Conheça os principais tipos de modais de transporte utilizados no Brasil

(Última alteração em: 4 de junho de 2021)

matriz de logística no Brasil é conhecida por sua dependência do transporte terrestre para viabilizar a distribuição de mercadorias tanto internamente como para exportação. Nos últimos anos, o percentual de cargas que trafegam pelas rodovias chegou a 60% em 2018. Esse fator tem impacto nos demais tipos de modais que não são aproveitados de acordo com o seu potencial.

Isso ocorre porque os custos são consideravelmente menores se comparados a outras opções disponíveis. Por outro lado, essa é uma decisão estratégica que requer informações confiáveis para subsidiar a decisão dos gestores.

Com esse objetivo em mente, criamos este conteúdo para descrever as particularidades de cada tipo de modal. Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!

Quais os principais tipos de modais?

O transporte de cargas é uma das atividades mais importantes para a economia, pois possibilita que os pedidos sejam entregues no local certo e na data certa. Além disso, é fundamental que toda a operação seja concluída com o menor custo possível para não afetar a sua competitividade e encarecer o produto final.

Confira quais são os 5 modais que compõem os serviços logísticos!

1. Modal rodoviário

Já mencionamos que o transporte rodoviário é utilizado pela maioria das empresas e dos operadores logísticos. Isso quer dizer que uma parcela considerável de mercadorias circula pelas vias por meio de caminhões, veículos utilitários e até mesmo motocicletas.

Essa diversidade de veículos é responsável por aumentar o alcance de entrega, principalmente em regiões cuja acessibilidade é feita exclusivamente por meio de rodovias.

Os custos também são um fator atrativo quando analisados em comparação com os do transporte aéreo, por exemplo. Mesmo com o ganho com agilidade, os preços cobrados pelo frete aéreo e a burocracia para a liberação das cargas impede o ganho de eficiência nesse cenário.

As vantagens

Entre as principais vantagens do modal rodoviário, podemos destacar:

  • a maior acessibilidade em território nacional, alcançando quase todas as localidades;
  • é o modal de transporte que recebe mais atenção e, consequentemente, mais incentivos das esferas do governo;
  • entre os modais de transporte, é aquele com emissão de documentação mais simplificada;
  • é o que tem a mais oferta e que oferece mais facilidades no momento da contratação;
  • conta com grande flexibilidade na organização de rotas.

As desvantagens

Como principais desvantagens desse modal, apontamos:

  • a baixa capacidade de transporte de carga, quando comparada a outros modais de transporte;
  • maior quantidade de intercorrências como sinistros, roubos e extravios de cargas;
  • valores de fretes elevados e com grande variação devido aos preços de pedágios e combustíveis.

2. Modal ferroviário

A escolha do modal de transporte ideal, na maioria das vezes, depende do tipo de mercadoria e da localidade a qual se destina. Um dos casos mais comuns é o transporte de minério, que utiliza as ferrovias como meio de escoar a produção. Esse tipo de carga foi responsável por 74,2% do total transportado, com um aumento de 10% com relação ao ano anterior.

Produtos agrícolas, como a soja, a extração vegetal e a celulose, também fazem uso dos mais de 30 mil km de ferrovias em operação para movimentar os produtos para empresas de beneficiamento e centros de distribuição em todo o território.

As vantagens

O modal ferroviário apresenta algumas vantagens bastante atrativas, como:

  • alta segurança, com poucos acidentes e baixo índice de crimes de furtos e roubos de carga;
  • alta capacidade de transporte de cargas;
  • custo baixo devido à menor incidência de taxas e ao uso de combustíveis mais baratos.

As desvantagens

Já as suas desvantagens podem trazer diversas complicações de logística. Entre as principais, destacamos:

  • as rotas fixas e inflexíveis, causando grande dependência de outros modais de transporte para atingir muitos destinos;
  • baixo investimento governamental em vias férreas;
  • constantes necessidades de baldeações.

3. Modal aquaviário

Como o próprio nome sugere, o modal aquaviário utiliza corpos d’água como forma de deslocar mercadorias de uma localidade para outra. Nesse caso, podem ser utilizados mares, rios e lagos para aumentar a acessibilidade. Confira cada um deles abaixo.

3.1. Transporte marítimo

O transporte marítimo, por meio de navios especializados, é um dos grandes trunfos que permitem a importação e exportação de mercadorias em grandes quantidades. Essa opção utiliza os oceanos como rotas para conectar as transações entre países.

Geralmente, é utilizado para todos os tipos de encomendas, desde que em grande volume. Isso ocorre porque os pedidos são acondicionados em contêineres e depois acomodados no navio. Apenas a lentidão dos navios e o risco de naufrágios afetam essa operação.

3.2. Transporte fluvial

Também chamadas de hidrovias, as principais ficam localizadas na região norte do Brasil e são utilizadas para a movimentação de mercadorias no território. Nesse caso, as embarcações são adaptadas para trafegar em rios e transportar carga volumosa e pesada, como minério de ferro, areia e madeira. Além disso, produtos agrícolas como soja, milho, sementes e frutos oleaginosos também utilizam esse meio.

As principais rotas são chamadas de Paraná-Tietê, Tapajós, Madeira e Tocantins-Araguaia, que conectam diversas regiões e portos. As desvantagens ficam por conta da lentidão das entregas e da alta susceptibilidade às variações do clima.

As vantagens

Os modais hidroviários destacam-se por:

  • baixo risco de prejuízos devido a avarias em cargas, uma vez que é um transporte de característica mais suave;
  • apresentar baixos índices de criminalidade relativos a roubos, furtos e interceptações de carga;
  • ter capacidade de transportar grandes quantidades e volumes de cargas com baixo custo de frete.

As desvantagens

Já as mais conhecidas desvantagens desse modal são:

  • o baixo investimento em portos e fiscalização, principalmente em comparação à extensão do litoral brasileiro e da quantidade de hidrovias;
  • a baixa velocidade de deslocamento e, consequentemente, os prazos muito longos;
  • a burocracia complexa envolvendo todo o processo de embarque e desembarque de mercadorias;
  • os altos preços dos seguros de cargas.

4. Modal aéreo

O transporte aéreo é uma das principais formas de agilizar a distribuição de mercadorias por meio de aviões comerciais ou aeronaves adaptadas para o transporte exclusivo de cargas. A sua demanda tem aumentado significativamente nos últimos anos, mas ainda não é o suficiente para superar o modal rodoviário.

Esse tipo de transporte é frequentemente utilizado para o envio de cargas de alto valor agregado, tais como equipamentos eletrônicos, que exigem maior segurança até a sua chegada ao destino. Outra área que utiliza esse tipo de transporte são os produtos perecíveis, como:

  • flores;
  • alimentos;
  • medicamentos.

O custo elevado é um dos principais empecilhos para o crescimento dessa modalidade, que, muitas vezes, não é compensado pela eficiência e maior segurança.

As vantagens

Como principais vantagens dos modais de transporte aeroviários destacamos:

  • a capacidade de percorrer grandes distâncias em um curto período de tempo, sem precisar enfrentar trânsito ou acidentes geográficos;
  • a localização de aeroportos próximos aos principais centros urbanos do país;
  • o menor manuseio de cargas durante o período de transporte;
  • valores de seguros mais baratos devido ao fato de os aviões serem os mais seguros meios de transporte entre todos os modais.

As desvantagens

As maiores desvantagens apresentadas por esses modais são:

  • assim como o modal ferroviário, é dependente de outros recursos para concretizarem as entregas;
  • capacidade de carga muito limitada em peso e volume;
  • elevados custos de operação comparados com outros modais de transporte, o que gera preços de fretes elevados.

5. Modal dutoviário

Sob o ponto de vista do setor logístico, a utilização de dutos é um meio limitado para a movimentação de cargas. O seu uso fica restrito ao transporte de líquidos e gases, em geral por curtas distâncias. A principal dificuldade é a construção de infraestrutura, implantação de medidas de segurança e capacidade de bombeamento.

A indústria petrolífera é uma usuária comum desse modal, com o intuito de ligar o local de extração até a planta de beneficiamento por meio de tubos, que podem funcionar de forma ininterrupta.

As vantagens

As principais vantagens apresentadas pelo modal dutoviário são:

  • é baseado em uma tecnologia que exige baixa energia e menores custos ao percorrer longas distâncias;
  • consegue transportar grandes quantidades de cargas com grande confiabilidade;
  • têm baixos índices de acidentes, roubos e perdas de cargas.

As desvantagens

Enquanto isso, algumas das desvantagens que podemos apontar no modal dutoviário são:

  • rotas fixas e inflexíveis, assim como acontece no transporte ferroviário;
  • alto custo inicial de instalação da malha;
  • complexa burocracia para obter a documentação necessária para a atuação nesse segmento;
  • apesar da alta segurança, um acidente pode ter grandes impactos ambientais.

Como a intermodalidade pode afetar o seu negócio?

O crescimento do setor logístico depende de dois fatores primordiais: infraestrutura e tecnologia. Os investimentos em infraestrutura precisam envolver mais do que a conservação de rodovias. Afinal, é preciso investir em portos e aeroportos para reduzir a burocracia e facilitar a liberação das mercadorias.

O mesmo pode ser dito sobre a expansão das ferrovias para conectar cada vez mais regiões e potenciais mercados. Já a tecnologia tem ajudado a desenvolver uma metodologia chamada de transporte intermodal, que emprega mais de um modal.

Esse é o caso das empresas de gás, que utilizam dutos para mover o produto e depois recorrem ao modal rodoviário para a sua distribuição aos clientes. O mesmo vale para a exportação de insumos produzidos aqui, mas que são levados de caminhão ou trem até os portos e seguem viagem em navios até o destino final.

Esse desenvolvimento recente é responsável por alavancar a aplicação de diferentes tipos de modais como forma de melhorar o desempenho da operação e reduzir custos. Por esse motivo, é importante planejar cada etapa de forma estratégica para selecionar o modal mais vantajoso.

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