(Last Updated On: 18 de fevereiro de 2020)
Uma era de transformação digital e de automação está chegando para o setor de transportes. Entre as tendências mais relevantes, figura o conceito de data driven na logística.
Essa é uma solução utilizada por empresas que buscam coletar e processar dados de maneira extensiva, com o intuito de identificar insights sobre a performance das atividades executadas em todas as áreas de um empreendimento.
Neste conteúdo, você vai encontrar os principais elementos que precisa conhecer para implementar essa metodologia no seu negócio. Por isso, continue lendo e fique por dentro dessa inovação!
O que é data driven?
A Tecnologia da Informação (TI) é responsável por diversas mudanças na gestão de negócio, como a Logística 4.0, a Internet das Coisas e, mais recentemente, o data driven. Essa é uma expressão em inglês, que pode ser interpretada como a execução de uma atividade com base em dados e nas conclusões que são geradas a partir deles.
Nesse cenário, o gestor passa a depositar maior confiança nos registros do sistema e deixa de contar com fatores como a experiência e as suposições. Certamente, o objetivo não é eliminar o fator humano, mas sim, minimizar erros causados por variáveis que a equipe não é capaz de processar.
Como a área de transportes pode usar essa tecnologia?
Já sabemos que a operação de distribuição gera um grande volume de dados, que está em constante crescimento. Porém, poucas ações têm sido tomadas para analisar essas informações para convertê-las em ideias que aprimorem a gestão do negócio.
Em termos gerais, todo o planejamento da operação logística pode ser baseado em data driven. Veja, por exemplo, o planejamento das rotas de entrega, que constitui uma atividade de grande importância para os resultados da transportadora.
O que um sistema de informação integrado tem a oferecer?
Com um sistema de roteirização, é possível criar a rota mais ágil para que a mercadoria possa ser entregue ao seu destinatário. Vamos imaginar um cenário no qual a mesma rota foi utilizada semanalmente, durante um ano. Quais informações podem ser extraídas nesse período?
Vamos começar com as informações do rastreador, já que a maioria das empresas conta com essa tecnologia para proteger a sua frota. O relatório vai mostrar que o motorista percorreu essa distância sempre no mesmo prazo? É provável que não. Mas por qual motivo?
As condições climáticas são um fator, pois já sabemos que dirigir na chuva exige cautela. Da mesma forma, no período de chuvas, o asfalto tende a ser danificado e, para evitar acidentes e danos ao veículo, é necessário dirigir com a velocidade reduzida.
Até mesmo a realização de manutenções periódicas contribui para que sejam feitos reparos antes que o dano ocorra. O feixe de molas, por exemplo, é um equipamento que garante a estabilidade do caminhão, pois minimiza o impacto nos eixos.
Se o fabricante pode estabelecer que a troca deve ser feita a cada 60 mil quilômetros, essa é apenas uma recomendação. Mas, de acordo com os registros da área mecânica, as trincas começam a ser observadas a partir de 50 mil quilômetros. Portanto, é recomendado agir preventivamente para que o dano não ocorra durante a viagem, comprometendo, assim, o prazo de entrega.
Quais são as vantagens do data driven?
Como todo investimento em melhorias, é fundamental conhecer quais são os benefícios oferecidos em contrapartida. Vejamos quais são eles, agora!
1. Auxílio na tomada de decisão
No momento de formular a sua estratégia e definir as ações da transportadora, é essencial contar com informações precisas para subsidiar a tomada de decisão. Essa confiabilidade pode ser obtida por meio do data driven que, além de realizar a coleta de dados, gera relatórios de fácil compreensão.
Dessa forma, os gestores têm condições de perceber padrões, identificar problemas e desenvolver soluções com base em fatos.
2. Compartilhamento de informações
A cada dia, fica mais evidente como a demanda dos clientes é responsável pela criação de serviços logísticos cada vez mais qualificados. Nesse cenário, o compartilhamento de informações sobre a entrega já se tornou uma prática comum entre as empresas do ramo.
Com isso, o cliente pode consultar cada etapa do processo de entrega, desde o faturamento. Além disso, a maioria das ferramentas já oferece uma previsão e, no caso de sistemas mais completos, é possível consultar a localização da carga em tempo real.
3. Personalização das estratégias
A diversidade de empresas atuando no setor de transporte de mercadorias não fica restrita somente ao seu porte. Existem negócios que prestam serviços de:
- mudança;
- transporte de valores;
- transporte de alimentos;
- distribuição de medicamentos;
- movimentação de cargas especiais.
Fica claro que não há uma única receita para o sucesso tanto da operação como dos clientes. Por isso, as funcionalidades oferecidas por esse tipo de sistema possibilitam o desenvolvimento de estratégias customizadas para aumentar a eficiência do seu negócio.
4. Redução de desperdícios
Você sabe qual é o elemento em maior demanda pelas transportadoras? Tempo: para organizar os armazéns, para embarcar as mercadorias e para colocar o caminhão na estrada.
Mas, como nós já sabemos, “tempo é dinheiro” e o seu desperdício gera um prejuízo considerável para as suas organizações. Por esse motivo, o data driven surge como uma solução para otimizar os gastos.
Além disso, esse é um sistema que oferece alertas sempre que alguma atividade apresenta algum tipo de desvio, como a elevação com custos de combustível. Como resultado, a equipe pode agir para identificar as causas e solucionar o problema.
5. Otimização dos processos
Não é viável utilizar um recurso moderno e permanecer adotando processos de trabalho ultrapassados. O ganho de eficiência somente pode ser obtido a partir de um esforço de desburocratizar a operação e simplificar a execução das tarefas.
É fundamental destacar o papel de uma ferramenta de automação para assegurar a agilidade de atividades relacionadas:
- ao registro de pedidos de frete;
- à emissão de documentos fiscais;
- à programação da rota de entrega;
- à medição dos resultados operacionais;
- ao fluxo de entrada e saída de recursos.
A tecnologia do data driven é a prova de que é possível processar grandes quantidades de dados e extrair informações relevantes para o negócio. O desafio, agora, é fazer com que as empresas percebam o valor que pode ser agregado aos serviços de frete. Como resultado, é possível otimizar toda a cadeia de suprimentos por meio de análises confiáveis.
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