(Última alteração em: 8 de novembro de 2021)
Desde o primeiro trimestre de 2020, tanto a vida das pessoas quanto o funcionamento de empresas e corporações sofreram grandes transformações. A pandemia da Covid-19 causou restrições de deslocamento, não apenas de pessoas (seja consumidores, seja trabalhadores), mas também de bens de consumo, insumos e matérias-primas. Dessa forma, ela impactou diretamente a logística de negócios em todos os segmentos.
Como consequência, padrões comportamentais que já estavam em ascensão, tiveram forte aceleração. Entre eles, os serviços de delivery e todo tipo de comércio on-line. É nesse cenário que a cotação de frete na transportadora se consolidou como um enorme diferencial para uma gama de empresas de todos os portes e nos mais variados segmentos.
Por isso, é tão importante entender o que de fato é cotação de frete na transportadora, como automatizar esse processo e quais os benefícios para sua empresa, sendo você gestor de transportadora ou de empresa consumidora desse tipo de serviço. Continue a leitura e descubra tudo sobre o tema!
O que é cotação de frete?
A cotação de frete na transportadora é o processo que visa definir o custo de traslado de acordo com a distância, tipo de carga, localidade, pesagem, entre outros fatores. E é exatamente a amplitude de fatores a serem analisados que faz com que o processo de cotação de frete seja tão complexo. A seguir, listamos algumas variáveis a serem consideradas:
- o tipo de carga, que pode ser granel, frigoríficas, de veículo, de medicamentos, de animais vivos, de mercadorias frágeis, de explosivos;
- os tributos, que se considera quais taxas e tributos que incidiram sobre o valor do frete;
- o gerenciamento de riscos e a segurança, que diz respeito ao custo da adoção de métodos de prevenção e combate ao roubo de cargas;
- a cubagem, que é o cálculo do espaço físico efetivamente ocupado pela carga;
- a distância, ponto fundamental no custo final do frete, bem como a qualidade e segurança do trecho a ser percorrido;
- o frete de retorno;
- as características do destinatário;
- a Taxa de Restrição ao Trânsito (TRT);
- a Taxa de Dificuldade na Entrega (TDE);
- a Taxa de Reentrega.
Para que serve?
A cotação do frete tem um objetivo claro: redução de custos. Essa redução pode ocorrer no que se refere ao valor propriamente dito do serviço, de perdas ou na manutenção do cliente que recebe seu produto nas condições e prazos definidos previamente. Ou seja, uma boa cotação de frete tem impactos diretos na rentabilidade e operação geral dos seus negócios.
Como funciona a cotação de frete para transportadora automatizada?
A automatização da cotação de frete na transportadora segue uma tendência mundial de modernização dos processos administrativos. A partir de sua adoção, se extingue a necessidade de ligações telefônicas ou envio de e-mails, com a finalidade de buscar os melhores preços e condições. Todo o processo é realizado de forma extremamente simples, prática e rápida. Basta o responsável acessar a página que é possível levantar as informações sobre o serviço de transporte que a empresa precisa contratar. Dessa forma, é possível orçar, com uma única solicitação, os serviços de diversas transportadoras e as condições da prestação de serviços.
Para isso, é só seguir alguns passos básicos, são eles:
- acessar a página específica para os processos de cotação;
- preencher um formulário informando os dados da demanda, localidade da retirada e entrega da mercadoria.
Em poucos instantes, você poderá visualizar a lista de transportadoras e as respectivas modalidades oferecidas, e claro, o valor cobrado por serviço. A partir daí, é só escolher a melhor opção e em poucos minutos fechar o contrato.
Como você pode ver, não poderia ser mais simples para quem quer contratar os serviços. Mas qual o processo para cadastrar sua transportadora? É o que veremos a seguir.
Quais são as vantagens da automatização de frete para a contratante?
Com a automatização da cotação do frete transportadora, a empresa contratante tem acesso rápido e seguro a muitos prestadores de serviços. Assim, com a diversidade de transportadoras disponíveis, a empresa ganha agilidade, redução de custos e, consequentemente, mais tempo e recursos para investir em sua expansão.
Quais são as vantagens da automatização de frete para o prestador de serviços?
Para as transportadoras, fazer parte de um sistema de cotação de frete configura-se como uma grande vitrine. Um espaço capaz de potencializar oportunidades e ampliar mercado. É claro que as transportadoras precisam estar preparadas para aproveitar esse espaço, ou mesmo para oferecê-lo em seu próprio site. Assim, é fundamental contar com uma equipe competente e com os equipamentos, soluções, sistemas e suporte necessários a essa nova etapa.
Como automatizar a cotação de frete?
Agora que você já conheceu a importância da automatização para contratantes e prestadores de serviços, vamos esclarecer como implantar o processo na sua empresa.
No caso das transportadoras, a automatização da cotação de frete pode ser colocada em prática de duas maneiras diferentes: com o cadastro em nossa plataforma ou com a integração do sistema Bsoft ao site da sua transportadora.
No primeiro caso, a transportadora cadastrada aparece em nossa plataforma todo vez que alguém consulta valor de frete em nosso site. Já no segundo caso, quando uma transportadora contrata nossas soluções e serviços para automatizar as cotações em seu site, seus clientes passam a contar com a possibilidade de realizar a cotação direto no site da empresa, em poucos passos.
Caso a sua empresa ainda não contar com um site, a Bsoft pode atuar na construção do seu portal, desde o primeiro momento, adequando e integrando o maior número de soluções possíveis para facilitar e modernizar a gestão do seu negócio. Além de disponibilizar suporte especializado e permanente.
Como você pôde perceber, ao optar por construir uma parceria com a Bsoft, sua empresa contará com soluções e recursos que viabilizem a gestão de seus negócios da maneira mais prática e inteligente disponível no mercado, o que inclui a automatização da cotação de frete na transportadora. Afinal, você terá à disposição todo o conhecimento acumulado em mais de 15 anos de atuação em desenvolvimento de software para gestão de transporte rodoviário de cargas.
Quer acessar outros conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro do mercado de transporte de cargas.