(Last Updated On: 15 de julho de 2020)
Você quer melhorar a visibilidade de sua transportadora e atrair mais clientes? Uma boa estratégia para atingir esse objetivo é ter presença digital — afinal, hoje, a maior parte das pesquisas sobre as empresas, seus produtos e serviços, é feita pela internet. Porém, não basta estar nas redes sociais: é preciso também investir em um site atrativo.
Isso vale para os mais diferentes negócios, inclusive no setor logístico. Um bom site para transportadoras é uma maneira de comunicar aos clientes quais são os diferenciais da empresa, o que ela valoriza e a sua forma de operação. Essa vitrine virtual permitirá que mais clientes sejam alcançados, aumentando o potencial de fechamento de negócios.
Quer saber como fazer um site atrativo e se destacar perante a concorrência? Então, confira o nosso post!
Por que a presença digital é tão importante?
Hoje, ao procurar um produto ou serviço, a maioria das pessoas faz pesquisas na internet antes da decisão de fechar o negócio. Conforme pesquisa realizada em 2019 pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 97% das pessoas pesquisavam na internet antes de comprar em lojas físicas.
A pesquisa se refere à compra de produtos, mas certamente pode ser estendida à contratação de serviços. Sem dúvida, antes de contratar um determinado prestador, a tendência é de que os interessados busquem online todo o tipo de informações, desde preços e prazos, até os diferenciais oferecidos, eventuais reclamações de clientes, entre outros detalhes.
Depois da Covid-19, inclusive, esse movimento se intensificou. Pesquisas mostram que houve crescimento do e-commerce, uma vez que parte do varejo físico foi fechado e os consumidores têm evitado sair de casa. E a tendência é de que esse movimento permaneça em alta, o que faz com que as atividades de transporte sejam cada vez mais necessárias.
Desta forma, a presença digital é uma alternativa importante para que sua empresa de transporte seja vista e conhecida.
Como ter um site atrativo e se destacar no ambiente digital?
A presença digital é um diferencial fundamental para o crescimento de sua empresa. No entanto, é importante adotar algumas estratégias de marketing não apenas para atrair novos clientes, mas também para fidelizá-los à sua marca. Confira as nossas dicas!
1. Conheça o perfil de seus clientes
O primeiro passo é saber com quem sua empresa vai se comunicar. Você presta serviços para outras empresas (B2B) ou diretamente para os consumidores (B2C)? Entenda quem é o seu público-alvo, quais as suas necessidades e valores.
Ao compreender o que seus clientes esperam de sua empresa, é mais simples tornar a comunicação mais efetiva, direcionando os conteúdos do site para ajudar a resolver as demandas de seu público.
2. Crie uma identidade visual
Identidade visual é muito mais do que a logomarca de sua empresa. O conjunto de cores, fontes e disposição de seu site fará com que ele seja lembrado pelos clientes.
Nessa etapa, é preciso ter cuidado com exageros, pois o excesso de elementos pode confundir o cliente e causar o efeito inverso, ou seja, existe o risco dele se desinteressar durante a visita à sua página.
Lembre-se que muitas pessoas navegam e visitam páginas diversas na internet utilizando smartphones. Portanto, a página precisa carregar de forma adequada nesses aparelhos, proporcionando boa visualização das informações essenciais.
Assim, vale a pena manter os dados importantes na página inicial, evitando animações e mantendo as informações de contato em local visível.
3.Invista em um layout responsivo
Quando um site é desenhado especificamente para computadores, há o risco de que o carregamento em um smartphone ou tablet não ofereça a mesma experiência de navegação, o que pode confundir ou mesmo desinteressar os visitantes. Por isso, é fundamental investir em um template adequado para visualização em aparelhos diversos.
4. Preocupe-se com a facilidade de navegação
Como mencionamos, elementos pesados, como animações em flash, podem tornar a abertura da página mais lenta, o que aumenta as chances de o visitante desistir. Assim, é importante que o site ofereça uma navegação simples, que permita que o usuário encontre rapidamente o que deseja.
Observe a localização do menu e verifique se todos os dados estão claros e em locais de fácil visualização em qualquer tipo de aparelho (desktop, smartphone ou tablet). É fundamental que a navegação seja intuitiva.
5. Ofereça conteúdos interessantes
Além das informações sobre sua empresa e dados de contato, é fundamental oferecer conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Analise quais assuntos podem ser de interesse de seu leitor e publique essas informações em sua página.
Essa estratégia, além de atrair mais visitas para o seu site, também transformará sua empresa em referência. Afinal, por meio das postagens, seus leitores entenderão que a transportadora tem autoridade nos temas abordados.
6. Invista em SEO
A otimização do site e dos textos publicados para mecanismos de busca vai ajudar seus clientes e pessoas interessadas no seu trabalho a encontrarem a sua empresa. Para tanto, existem várias estratégias, como uso de palavras-chave, tags e metadescrições de cada postagem. O próprio Google oferece um guia aos usuários, com dicas para melhorar o posicionamento da página na rede.
Além desses detalhes, é importante que o site divulgue sempre conteúdos originais, atualizados e exclusivos, ofereça navegação simples e imagens de qualidade, embora com rápido carregamento.
7. Divulgue sua página
Você pode utilizar redes sociais, informar o endereço de sua página em materiais diversos (como cartões de visita) e adicionar sua empresa ao Google Meu Negócio.
Conforme as pessoas forem visitando seu site, compartilhando suas postagens e interagindo com sua página, seu posicionamento nos mecanismos de busca tende a melhorar e sua empresa passa a ter maior visibilidade, o que aumenta as chances de captação de novos clientes.
Como você percebeu, ter um site atrativo é fundamental para ampliar o alcance de sua transportadora, o que cria novas oportunidades de negócios e parcerias. Por meio de sua página, clientes e potenciais novos contratantes poderão conhecer mais sobre sua experiência, valores e desempenho no mercado.
Um bom site é importante, mas não é a única ferramenta para que as empresas se destaquem no ambiente digital. Quer ficar por dentro de todas as transformações do setor de logística? Então, baixe agora mesmo o nosso e-Book!