(Última alteração em: 19 de outubro de 2021)
O que significa ser um negócio escalável? Esse termo é muito usado quando o assunto são startups, ou seja, novas empresas que são conhecidas pelo desenvolvimento de ideias inovadoras, com alto potencial de crescimento e rentabilidade.
Essa descrição é bastante adequada, pois aponta para o fato de que esses empreendimentos crescem de forma ágil, mas somente a velocidade não influencia o modelo de negócios. Portanto, existem empresas consideradas tradicionais, que são escaláveis, porque contam com algumas características específicas.
E é por isso que, neste artigo, vamos discutir como conquistar a tão sonhada escalabilidade e quais são as principais vantagens para o negócio. Que tal descobrir mais sobre o assunto? Confira!
O que é escalabilidade?
Esse termo vem da produção em escala, isto é, a reprodução do produto ou serviço em grandes quantidades. Essa reprodução repetitiva é ideal devido à produtividade e a redução dos custos que podem ser diluídos.
Com isso, é possível atender um número de clientes cada vez maior, sem a necessidade de grandes mudanças na infraestrutura ou investimentos em novos recursos físicos. A prestação de serviços é um dos segmentos mais escaláveis e sustentáveis no longo prazo.
Por isso, mesmo que o seu desejo não seja construir uma startup, existem lições valiosas sobre empreendedorismo que valem a pena ser conhecidas e que podem ser adaptadas para a sua realidade.
Como tornar o negócio escalável?
Muitos princípios gerenciais são criados para um nicho específico que, no decorrer do tempo, podem ser adaptados para outras áreas e obtêm resultados positivos. A criação de um negócio escalável é justamente um desses modelos que merece ser estudado e explorado no seu ramo de atuação.
Em um cenário competitivo, é natural que as empresas precisem se reinventar e buscar formas de consolidar a sua posição no mercado. Portanto, esse tipo de mudança ajuda a solidificar o empreendimento e agregar valor à operação.
1. Conheça bem os processos da empresa
O mapeamento de processos e a padronização das atividades são práticas essenciais para garantir que o negócio esteja caminhando em direção à escalabilidade. O empreendedor deve sempre questionar se o aumento de clientes pode representar a necessidade de ampliar a estrutura.
Em caso de resposta positiva, a melhor prática é rever os processos de trabalho e os mecanismos de produção disponíveis. O objetivo é replicar a sua ideia, porém sem gerar um aumento no capital de giro ou pessoal.
2. Adote o planejamento estratégico
Outra característica que define a operação das startups é a incerteza quanto a sua aceitação de mercado e potencial de retorno financeiro. Não há garantias de que o projeto dará certo, o que eleva o risco para os investidores e empreendedores.
Contudo, a elaboração de um planejamento estratégico contribui para a criação de etapas que a empresa pode seguir na sua trajetória. A ideia é criar diversos marcos significativos nesse projeto para representar fases diferentes no ciclo de vida do negócio.
Esse plano ajuda a visualizar onde a empresa estará daqui 5 ou 10 anos. Isso também vale para o alcance de metas financeiras, por exemplo, quando a empresa atingir uma rentabilidade específica ou contar com um número representativo na base de clientes.
3. Desenvolva uma cultura organizacional inovadora
As pessoas são o grande diferencial para a criação de um negócio escalável. Não estamos falando apenas da contratação de profissionais com experiência prévia em startups, mas do desenvolvimento de uma cultura interna com essas características.
A inovação, por exemplo, é a palavra-chave que deve guiar as decisões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e serviços. Além disso, inovar não precisa significar assumir grandes proporções e revolucionar o negócio. Pequenas mudanças que melhoram a rotina de trabalho e aumentam a integração entre as áreas são bem-vindas e devem ser incentivadas.
É essencial que a equipe tenha voz e seja capaz de sugerir ideias em um ambiente favorável e de comunicação aberta. Criar uma nova cultura organizacional pode ser desafiador, porém a recompensa faz com que esse esforço dê excelentes frutos.
4. Crie um modelo de negócio diferenciado
Você já parou para pensar por que as franquias são tão bem-sucedidas? A chave para o seu crescimento é repetição de um padrão estético, produtivo e gerencial. Isso quer dizer que há a disseminação de uma fórmula que já foi testada e teve o seu sucesso comprovado.
Esse sistema é bastante atrativo, principalmente para empreendedores iniciantes. Há muitas lições que se aplicam ao relacionamento com o cliente e a gestão de vendas com bons resultados. Portanto, considere as lições de franquias de sucesso e avalie como esse modelo pode ser adaptado para a sua realidade.
Por que o desenvolvimento de longo prazo vale a pena?
A criação de uma empresa escalável depende de vários fatores, desde a abrangência da sua atuação até a sua capacidade de competir com empreendimentos de grande porte. O aumento da rentabilidade é apenas um dos benefícios que podem ser conquistados se você deseja seguir por esse caminho.
Ajuda a reduzir custos
A operação tende a ser mais enxuta no que diz respeito a práticas de gestão. O trabalho home office, por exemplo, é bastante comum, pois reduz custos com a manutenção da estrutura física da empresa. Além disso, essa modalidade de trabalho tem se provado mais eficiente, pois a equipe rende e produz mais nessas condições.
Melhora a imagem da marca
A percepção do mercado sobre a empresa é um dos maiores diferenciais, pois o público se identifica com empresas consideradas modernas e inovadoras. Há um senso de proximidade, afinal, quem não quer se relacionar com organização que lançam tendências?
Representa uma vantagem competitiva
Não existe uma receita de bolo para conquistar a escalabilidade. Portanto, aproveite essa liberdade para criar modelos e técnicas que fazem sentido para a realidade da sua empresa. Ao focar também no ambiente interno, você estará abrindo espaço oportunidades que podem surgir a partir dessas ideias.
Por fim, a lição que queremos destacar é que os esforços para a criação de um negócio escalável são bem-vindos e devem ser encarados como um processo natural da empresa. Esse tipo de inovação tem grande potencial e pode ser a mudança que faltava para atingir o próximo patamar e continuar a crescer.
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