(Last Updated On: 20 de abril de 2020)
É muito importante que todas as empresas busquem melhorias em suas áreas, por exemplo, de logística e transporte, como forma de proporcionar um serviço diferenciado, de qualidade e que se destaque perante a concorrência. Para que isso aconteça, é necessário que problemas como furtos, falta de pagamento, erros e duplicidades, cobranças de serviços que não foram prestados pelas transportadoras, entre outros, sejam evitados. A auditoria de fraudes no setor de transportes pode ajudar nesse processo.
Isso porque, por meio dela, é possível conferir diversas informações importantes, com a finalidade de identificar possíveis divergências. Dessa forma, contribuir para que as operações sejam executadas com mais eficiência.
Quer entender as principais vantagens de contar com esse tipo de auditoria? Continue sua leitura!
O que é a auditoria de fraudes no setor de transporte?
A auditora de fraudes é feita quando é preciso realizar uma análise minuciosa dos processos executados no transporte de carga, principalmente ligados aos registros de operações financeiras e contábeis da transportadora. É importante que seja inserida em todas as etapas do processo logístico, como transporte, armazenagem, entrega dos produtos e serviços e demais.
Como a auditoria é feita na prática?
A auditoria tem a função de conferir as faturas encaminhadas pelos transportadores e identificar eventuais divergências. Por essa prática, é possível verificar duplicidades, equívocos e cobranças de serviços não realizados. Também tem o objetivo de proporcionar suporte administrativo, atuando na correção de documentos e mapeamento das ocorrências.
É possível dizer que tal atividade consiste em uma forma de detectar falhas no processo e possibilitar a regularização delas. Por isso, a auditoria de fraudes colabora para o controle de gastos, além de aprimorar o relacionamento entre transportadoras e clientes.
Quais são suas principais vantagens?
A auditoria de fraudes no setor de transportes pode gerar uma série de benefícios para as transportadoras. Veja os 7 principais!
1. Redução de erros
Uma das causas para fazer a auditoria de fraudes ni setor de transporte é evitar que as divergências aconteçam. Por esse motivo, é preciso estar atento aos possíveis erros que podem surgir no decorrer do processo, como:
- cobrança por serviços não prestados;
- não adoção do preço de cotação;
- falhas de dimensionamento, cubagem e pesagem;
- cobrança em duplicidade;
- carga calculada fora da tabela negociada etc.
A auditoria é uma grande aliada na detecção desses erros e na elaboração de ações para impedi-los.
2. Otimização das entregas
Por intermédio da auditoria de fraudes, é possível melhorar a gestão de transportes, o que eleva a qualidade das operações. Desse jeito, os prazos de entrega são cumpridos de maneira eficiente, gerando uma maior satisfação dos clientes.
3. Auxilio na tomada de decisão
Com uma melhor apuração das atividades contábeis e financeiras do setor de transportes, os gestores conseguem ter em mãos dados precisos e detalhados sobre a situação real do setor. Assim, podem tomar decisões mais acertadas, proporcionando melhores resultados para o negócio.
4. Garantia do cumprimento da lei
Além de averiguar os processos executados no setor, a auditoria de fraudes avalia se a transportadora cumpre com todas as exigências legais impostas a ela. Isso porque a legislação brasileira é ampla, complexa e sofre alterações com frequência, principalmente nas questões fiscais e tributárias, fazendo com que muitas empresas atuem em desacordo com a norma.
Quando isso acontece, gera um impacto que pode influenciar as finanças da companhia, devido às multas e demais penalizações que podem ser aplicadas pelo Fisco. Deste modo, a auditoria pode funcionar como uma alternativa de revisão das questões legais aplicáveis ao negócio, antes que os órgãos fiscalizadores possam encontrar alguma falha na aplicação das regras e estipular sanções.
5. Diminuição das chances de corrupção
Como a auditoria de fraudes atua nas atividades financeiras, fiscais e contábeis das transportadoras, é possível detectar várias situações que podem levar ao entendimento de uma possível corrupção — por exemplo, desvio de recursos. O cruzamento de informações pelos auditores consegue detectar esse tipo de problema com facilidade, mesmo que o responsável pelo ato tenha tomado vários cuidados para não deixar pistas.
Com tantas tecnologias e ferramentas disponíveis, fica cada vez mais simples encontrar esse tipo de desvio ou fraude executados por pessoas ligadas ao negócio.
6. Análise das informações
Por meio dos serviços de auditoria de fraudes, é possível aproveitar a base de dados para averiguar e mensurar os processos com a possibilidade mínima de erros. Desta maneira, a transportadora tem a chance de analisar o histórico e simulação de cálculos, o que é importante na procura por melhores custos e futuras negociações.
7. Identificação de falhas na administração
A auditoria também poderá encontrar algumas falhas na gestão, as quais propiciam alguns dos problemas já mencionados. Em certas situações, os gargalos estão relacionados a negligência ou imperícia por parte do gestor ou processos executados por ele.
Por esse motivo, é necessário fazer uma avaliação crítica em relação aos profissionais vinculados à transportadora, eliminando qualquer vício gerado por eles.
Quais são as principais consequências de não fazer uma auditoria de fraudes no setor de transporte?
Entre os principais problemas que uma empresa pode enfrentar ao não contar com uma auditoria de fraudes, estão:
- impossibilidade de melhorar a qualidade do processo logístico;
- descumprimento dos prazos de entrega, gerando a insatisfação dos clientes;
- falta de regularidade perante a lei, levando à autuação e aplicação de penalidades e multas;
- problemas relacionados aos pagamentos dos serviços executados, levando ao prejuízo financeiro do negócio;
- descontrole de gastos;
- falta de solução para os problemas enfrentados;
- impossibilidade da elaboração de plano de ações para correção e regularização das falhas;
- tomada de decisões em desconformidade com a situação real do negócio;
- ineficiência dos processos executados etc.
Conseguiu entender o que é a auditoria de fraudes no setor de transporte, como ela funciona e suas vantagens? Por meio dela, é possível identificar erros nos processos e implementar condutas para solucionar cada um deles. Por permitir que os gestores tenham um controle eficiente sobre as operações e serviços prestados, é recomendável que ela seja executada de forma periódica. Assim, previne e corrige diversos problemas que podem impactar o desenvolvimento do negócio.
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