem problemas dia a dia.
CT-e Prático
O CT-e Prático é um sistema objetivo para emissão de CT-e, e apresenta as funções essenciais para cumprir com as obrigatoriedades do fisco, como a emissão de CT-e e a geração do arquivo SPED, além de outras funções básicas. O CT-e Prático oferece também a possibilidade da emissão do MDF-e.
Localiza Carga
Com o apoio do Localiza Carga é possível manter os clientes atualizados sobre o status das operações de transporte a cada etapa. Para isso são sincronizadas as ocorrências lançadas no sistema com um painel próprio para consulta on-line. Esse é um grande diferencial, pois além de facilitar o acompanhamento, o uso da ferramenta ainda diminui a necessidade de contato direto com clientes por fone ou e-mail por exemplo.
O painel do Localiza Carga envia também alertas automaticamente por e-mail para os envolvidos no transporte, garantindo que as informações serão passadas aos interessados.
6. Coloque em prática as soluções tecnológicas para melhor divulgar a transportadora
As soluções tecnológicas disponíveis para melhor divulgar a transportadora são várias. Assim, ao contratar um software especializado em gestão de transporte, um cuidado importante é conferir empresas que sejam referência no mercado.
Outro ponto essencial é verificar como é o acesso ao suporte ao cliente e se a ferramenta atende as necessidades básicas da empresa. Além disso, confira também se há possibilidade de integração com outros serviços como averbação de seguro de carga, gerenciamento de risco, pagamento eletrônico, etc.
Para a criação de um bom site e e-mail profissional, é necessário a contratação de hospedagem de serviços. Pode também ser preciso um profissional de tecnologia para criar e manter o site atualizado. Tudo isso pode envolver um custo considerável. O suporte aos clientes da transportadora e atendimento via múltiplos canais poderão exigir recursos humanos e então é preciso avaliar o quanto a transportadora pode investir nesse sentido.
A Bsoft é especialista em softwares para transportadoras e tem um conjunto de soluções para atender de forma completa as demandas do setor de transporte, com excelência e qualidade. A Bsoft é uma parceira ideal para ajudar você a se mostrar ao mercado.
Para saber como se mostrar ao mercado é essencial contar com o uso da tecnologia e softwares automatizados e de qualidade. Com soluções digitais e uma boa parceria é possível fidelizar cada vez mais clientes e sobressair no serviço de transporte.
Gostou de nossas dicas de como se mostrar ao mercado? Quer conhecer mais sobre as soluções da Bsoft? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o e-mail corporativo e o site profissional. Será um prazer atender você!