(Última alteração em: 11 de setembro de 2020)
O setor logístico enfrenta diversos desafios relacionados à defasagem dos preços, à oscilação dos custos e à quantia de mercadorias encaminhadas. Esses fatores são ainda mais preocupantes quando consideramos o transporte de cargas fracionadas.
As empresas que se dedicam a essa modalidade de frete devem buscar formas de aumentar sua produtividade e identificar fontes de economia para manter o equilíbrio financeiro.
Se tem interesse em conhecer soluções para melhorar os resultados desse processo, confira as dicas que elaboramos para você. Continue lendo!
O que é o transporte de cargas fracionadas?
Em termos simples, o frete fracionado consiste no envio de mercadorias de pequeno porte, que, diferentemente da carga lotação, não ocupam o espaço total do veículo. Nesse caso, é possível que a origem seja a mesma, mas os produtos serão entregues em localidades distintas — desde que sejam próximas.
Há também casos em que uma indústria adquire peças de diversos fornecedores que serão enviadas para a fábrica e, por isso, a transportadora opta por consolidar todos os pedidos em um único veículo.
Como esse processo funciona na prática?
Independentemente do cenário, uma carga fracionada será sempre composta de vários pedidos com os respectivos produtos e documentos fiscais. Para que a transportadora possa cobrar adequadamente pelos seus serviços, é adotada uma tabela de frete que leva em consideração:
- o peso da mercadoria;
- as dimensões da embalagem;
- o preço de venda conforme a nota fiscal;
- a distância a ser percorrida entre os pontos de coleta e de destino.
Assim, é feito um rateio entre os clientes, sendo que cada cliente paga uma tarifa de acordo com os seus produtos.
Como otimizar o transporte de cargas fracionadas?
Diversos fatores interferem na capacidade de distribuição de mercadorias da modalidade fracionada. Por isso, esses elementos devem ser analisados cuidadosamente para que a transportadora otimize o uso de seus recursos e ofereça o melhor serviço possível.
Dimensione o tamanho da frota corretamente
Um dos principais desafios tem relação com a ocupação do compartimento de carga do veículo. Se sua empresa utiliza caminhões nas entregas, mas não aproveita a capacidade total, isso representa um prejuízo financeiro.
Afinal, os custos de deslocamento até o local de entrega são diluídos entre poucos pedidos, o que resulta no aumento do preço de frete. Portanto, para que sua empresa possa permanecer competitiva, é essencial que o volume embarcado seja compatível com o caminhão.
Caso essa não seja uma possibilidade, veículos de menor porte ajudam a equilibrar os custos e agilizar as entregas. Utilitários, carros de passeio e, até mesmo, motocicletas podem ser utilizados para a remessa de mercadorias pequenas.
Organize o embarque das mercadorias
A movimentação dos produtos nos veículos é uma das principais causas de eventuais danos sofridos pelas mercadorias. O mesmo pode acontecer durante a etapa de embarque. Esse é um problema que causa a devolução dos pedidos e o aumento dos custos de frete para realizar a troca e, ainda, prejudica a relação com o consumidor.
Por esse motivo, é fundamental aprimorar os processos de manuseio e alocação no veículo. Nossa recomendação é a criação de regras para o empilhamento e organização das embalagens.
No caso de caixas, a paletização é uma alternativa que oferece resultados positivos na preservação dos bens durante a viagem. Assim, reveja seus processos para identificar oportunidades de melhoria.
Selecione bem o ramo de atuação
Esse tipo de carga apresenta uma variedade considerável, o que requer planejamento para que sua empresa possa ingressar nesse setor com segurança. Considere o comércio eletrônico, por exemplo. Existem tanto grandes varejistas como pessoas que comercializam produtos fabricados em casa.
Contudo, ambos possuem uma demanda em comum: a necessidade de fazer com que seus produtos cheguem até os clientes. Por isso, considere os tipos de mercadorias mais compatíveis com sua capacidade operacional e estratégia.
Você pode optar por enviar produtos de vestuário ou concentrar recursos na remessa de produtos eletrônicos de pequeno porte. Independentemente da sua experiência nesse setor, é essencial identificar o nicho com maior possibilidade de sucesso.
Utilize ferramentas de roteirização das entregas
Já falamos que a modalidade fracionada realiza o envio de diversas mercadorias em localidades distintas. Uma das formas de aperfeiçoar esse processo é por meio da adoção de sistemas de roteirização para consolidar a carga e planejar o trajeto.
Essa ferramenta funciona de forma bastante simples: basta registrar os pedidos e seus destinatários para que o sistema trace a melhor rota. Além disso, é possível configurar a operação para gerar a opção mais ágil ou mais econômica.
Como resultado, a transportadora é capaz de reduzir o prazo de entrega e agregar valor à atividade logística.
Adote o monitoramento das entregas
Um dos principais requisitos para oferecer um transporte de qualidade é a funcionalidade de acompanhar o andamento da entrega. Essa é tanto uma ferramenta de gestão como uma necessidade para os clientes.
Por isso, busque plataformas que possam integrar as informações de rastreamento e possibilitem o compartilhamento com vendedores e clientes. Essa é uma medida que aumenta a segurança durante a entrega e gera um senso de confiabilidade que é vital para conquistar novas oportunidades de negócio.
Invista em ferramentas de gestão logística
Uma das formas de oferecer serviços cada vez mais qualificados depende da utilização de ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência. Já existem plataformas que possibilitam o gerenciamento das funções de transporte desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque.
Essa é uma vantagem importante devido ao fluxo constante de entrada e saída de mercadorias. Em cargas fracionadas, a chance de perda e extravio em armazéns é ainda maior, o que requer soluções mais robustas e completas.
O transporte de cargas fracionadas pode ser um processo desafiador que envolve planejamento e organização. Por isso, é importante criar parcerias com empresas comprometidas com a inovação e a versatilidade para oferecer as melhores soluções em tecnologia.
Esse é o nosso objetivo, oferecer sistemas de alto padrão e compatíveis com as características do seu negócio. Por isso, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar.