Por que é tão importante se preocupar com a embalagem na mudança?

(Last Updated On: 20 de abril de 2020)

Usar a embalagem na mudança de forma adequada é tão importante quanto a organização e planejamento que esse momento exige. Afinal, certos cuidados devem ser realizados para evitar avarias ou perda dos itens ocorrendo entre o transporte entre um local e outro.

Para que tudo saia conforme esperado, é importante conhecer os principais tipos de embalagens, como embalar os objetos adequadamente e quais erros devem ser evitados.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, elaboramos este conteúdo. Acompanhe!

Qual é a importância da embalagem na mudança?

A embalagem é importante para tornar o processo mais tranquilo, gerando organização e limpeza, além de garantir proteção e segurança aos bens e evitar riscos e transtornos ao longo do trajeto. No entanto, esse não é um processo simples e ágil, por isso, é importante conhecer as práticas que devem ser adotadas ao longo da preparação.

Quais são os principais tipos de embalagens utilizados?

Existem algumas embalagens que são mais usadas ao realizar a embalagem dos itens para mudança. Conheça os principais!

Papel ondulado

É uma embalagem apropriada para envolver móveis rígidos, como peças de guarda-roupas, estantes, sofás e demais, já que minimiza os riscos de danificação durante a rota. Para que ele se fixe adequadamente, é importante utilizar uma fita. Outra dica é não cobrir dois itens com o mesmo papel, para evitar que um objeto estrague o outro.

Isopor

Para auxiliar no trajeto de aparelhos eletrônicos, como televisão, micro-ondas e computadores, envolvê-los com isopor é uma ótima alternativa para evitar que o vidro seja danificado de alguma forma.

Seu objetivo é servir como barreira para impossibilitar que o item fique em contato direto com a caixa usada para o seu transporte. Além disso, a sua rigidez previne os choques.

Plástico bolha

O plástico bolha é uma das principais embalagens para proteger os itens considerados frágeis, por exemplo, produtos que tenham acabamentos sensíveis, espelhos, entre outros. Para garantir que o objeto não se quebre ou sofra qualquer outro tipo de avaria devido ao impacto sofrido ao longo da mudança, é necessário envolvê-lo por, no mínimo, duas camadas de plástico bolha, de acordo com o seu grau de sensibilidade.

Caixa de papelão

As caixas de papelão são um dos tipos de embalagens mais utilizados na mudança. Podem ser usadas em quase todos os tipos de objetos, complementadas por outros modelos quando preciso, como plástico bolha.

No entanto, alguns pontos de atenção devem ser considerados para evitar danos, por exemplo, preencher o espaço vazio dentro da caixa com jornais a fim de impedir o atrito entre os itens e fazer com que eles cheguem em segurança e intactos ao local.

Como fazer a embalagem na mudança da melhor forma?

Existem algumas dicas que podem ser implementadas com o intuito de embalar cada tipo de peça conforme suas características e, assim, garantir sua proteção integral. Veja algumas delas.

Colchões

O ideal é cobrir todos os lados com lençóis, evitando que ele se suje ou molhe. Isso porque os lençóis são fáceis de lavar, enquanto o colchão não é tão simples assim.

Vidro e cerâmica

Todos os objetos que correm o risco de quebrar no decorrer da mudança precisa ser revestido um a um com o uso de jornais. Além disso, as tampas devem ser embaladas de forma separada.

Peças desmontadas

O mais adequado é armazená-las em plásticos para evitar que se percam, e etiquetá-las com a descrição adequada, informando a qual objetivo elas se referem.

Alimentos e líquidos

Use sacos plásticos bem fechados para colocar os recipientes e garrafas já abertos, para evitar que eles derramem e vazem no veículo.

Madeira

Com o intuito de evitar arranhões nos objetos de madeira, você pode utilizar edredons, lençóis ou cobertores para cobri-los.

Objetos pequenos

Para esse tipo de embalagem, o ideal é contar com uma caixa de papelão pequena e, dessa forma, evitar que eles se percam. Uma alternativa é dividi-los por categoria e embrulhar com papéis chamativos para organizá-los e possibilitar que sejam encontrados de maneiras mais fácil.

Eletroeletrônicos

O recomendado é guardar esses produtos nas caixas originais caso ainda as tenham, considerando que são do tamanho ideal e têm todos os itens para garantir o transporte adequado de acordo com as especificidades das peças.

Itens de cozinha

As peças que compõem a cozinha, como copos de vidros, pratos, travessas e demais, são frágeis e, assim, precisam ser embalados por plástico bolha ou jornais, além de identificados como delicados.

Livros

Os livros devem ser inseridos todos na mesma caixa, se possível, ou no menor número de embalagens que der, para facilitar a organização e evitar que eles se percam ao longo do caminho.

Quais são os erros mais comuns ao embalar os produtos para mudança?

Muitas pessoas cometem erros ao embalar suas peças, fazendo com que elas cheguem ao local de destino quebradas, arranhadas e com os demais tipos de danificação. Entenda as principais falhas para que possa evitá-las e garantir a proteção dos equipamentos:

  • deixar de preencher os espaços vazios com jornal, permitindo que haja atrito entre os produtos embalados e que eles se mexam ao longo do carregamento;
  • permitir que as caixas fiquem muito cheias, evitando que ela se feche da forma adequada — isso aumenta o risco dos pertences sofrerem avarias e ultrapassarem o limite máximo de peso que as pessoas responsáveis pela mudança conseguem carregar;
  • não utilizar papel entre as louças, cerâmicas e vidros, gerando chances para que as peças trinquem ou quebrem por serem bastante delicadas;
  • deixar de embalar os eletrônicos, não os acomodando em caixas apropriadas e não utilizar plástico bolha ou isopor, se necessário.
  • misturar todos os itens, sem utilizar um critério para guardar todos os objetos iguais ou com características semelhantes.

Gostou das nossas dicas de como fazer embalagem na mudança? Então, fique muito atento a esses pontos já que qualquer falha pode gerar problemas prejudiciais para o serviço de transporte contratado, gerando consequências como avarias dos itens e falta de localização.

Achou este conteúdo interessante? Então, siga agora mesmo as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros temas. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado