Entenda como um sistema de gestão de frotas pode expandir seu negócio

O principal objetivo da gestão de frotas é permitir a economia de recursos e a melhora na margem de lucro de empresas transportadoras. Empresas que desejam crescer de forma sustentável é sólida precisam acompanhar

Como funciona a gestão de frotas?

Podemos dizer que a gestão de frotas é a capacidade de administrar os recursos da organização, de forma que o desempenho dos veículos seja otimizado, fazendo com que menos dinheiro seja gasto, aumentando assim a margem de lucro. 

Para acompanhar melhor a gestão de frotas, é necessário estabelecer objetivos que podem ser traduzidos em indicadores, que precisam ser acompanhados para verificar o desempenho dos veículos. 

Entre esses indicadores podemos destacar os seguintes 

Gasto com combustível 

Podemos dizer que o combustível é um dos principais gastos em uma transportadora. diante disso é importante acompanhar o gasto de combustível dos veículos para determinar se estão fazendo uma média eficiente ou não. 

um bom parâmetro para acompanhamento é comparar o combustível gasto efetivamente com as médias propostas pelos fabricantes. se a média real for maior esse pode ser um sinal de alerta 

Manutenções preventivas e corretivas 

Vemos que manutenções preventivas tendem a ser muito mais econômicas do que manutenções corretivas, principalmente a longo prazo. 

A manutenção corretiva costuma ser mais cara para a empresa, pois é necessário que o veículo fique parado, seja socorrido por guincho e comprometa a segurança da carga e do veículo por precisar muitas vezes parar na rodovia. 

Isso sem falar que um veículo que apresenta manutenção corretiva costuma dar problema em mais peças, pois uma peça com problema pode prejudicar o desempenho de outras. 

Disponibilidade de veículos 

No fim das contas, tudo na gestão de frotas gira em torno da disponibilidade de veículos, uma vez que os veículos precisam estar disponíveis para prestar os fretes aos clientes, onde todo o tempo do veículo parado é considerado um desperdício de recursos

Por isso que o planejamento e acompanhamento das métricas faz todo o sentido, uma vez que é possível programar as paradas para manutenções e planejar a situação de fretes a fim de economizar tempo e dinheiro. 

Para saber mais sobre o controle de veículos adequado, assista o vídeo abaixo:

Quais são as principais funcionalidades de um sistema de gestão de frotas?

Hoje em dia existem diversas opções de sistema de gestão de frotas disponíveis no mercado, cada um com características específicas. Mas existem algumas funcionalidades que são indispensáveis para uma boa gestão de frotas

Controle de abastecimentos

Cada detalhe envolvendo o combustível pode significar economia de dinheiro. É interessante contar com um sistema de gestão de frota para acompanhar os abastecimentos, pois através dele é possível obter informações e indicadores que auxiliam a verificar o que está sendo proveitoso para a empresa ou não. 

Por exemplo, alimentando o sistema de forma regular é possível saber quais veículos estão fazendo a melhor média de combustível, os motoristas que são mais econômicos e até mesmo quais postos fornecedores são mais eficientes. 

Com isso é possível tomar medidas para redução do gasto combustível e também programar processos para otimizar o consumo. 

Acompanhamento de manutenção

Outro aspecto importante da gestão de frotas é o acompanhamento das manutenções.  

Neste contexto, o sistema de gestão de frota pode ajudar a programar essas manutenções emitindo alertas de vencimento e ajudando também a planejar a disponibilidade dos veículos.

Além disso, ao acompanhar os lançamentos do sistema é possível ter uma visão geral dos gastos com manutenções e outros dados como total gastos por veículos, total gasto por fornecedores e por aí vai.

Pneus

Além do desgaste dos pneus ser grande em veículos de carga, quando os pneus não estão sendo utilizados da forma correta podem ocasionar problemas em outras partes do veículo. 

Por isso, realizar o acompanhamento do rodízio de pneus, recapeamento, vida útil e outros aspectos é muito importante. 

O sistema de gestão de frotas é a ferramenta ideal para acompanhar os pneus. No mesmo sistema você consegue realizar o controle de pneus e ainda acompanhar os gastos com o este ativo em apenas um lugar. 

Para entender melhor como funciona um sistema de gestão de frotas, clique no banner abaixo e confira nosso material completo.

Como a Bsoft consegue resolver seu problema?

A Bsoft é referência quando se trata de sistema para controle de transportadoras. São mais de 17000 clientes no Brasil todo que utilizam as nossas ferramentas diariamente. 

Os nossos sistemas foram desenvolvidos com base em necessidades reais das transportadoras, onde cada funcionalidade foi pensada para melhor atender o dia a dia das empresas. 

É o caso do software Bsoft TMS, nosso principal sistema de gestão de frotas que conta com funcionalidades para cumprir as obrigações fiscais, acompanhar o financeiro e administrar a frota e a prestação de fretes. 

Além de um sistema com tecnologia de ponta, contamos com uma equipe de suporte especializado para auxiliar nossos clientes na utilização do sistema e emissão de documentos fiscais.

Outro aspecto muito importante, é nosso time de analistas, desenvolvedores e testadores, que garante a qualidade e confiança nas funcionalidades do sistema utilizando a melhor tecnologia e métodos para a construção da ferramenta.

Se você está procurando qualidade e confiança para manter as operações da sua transportadora sempre em dia, acesse a página do Bsoft TMS e se precisar converse com um de nossos consultores para conhecer o sistema de gestão de frotas que pode transformar sua rotina de trabalho.

O post Entenda como um sistema de gestão de frotas pode expandir seu negócio apareceu primeiro em Blog Bsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado