DDS: o que é e como pode ser feito pelas transportadoras

(Última alteração em: 17 de dezembro de 2020)

A preocupação e o cuidado com a segurança da equipe, tanto no ambiente industrial como corporativo, faz parte da rotina de muitos gestores. Esse é um fator que afeta organizações de todos os portes e deve ser implementado com o devido planejamento.

Cada empresa tem a liberdade de interpretar o que é DDS, de acordo com a natureza da sua operação. Porém, um aspecto permanece constante: a conscientização dos funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. Por isso, a prática do DDS conquistou espaço em empresas de construção civil, mineração e transportes.

Neste artigo explicaremos o que é DDS e quais são seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é DDS?

A sigla DDS representa o termo Diálogo Diário de Segurança, que são reuniões de curta duração antes das atividades. Essa ferramenta é amplamente utilizada para ajudar a prevenir acidentes e aprimorar a conscientização dos profissionais.

O seu principal objetivo é incentivar a equipe a cumprir os procedimentos de trabalho sobre segurança e saúde laboral. Esse também é um canal de informações valioso para disseminar informações sobre as políticas da empresa

Qual é a frequência do DDS?

A sua ocorrência depende de cada departamento, ficando a critério do gestor a periodicidade ideal. As áreas administrativas, por exemplo, podem realizar reuniões semanais ou, até mesmo, quinzenais. Isso ocorre devido aos tipos de riscos aos quais esses profissionais estão expostos e quais as consequências.

Por outro lado, essa rotina é diferente nos setores operacionais por causa da movimentação de pallets e embalagens, a utilização de veículos e o manuseio de equipamentos o que motiva a realização de reuniões diárias.

Como colocar o DDS em prática?

O foco deste conteúdo é a atividade dos motoristas e como utilizar o Diálogo Diário de Segurança como um instrumento para aumentar a proteção desses profissionais. Os riscos aos quais estão sujeitos podem manifestar ainda dentro do armazém, mas os mais comuns ocorrem durante o trajeto.

Portanto, o objetivo é disseminar boas práticas que ajudam a beneficiar a saúde do trabalhador e prevenir acidentes nas estradas. É importante garantir que o tempo seja proveitoso para equipe e, ao mesmo tempo, que o processo seja uma oportunidade para disseminar conhecimentos essenciais para a saúde e segurança do trabalhador.

Utilize exemplos práticos

Nada impede que o diálogo seja conduzido pelos próprios motoristas que estão mais integrados quanto ao processo de transportes. Portanto, ao invés de sugerir textos já prontos, abra espaço para que a equipe sugira temas e se sinta confortável para comentar sobre as próprias experiências no decorrer das viagens.

Esse método ajuda a reforçar quais são os procedimentos de trabalho da empresa e quais são as melhores iniciativas para aumentar a segurança. Além disso, aborde temas relacionados a legislação do DETRAN, o que ajuda a relembrar, por exemplo, o significado da sinalização e as principais regras de trânsito.

Limite a duração do DDS

Dois aspectos devem ser levados em consideração durante para a preparação do DDS. O primeiro deles tem relação com o local que será utilizado para reunir os motoristas que deve ser amplo o suficiente para acomodar a todos os participantes.

O armazém pode ser utilizado ou uma sala de reuniões reservada para esse fim. Porém, como o DDS é uma ocorrência diária é importante que essa atividade não passe de 15 minutos.

Isso ocorre porque reuniões longas pecam pelo excesso e causam a dispersão da atenção de quem está envolvido. Nós entendemos que essa duração é a ideal para abordar o tema escolhido e abrir espaço para comentários e discussão entre os presentes.

Procure diversificar os temas

Essa prática diária tende a ficar repetitiva no decorrer do tempo, mesmo que os participantes não sejam sempre os mesmos. Para facilitar a compreensão do conteúdo é recomendado relatar aspectos relacionados à operação de transportes.

A ideia é estabelecer uma comunicação objetiva e direta, portanto aborde temas relacionados:

  • a movimentação interna de mercadorias;
  • as boas práticas de segurança na direção;
  • ao processo de carga e descarga do veículo;
  • aos equipamentos necessários para mover e armazenar a carga; e
  • os cuidados que devem ser tomados para alocar ou amarrar as embalagens.

Apresente também temas relacionados à organização e limpeza do ambiente de trabalho.

Diferencie a forma de transmitir informações

Embora a área de segurança do trabalho seja responsável por criar e expandir a rotina do diálogo é possível contar com a colaboração de outros departamentos. Existem diversas temáticas que podem ajudar a entender mais sobre a natureza do negócio e como a transportadora lida com a segurança da equipe nesse ambiente.

Para isso, sugerimos a abordagem de temas como primeiros socorros que, sob a supervisão de um profissional especializado, pode trazer informações de grande valor. Esse é um aprendizado essencial que pode fazer toda a diferença em caso de acidentes tanto no armazém como durante o trajeto de entrega.

Quais são os benefícios do Diálogo Diário de Segurança?

O conhecimento sobre o que é DDS e as práticas que devem ser observadas ajudam a tornar a jornada de trabalho menos exaustiva. A profissão de motorista está entre as mais exaustivas devido à competitividade do setor e necessidade de reduzir prazos.

Essa conscientização ajuda a disseminar a ideia de que a segurança e saúde são primordiais e, como tal, devem ser preservadas. Ela também ensina os melhores caminhos, ações e processos de segurança, que envolvem a rotina dos colaboradores.

Além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos motoristas, a iniciativa é responsável por aumentar a satisfação da equipe. Isso acontece porque colaboradores satisfeitos desempenham as suas atividades com qualidade e dedicam-se a empresa.

Em resumo, a mensagem do que é DDS é uma iniciativa também promove a integração por dois motivos. Em primeiro lugar porque abre um canal de comunicação que fortalece o relacionamento entre os profissionais. O segundo motivo se deve a participação de gestores e motoristas que estão trabalhando juntos com o intuito de conquistar um objetivo em comum.

Se você achou o nosso artigo interesse e gostaria que mais pessoas pudessem assimilar esse conhecimento, basta compartilhar essa publicação nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado