(Última alteração em: 14 de dezembro de 2021)
Os profissionais que atuam no setor logístico são a chave para o sucesso da organização. Não estamos falando apenas de gestores e da equipe administrativa: nosso foco neste post é a relação com o motorista autônomo.
Esse profissional é o verdadeiro pilar do transporte de cargas, uma vez que, sem a sua atuação e comprometimento, não é possível conquistar os resultados esperados.
Além de valorizar o seu papel, nós queremos que você saiba como solidificar o relacionamento com o motorista autônomo. Confira este artigo que preparamos sobre o assunto!
Qual é a importância de ter uma boa comunicação com os motoristas?
Quando se trata de transporte, o motorista é uma peça fundamental para a execução das atividades, pois somente por intermédio do seu trabalho é possível concluir os serviços contratados. Por esse motivo, é importante que as empresas busquem ter uma comunicação eficiente e transparente com esse profissional.
Esse fator é importante para que não haja falhas causadas por má comunicação durante a execução dos processos. Na prática, uma boa comunicação ajuda na segurança e na confiabilidade das duas partes, assim:
- o motorista tem tranquilidade para realizar a viagem sem se preocupar com problemas externos a ele;
- as chances de a viagem ocorrer da forma planejada são maiores;
- a empresa pode se concentrar em solucionar questões de outras áreas.
Dessa forma, a boa comunicação também gera um ganho financeiro para ambos: com o motorista tendo um desempenho melhor, a empresa terá maiores ganhos, podendo também remunerar o profissional melhor.
Quais são os benefícios da comunicação adequada?
A boa comunicação evita problemas de entendimento entre os profissionais, melhorando a forma como as tarefas são executadas e evitando o retrabalho que uma tarefa mal executada pode causar.
Além disso, listamos outros benefícios de uma comunicação eficiente para empresas do setor logístico. Confira!
Melhora o relacionamento entre empresa e motoristas
O maior resultado é, com certeza, a melhora do relacionamento entre as partes. Uma boa relação entre a empresa e o motorista autônomo permite que os trabalhos sejam executados de forma mais satisfatória, evitando problemas pessoais e atritos entre os profissionais.
Com isso, é possível melhorar os resultados operacionais da empresa, garantindo fretes mais ágeis e reduzindo o retrabalho devido a erros causados por falhas de comunicação.
Aumenta a segurança logística
Outro ponto a se destacar é a segurança. Com serviços bem alinhados e planejados, evitam-se acidentes durante o trajeto. Isso permite que os profissionais dediquem a sua atenção ao trabalho a ser executado, sem desvio de foco por problemas externos.
Cria oportunidade de ganhos financeiros
Naturalmente, estamos falando de uma relação comercial, o que envolve a remuneração pela conclusão dos serviços logísticos. Nesse contexto, é essencial reconhecer a importância desse profissional e oferecer ganhos compatíveis com o mercado. Também considere bonificações atreladas à produtividade, pois isso serve de incentivo para melhorar os serviços prestados.
O empreendedor deve ter em vista que profissionais satisfeitos, capacitados e devidamente orientados executam suas tarefas com maior dedicação, gerando um ganho de tempo e de recursos financeiros para todos.
Portanto, entenda que essa é uma relação de parceria na qual há um ganho considerável tanto para empresa quanto para o motorista.
Previne falhas no processo
O acompanhamento de todas as etapas evita acidentes e gastos excessivos, pois melhora a forma como os transportes serão realizados, seguindo o planejamento.
Além disso, uma boa comunicação deve envolver planos de contingência que podem ser acionados em caso de imprevistos. Nesse cenário, uma comunicação rápida e correta evita gastos desnecessários.
Outra questão é o tempo de execução. Ao orientar corretamente sua equipe, todos poderão realizar seu trabalho de forma contínua, sem interrupções que podem causar prejuízos.
Como melhorar a comunicação com os motoristas autônomos?
O primeiro passo é entender que essa é uma relação de interdependência. Com isso, o objetivo deve ser conquistar benefícios que são mutualmente positivos para ambas as partes.
Portanto, a nossa recomendação é adotar ações que ajudem a construir essa relação de parceria. A seguir, confira algumas dicas nesse sentido.
Desenvolva a sensibilidade para se comunicar
De acordo com a nossa experiência no mercado, observamos que essa deve ser uma mudança cultural. Inicialmente, cada profissional tem sua maneira de ser, e é preciso compreender qual a melhor forma de se comunicar com cada um, para que haja uma clara troca de informações.
O contrato entre a empresa e o motorista autônomo precisa ser justo e transparente sobre todas as circunstâncias que podem vir a ocorrer durante a execução da prestação de serviço. Por isso, é importante criar um vínculo sólido entre o negócio e o profissional contratado.
Quando se trata de comunicação, há, ainda, o aspecto técnico. Muitas vezes, nas estradas, não há sinal de celular. Com o vasto território nacional, é comum que os motoristas fiquem sem sinal ou internet durante as viagens. Para isso, sistemas de comunicação via satélite podem ser bons aliados.
Portanto, busque desenvolver formas de minimizar o ruído na comunicação de modo a criar uma relação mais transparente e de confiança.
Conte com profissionais qualificados
Na etapa da seleção dos profissionais, um passo importante, porém muitas vezes negligenciado, é a verificação dos dados do motorista, o que pode evitar surpresas futuras. Diversas gerenciadoras de risco realizam esse tipo de consulta.
Além disso, mesmo que o motorista autônomo seja um prestador de serviços, é importante a empresa pensar em formas de capacitar e treinar esses profissionais para que eles entendam de que forma a empresa espera que eles desempenhem suas tarefas.
Uma das iniciativas mais efetivas é a criação de campanhas de conscientização que buscam disseminar boas práticas relacionadas:
- à legislação de trânsito;
- aos cuidados que devem ser tomados para aumentar a segurança tanto do motorista quanto da carga;
- à necessidade de cumprir com os horários designados de descanso;
- ao cuidado com a saúde laboral, mesmo nas estradas; e
- ao alinhamento das expectativas dos clientes.
Faça o uso de ferramentas de gestão
Realizar um cadastro prévio dos dados do motorista pode auxiliar a empresa a ter um histórico de suas atividades e fazer uma avaliação mais precisa do profissional. Essa ferramenta funciona de duas formas: como fonte de informações sobre o trabalho do motorista e como forma de gerenciar as suas atividades.
Isso inclui o registro de multas e o controle da documentação, incluindo a CNH e renovação da certificação MOPP, por exemplo.
As gerenciadoras de risco podem minimizar esses problemas, principalmente para atividades de transporte que envolvem um maior risco ou complexidade.
Faça o pagamento em dia
A remuneração dos motoristas contratados pode ser uma fonte de conflito e gerar insatisfação com o trabalho. Por isso, é fundamental realizar os pagamentos em dia, pois isso auxilia no planejamento financeiro, tanto da empresa quanto do motorista.
Essa parte é muito importante para que não haja o desvio da atenção, pois sabemos que problemas financeiros são uma das principais causas de estresse, o que pode interferir na forma com que o trabalho é realizado.
Um bom sistema de gestão é um forte aliado para que a empresa possa analisar os resultados, controlar os dados e executar um planejamento correto.
É importante, ainda, que a empresa esteja em dia com o Fisco. Um software de qualidade auxilia tanto na parte da emissão de documentos, como o CT-e e MDF-e, quanto no RPA e contrato da contratação dos motoristas.
Considere o diálogo e dê feedback
O feedback é fundamental para alinhar expectativas, permitindo uma avaliação por parte da empresa e do motorista, para que ambos saibam como está o andamento das atividades e como melhorar de forma contínua.
É muito importante que as duas partes estejam em sintonia nesse ponto, para que consigam realizar um planejamento coerente.
Ainda falando de parcerias, é importante destacar, mais uma vez, como as empresas de sistemas podem contribuir para o sucesso das transportadoras. Como mencionamos, a presença de ferramentas de gestão é essencial para melhorar a execução dos processos e gerenciar as atividades dos motoristas autônomos.
Assim, na hora de escolher o sistema ideal para a sua empresa, procure quem tem experiência no setor logístico e entende as demandas dessa operação. Para conhecer as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas!