Last mile: quais os impactos desse tipo de entrega?

(Last Updated On: 20 de julho de 2020)

A expansão do comércio de vendas online faz crescer a entrega por last mile. Muitos não conhecem o significado dessa etapa, mas é o momento mais esperado pelos clientes e impacta fortemente a avaliação da empresa. Afinal, essa é uma parte muito importante da logística de envio de produtos e, em geral, a menos eficiente — já que ainda traz desafios para a transportadora, especialmente em se tratando de custos de transportes.

Por representar uma parcela significativa do custo da entrega, a last mile pode afetar diretamente a escolha da empresa pelo cliente, uma vez que o setor do e-commerce é altamente competitivo e o consumidor pode escolher no conforto do seu lar, com calma e acesso a todas as informações. Além disso, é fundamental que a entrega de mercadorias até o usuário final seja feita com rapidez e eficiência para criar uma experiência duradoura e positiva para o cliente, atendendo a todas as suas expectativas.

A deficiência dessa etapa de entrega de produtos produz grandes impactos para a expansão de vendas online. Assim, transportadoras devem certificar-se de que a last mile seja realizada com qualidade para tornar seu negócio competitivo com o mercado. Para isso, preparamos este artigo para apresentar esse conceito de entrega e seus impactos nas vendas. Confira como reduzir custos e garantir rapidez no transporte agora mesmo!

O que é last mile e como ela funciona?

Do inglês last mile, a última milha refere-se à etapa final de entrega de mercadorias, partindo de um centro de distribuição para o destino final. No mercado online, compreende a viagem até a porta do consumidor que adquiriu o produto. Quando um usuário realiza uma compra em uma loja virtual, a loja começa o processo de comunicação com o setor logístico para garantir que o item seja entregue no menor tempo possível e pela melhor rota.

Na prática, o processo logístico de entrega de encomendas a partir do e-commerce é bastante longo. No entanto, a última milha é decisiva para a escolha e satisfação do cliente com a empresa. A qualidade da entrega é percebida na rapidez e eficiência do transporte, por isso deve ser levada em conta. Por outro lado, rápidas entregas significam custos mais altos para a empresa, os quais também podem ser repassados ao consumidor.

Quais são os impactos positivos?

A last mile é a etapa de entrega mais suscetível a erros, porém há muitos impactos positivos nas vendas. O principal é a possibilidade de mostrar a qualidade do serviço da empresa e como ela valoriza o processo de entrega da encomenda para o consumidor, cumprindo o prazo estipulado e com cuidado.

Por ser a etapa em que os clientes ficam ansiosos e à espera dos produtos, é a oportunidade perfeita para proporcionar a eles uma boa experiência com seu negócio, mostrando que não precisam se preocupar com o transporte e a chegada do produto.

Se a encomenda chegar em bom estado e dentro do tempo de entrega previsto, sua empresa terá forte poder de fidelização dos clientes. Portanto, aproveite essa etapa onerosa (em se tratando de custos de transportes) para obter uma boa avaliação dos consumidores e elevar sua empresa a um patamar competitivo nas vendas online.

Quais os impactos negativos?

Como dito, a last mile representa um alto custo para a empresa. Somada à competitividade do setor, é uma etapa que deve ser bem planejada para não reduzir a margem de lucro de forma a evitar prejuízos.

Ao comprar via e-commerce, os consumidores ficam ansiosos pela chegada da encomenda e desejam obter um acompanhamento em tempo real da fase de transporte. Além do código de rastreio, é desejado saber onde o entregador se encontra e quando exatamente chegará o produto em sua casa.

É então que chegamos a outro grande impacto negativo da last mile: o cliente ausente. Nesta etapa de entrega da encomenda para o consumidor final existem muitos problemas de tentativas de entrega sem sucesso, isto é, sem encontrar o remetente. Isso aumenta o custo do frete devido a novas tentativas de entrega e também em relação ao seguro da mercadoria até o seu destino.

Para contornar essa questão, é recomendável uma comunicação direta entre o entregador e o cliente para obter orientações de entrega.

Como otimizar essa etapa?

É fundamental compreender que a última milha é a etapa mais cara para a empresa, como também a mais competitiva. O consumidor não gosta de esperar, deseja saber onde a encomenda está e quando ela chegará em sua casa. Para lhe dar essas informações, é necessário planejamento de rotas de entrega e o uso de tecnologias. Mas, afinal, como otimizar a last mile?

Inovação e transparência são as chaves para uma boa relação com os clientes e, assim, a garantia de qualidade de sua empresa. A tecnologia de softwares, por exemplo, permite a escolha da melhor rota para a entrega, o rastreio da encomenda em tempo real pelo cliente e uma boa comunicação entre ambos.

É recomendável que a empresa conte com mais de um fornecedor, para garantir a entrega caso ocorra imprevistos com um deles. Também sugere-se trabalhar com diferentes meios de transporte. Um software de gestão de frotas pode auxiliar na escolha do melhor veículo para a demanda de entrega. A tecnologia também é uma ótima aliada para planejar o roteiro de entregas, reduzindo atrasos e custos. Por fim, não deixe de apostar no agendamento da entrega, para garantir que o cliente esteja disponível para receber o produto.

As entregas last mile necessitam ser eficientes e rápidas para garantir a satisfação dos consumidores e reduzir custos da empresa. Para isso ocorrer, é preciso melhorar as práticas nessa etapa, recorrendo à tecnologia para otimizar os processos. Softwares de gestão de frotas e rastreio de encomendas permitem alcançar bons resultados. Invista na comunicação com o consumidor para obter fidelização e se manter competitivo no mercado online.

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