Como funciona a entrega sem contato e quais os benefícios?

(Última alteração em: 30 de Março de 2021)

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de digitalização da sociedade, o que impulsionou o uso dos canais digitais de compra. Por meio deles, o consumidor escolhe o produto de seu interesse, confere detalhes como meios de pagamento e prazo para recebimento e formaliza a compra. Para aumentar a segurança, muitas empresas estão instituindo a entrega sem contato.

Você já ouviu este termo? A modalidade vem sendo adotada por muitas empresas, mas, no Brasil, se popularizou com os aplicativos de delivery de alimentos. Entrega sem contato significa que entregador e consumidor não se encontram. O pagamento é feito por outros meios e a mercadoria é depositada no local escolhido pelo cliente.

Essa modalidade de entrega vem crescendo nos mais diversos segmentos e quem trabalha no setor de transportes precisa conhecê-la! Continue a leitura para saber mais!

Entenda como surgiu o conceito de entrega sem contato

Apesar desta modalidade de entregas ter crescido durante a pandemia, várias empresas já a adotavam antes, para a comodidade dos clientes. Em vários países, a gigante Amazon, por exemplo, já utiliza o serviço de entrega em lockers (armários inteligentes que guardam a mercadoria para que o consumidor a retire) desde 2011.

No Brasil, já existem pontos de entrega com autoatendimento, com essas características, pelo menos desde 2018, quando a Via Varejo iniciou o serviço. Na ocasião, clientes das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio que compravam em e-commerces das redes podiam retirar os produtos em postos de combustíveis próximos, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além dos postos, outros locais estratégicos são usados para a entrega de mercadorias, como estações de metrô, rodoviárias e shoppings. Os Correios, inclusive, passaram a utilizar a alternativa, garantindo que as mercadorias sejam entregues na primeira tentativa, o que facilita a vida de quem não tem ninguém disponível no endereço para o recebimento.

Além dos lockers em locais de grande circulação de pessoas, algumas empresas passaram a instalar os armários inteligentes em condomínios, simplificando as entregas. Aplicativos de delivery de alimentos, como o iFood, apostaram na ideia, aumentando a conveniência para os clientes.

Veja como a pandemia contribuiu para a disseminação do serviço

Apesar das facilidades, muitos consumidores ainda tinham receio em comprar produtos entregues no novo formato. Dúvidas como a segurança da entrega ou dos meios de pagamento e a possibilidade de erros, com a consequente necessidade de trocas de mercadorias, acabavam sendo uma barreira à disseminação do serviço.

Porém, a pandemia colocou todos esses receios em segundo plano e intensificou a aceitação do novo formato de entregas, sem contato entre cliente e entregador. Dessa forma, tanto os consumidores quanto os entregadores garantem a segurança e evitam a proximidade.

Ao longo dos meses de pandemia, o modelo foi sendo cada vez mais aceito pelos clientes e, hoje, boa parte das pessoas prefere a entrega sem contato, seja pela comodidade, seja para preservar a sua segurança.

Para o setor de transportes, a modalidade também é muito interessante, pois contorna algumas dificuldades na entrega, como no caso dos problemas ocorridos na etapa conhecida no setor logístico como last mile, ou seja, na fase em que o produto chega nas mãos do comprador.

Em algumas localidades, por exemplo, a falta de segurança pública impede que os produtos cheguem diretamente na casa do consumidor, em função do endereço estar localizado em uma região com maior incidência de roubos e furtos. Além disso, os transportadores enfrentam outras dificuldades, como falta de local para estacionamento do veículo ou ausência de alguém que possa receber as mercadorias.

Confira quais os cuidados necessários para apostar na entrega sem contato

Como é possível perceber, essa modalidade de entrega proporciona benefícios não apenas aos compradores, mas também para a empresa encarregada de levar as mercadorias aos clientes. Acompanhe quais os cuidados para colocá-la em prática!

Use a tecnologia a seu favor

Uma etapa fundamental do processo, que garante não apenas a segurança da entrega, mas também a credibilidade por parte dos clientes, é o uso de tecnologia. Aposte em sistemas que apontem a localização da carga e cada mudança de status da mercadoria, até o momento em que ela é depositada no local combinado.

Para o cliente, é fundamental saber onde o produto comprado se encontra e quando vai chegar, além de receber um alerta de que, de fato, ele foi entregue. Para a cadeia logística, esse controle também é imprescindível.

Faça uma boa gestão das entregas

Com a entrega sem contato, o comprador não poderá assinar o recebimento. Nesse caso, investir em meios de controle é essencial, para evitar perdas, atrasos ou outros problemas com a mercadoria. Além disso, a transportadora precisa se certificar de que todos os produtos foram entregues, no prazo e em condições adequadas, para que todo o processo logístico seja seguro.

Treine sua equipe

Os profissionais que fazem as entregas também precisam adotar os cuidados necessários para que o trabalho seja executado com segurança. Mais uma vez, a tecnologia tem papel primordial, pois vai definir onde entregar e como informar o cliente de que a mercadoria já está disponível (o que é especialmente importante no caso de perecíveis).

Em tempos de pandemia, além do treinamento, é importante também orientar a equipe acerca dos cuidados para evitar o contágio e transmissão da Covid-19, mantendo a higienização das mãos e o uso adequado da máscara.

Conheça alguns benefícios da entrega sem contato

Além da segurança, essa modalidade de entrega pode ser bastante conveniente para clientes com diferentes perfis:

  • pessoas que não podem estar em casa durante o horário previsto para a entrega e não têm quem possa recebê-la;
  • quem está viajando e compra um determinado item fora de sua cidade (com o uso de lockers, não há necessidade de pagamento de taxas em hotéis, por exemplo);
  • indivíduos que preferem não ter contato com o entregador, em função do risco de contaminação pela Covid-19.

Para as empresas, como citamos, a entrega sem contato também é bastante vantajosa, pois torna o serviço mais ágil, especialmente quando o local para deixar a mercadoria é bem localizado e oferece facilidade de estacionamento. Além disso, o formato garante maior proteção aos colaboradores.

O coronavírus trouxe muitos impactos para o setor logístico e essa mudança no formato das entregas é apenas um deles. Quer saber mais? Continue em nossa página e veja como o transporte de cargas foi afetado pela pandemia!

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