Para muitas transportadoras, o foco é a operação. Com isso, a maioria dos investimentos é realizada com o intuito de reduzir os custos e aumentar a produtividade. Essa é uma ação que faz sentido para os gestores, contudo, existe a necessidade de cuidar dos processos administrativos com o mesmo cuidado.
É nesse cenário que sistemas que possuem a integração Bsoft Docs são tão importantes. Essa é uma ferramenta com foco no fluxo contábil e, assim, contribui para que a empresa possa cumprir as suas obrigações e gerir a importação de documentos fiscais de forma ágil. Por isso, preparamos este conteúdo para apresentar como essa ferramenta funciona, quais são as suas vantagens e como funciona o processo de implantação. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
O que é Bsoft Docs?
De forma simplificada, o Bsoft Docs é uma plataforma online criada para facilitar a recepção, armazenamento e o compartilhamento de documentos fiscais entre sistemas. A plataforma foi criada para armazenar os documentos em nuvem e permite o cadastro ilimitado de empresas e usuários.
Atualmente, os tipos de documentos que podem ser recepcionados são:
Como você sabe, as empresas têm a obrigatoriedade de manter os documentos dessa lista arquivados por longos períodos. As notas fiscais, por exemplo, devem ser guardadas por 5 anos. Essa regra vale para os documentos emitidos e recebidos, ou seja, aqueles documentos em que a empresa é destinatária (NF-e) ou tomadora do serviço (CT-e/NFSe).
Uma funcionalidade que simplifica a gestão desses documentos é a possibilidade de consulta por chave e consulta em lote de documentos. Dessa forma, é possível agendar consultas automáticas de NF-e, CT-e e MDF-e para os documentos em que a empresa tem o seu CNPJ mencionado como participante da operação.
Essa é uma característica que possibilita que a recepção eletrônica possa ocorrer de forma automática e por meio de buscas constantes. É possível também recepcionar os documentos via recebimento por e-mail ou importação em lote via arquivo XML.
Uma operação que também merece destaque na rotina fiscal é a questão da manifestação eletrônica de documentos, como no caso da NF-e e CT-e. Na ferramenta, a manifestação é possível de forma individual ou em lote.
É possível também integrar o Bsoft Docs com um serviço de emissão de boletos que é o “Cobrança Fácil”. Assim, podem ser gerados faturas/boletos para controlar essas cobranças direto pela plataforma.
Quais as vantagens da integração Bsoft Docs?
O Bsoft Docs é indicado para as empresas que desejam ter um controle preciso e profissional de documentos fiscais relacionados ao seu CNPJ. Ele é também indicado para contadores e empresas de consultoria fiscal, pois permite o controle e cadastro ilimitado de empresas.
A seguir listamos algumas das principais vantagens que esse recurso pode oferecer para a empresa.
Simplifica a acessibilidade aos dados
Com a integração fica facilitada a reutilização de dados fiscais entre documentos. Por exemplo, nas transportadoras é possível usar vários dados da NF-e para emitir os CT-es de transporte de carga. No quesito da apuração fiscal/contábil, fica facilitado o controle do que foi importado e processado entre o total dos documentos, sendo possível assim controlar também o que não foi ainda processado.
Permite a importação de documentos
Outro elemento essencial para as empresas que lidam com logística industrial, por exemplo, é a consulta e importação automática de documentos como NF-e, CT-e e MDF-e. O controle das notas de entrada, logo, notas de compra, fica muito mais simples e preciso. A importação e processamento dessas notas de entrada facilitará a entrega, por exemplo, das obrigações acessórias, como o Sped Fiscal e Sped Contribuições, assim como o controle de despesas da empresa.
Tem flexibilidade na implantação e integração
O Bsoft Docs é muito flexível na questão da integração. Essa possibilidade de integração com sistemas terceiros, além das ferramentas Bsoft, permite ao gestor manter as ferramentas com as quais ele já está habituado ao mesmo tempo em que expande o poder delas ao consumir os recursos do Bsoft Docs. Essa integração com os softwares de gestão e emissão fiscal permite enviar documentos e fazer diversas operações de consulta envolvendo o Bsoft Docs. A integração é nativa com os sistemas Bsoft e nos sistemas terceiros funciona via chave API.
Como o Bsoft Docs otimiza os processos contábeis?
O Bsoft Docs ajuda as empresas a cumprir com uma obrigação fiscal e contábil básica, que é o armazenamento dos documentos fiscais pelo período de cinco anos. Assim, em casos de fiscalização da receita, os dados estão seguros e disponíveis facilmente para consulta.
Em outro sentido, ele facilita o controle e a recepção tanto das notas de saída quanto das notas de entrada. Esses dados são fundamentais na apuração do lucro e do imposto devido ao fisco.
Como fazer a integração na prática?
Quem já utiliza os sistemas Bsoft tem a integração nativa. Ela se inicia ao ativar o CNPJ da empresa para uso do Bsoft Docs como um módulo extra acoplado ao sistema. Por outro lado, para as empresas que tem interesse em fazer a integração com sistemas de gestão desenvolvidos por terceiros, basta acionar o nosso serviço de suporte.
A nossa equipe de atendimento estará preparada para ajudar na criação de uma chave de integração API, a qual será inserida no sistema do cliente e liberará a comunicação. Há casos em que esse uso via API exigirá configuração a nível de programação.
Nesse caso, o desenvolvedor precisa acessar a documentação da API RestFull e seguir as orientações. Em todas essas situações, é possível contar com o apoio do suporte para resolução de problemas e dúvidas.
A Bsoft é especialista no ramo de softwares e tem uma política de planos que atende desde quem está iniciando até operações de grande porte. Além de oferecer suporte ilimitado, os sistemas e soluções estão em constante atualização no sentido de agregar funções novas e otimizações. Isso faz diferença no dia a dia de quem utiliza as ferramentas mantidas pela Bsoft, inclusive a integração Bsoft Docs.
A integração de documentos facilita todo o processo de gestão do fluxo contábil, entre outras vantagens. Por isso, se você deseja conhecer mais sobre essa solução, basta entrar em contato conosco!