Os gastos com transporte representam uma grande parte das despesas com logística na maioria das companhias. Por esse motivo, implementar estratégias para garantir que a mercadoria chegue ao destino final em plenas condições e na hora combinada é essencial.
Uma boa ideia para resolver esse processo complexo é contar com o transporte intermodal.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda os principais pontos sobre o sistema intermodal, como importância, vantagens, diferenças em relação ao transporte multimodal, etc. Confira!
O que é o transporte intermodal?
O transporte intermodal é aquele feito por meio da utilização de mais de um modal. Nesse caso, os documentos de transporte são expedidos de forma individual para cada operação. Além da responsabilidade entre os transportadores serem divididas de acordo com o trajeto de transporte.
Toda vez que ocorre uma mudança de modal, um novo documento para acompanhamento da carga é feito e se torna vigente, pagando a cada transportador o frete correspondente.
O modo de tração e a acomodação das mercadorias continuam inalterados, mesmo que o modal de transporte seja modificado.
A finalidade é fazer com que os custos de cada modal sejam reduzidos, propiciando um gasto total mais vantajoso para as empresas que optam por esse tipo de operação.
O que são modais de transporte?
Modais de transporte são os diferentes meios ou modos pelos quais se realiza o transporte de mercadorias, pessoas ou informações de um ponto a outro.
Cada modal tem suas características específicas, vantagens, desvantagens, e é mais adequado para determinados tipos de cargas ou distâncias.
Quais tipos de modais do transporte participam do sistema intermodal?
Como vimos acima, os meios de transportes representam as várias maneiras possíveis de transporte de cargas de um ponto de saída a um ponto de chegada. Veja quais são:
Transporte Rodoviário
O modal rodoviário é aquele feito em rodovias, com ônibus, caminhões, carros, vans, entre outros. É o mais conhecido e usado no território nacional e continua crescendo cada dia mais.
O transporte rodoviário possibilita a criação de trajetos mais flexíveis, viabilizando diversos tipos de cargas.
Transporte Ferroviário
É aquele feito por vias férreas, em trens. O transporte via ferrovias é uma alternativa para um grande volume de cargas. Transitando por longas distâncias e com um trajeto fixo, não tem flexibilidade como o rodoviário.
De qualquer maneira, apresenta custo baixo quando comparado com os demais tipos de transporte e com grande capacidade para carregar cargas pesadas e grande quantidade de mercadorias.
É o tipo adequado para transportar commodities em grande quantidade, por exemplo, produtos siderúrgicos, fertilizantes, derivados do petróleo, etc.
Transporte Aquaviário
O modal aquaviário é realizado por meio de rios, mar ou lagos, usando navios ou barcos. Consegue transportar muita quantidade, da mesma forma que o modal ferroviário, sendo ideal para produtos que tenham baixo valor agregado.
Além disso, pode carregar produtos de vários tipos e em todos os estados (sólido, líquido e gasoso), mas que estejam bem condicionados em contêineres adequados.
Para elevar a produtividade desse setor no Brasil, é importante o investimento no setor. Um projeto que pode ser promissor é a BR do Mar que visa aumentar a capacidade da frota marítima dedicada ao transporte entre portos nacionais.
Transporte Aéreo
É o transporte feito pelo ar, por meio de aeronaves. Tem como característica principal a rapidez e facilidade em transitar por longas distâncias, no território nacional e internacional. É uma boa alternativa quando os quesitos segurança e tempo da entrega são prioridades do remetente.
Transporte Dutoviário
É aquele feito por meio de dutos e tubos subterrâneos, por exemplo, submarinos e semelhantes. Esse transporte ocorre pelo controle de pressão introduzida nesses dutos. É um modal que possibilita o transporte por longas distâncias e em grandes quantidades.
Quando avaliado com o transporte de carga rodoviário e ferroviário, o modal dutoviário está se torando uma das opções mais econômicas para os altos volumes de carga.
Um panorama sobre o transporte intermodal no Brasil
O sistema intermodal no Brasil ainda é precário quando falamos de investimentos relevantes do Governo. Contudo, a utilização de mais de um modal para o trajeto de cargas vem ganhando espaço.
Entre as mercadorias com maior predomínio nos transportes feitos por meio da intermodalidade estão commodities. Por exemplo, grãos e minério de ferro, todos entendidos como produtos de baixo valor agregado.
Por isso, para que eles se tornem competitivos, é fundamental um mecanismo de transporte eficaz, já que as despesas de transporte são uma parte considerável dos seus valores.
Sabendo escolher o modal mais apropriado a ser usado para o transporte da carga. Ainda na fase de matéria-prima ou já industrializada, uma organização pode elevar sua margem de lucro minimizando os gastos de distribuição com produtos danificados e logística reversa.
Qual é a importância do transporte intermodal para a logística?
A utilização de mais de um modal representa a reunião das vantagens de cada um, que podem se dar pelo serviço ou pelo custo. Associado a isso, é preciso considerar o valor agregado das mercadorias a serem transportadas e também a segurança.
Um exemplo é: o transporte rodo-ferroviário tem como benefício a junção da menor burocracia com as documentações e o baixo custo do modal ferroviário.
Alinhados, possibilitam uma entrega ao destinatário final com um custo atrativo e um preço um pouco maior, buscando um equilíbrio entre o serviço prestado e valor.
Se avaliarmos a competitividade entre rodovia e ferrovias, é possível compreender que para certas distâncias e determinados volumes de carga o uso de mais de um modal é a forma mais efetiva de realizar a movimentação.
Quais as vantagens do sistema intermodal?
O transporte intermodal oferece às companhias várias opções de transporte combinadas conforme o destino final e o tipo de produto carregado.
Usar esse sistema pode ser muito benéfico, principalmente em algumas regiões em que um meio de transporte pode ser mais viável. Em todas as situações, a finalidade é identificar as melhores alternativas para a entrega das mercadorias.
O intermodal consiste em combinar os diferenciais dos diversos modos de transporte, gerando resultados importantes. Essa é apenas uma de suas vantagens. Veja a seguir as principais:
- diminuição dos custos nas operações;
- redução da emissão de gases poluentes;
- minimização do movimento nas rodovias;
- aumento da segurança em relação ao transporte;
- economia no consumo de energia;
- horários alternativos para o transporte de carga;
- aumento da competitividade, entre outros.
Com as vantagens mencionadas acima, é possível entender que o transporte intermodal pode ser uma excelente estratégia para aprimorar os processos logísticos de qualquer empresa.
Por esse motivo, o sistema intermodal vem sendo muito requisitado por grandes negócios, já que atua com o objetivo de gerar valor compartilhado que se estende por toda a cadeia de suprimento, com a integração e parceria entre as instituições.
Existe também uma grande chance de redução dos custos quando o processo é feito por mais de uma empresa.
O que diferencia transporte intermodal e transporte multimodal?
Apesar de serem termos parecidos e tratarem do mesmo assunto, que é o carregamento de carga por mais de um modal até o destino final, os transportes multimodal e intermodal são diferentes.
O transporte multimodal também consiste no uso de vários modais, com a finalidade de ganhar rapidez e eficiência nos processos de transbordo.
Documentação
O transporte multimodal vincula toda a operação em um documento único, o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC) emitido pelo Operador de Transporte Multimodal (OTM), independente das diversas combinações que podem ser usadas.
Para saber mais sobre o CTe multimodal, assista o vídeo abaixo:
Por exemplo, se começar com o transporte de trem, depois transferir para um caminhão, toda essa movimentação terá um único documento expedido pelo mesmo OTM.
Também é necessário salientar que o CTe multimodal é valido tanto como documento fiscal do transporte como contrato de prestação de serviços.
Já no caso do transporte intermodal, sempre que houver a troca de transportes será expedido um Conhecimento de Transporte separado. Cada um desses documentos é reconhecido como um novo contrato.
Contrato
Na multimodalidade existe um único contrato entre OTM e cliente e todos os processos referentes à responsabilidade civil, contratação de seguros obrigatórios, registro e outras questões são discutidos entre as duas partes.
O sistema intermodal tem uma vasta quantidade de contratos, já que a cada rota o cliente deve realizar um novo contrato com os transportadores de forma individual, que podem ter cláusulas, prazos, preços e demais pontos distintos.
Nesse caso, a diferença entre as duas modalidades está na parte burocrática, já que não existe alteração efetiva na parte operacional e no manuseio das cargas em si.
Divisão de responsabilidade
A figura do OTM pode não fazer movimentações de transporte, porém é o único responsável por toda efetivação do serviço.
Entre suas funções está o planejamento e a organização de como será a troca de modais. Por esse motivo, é comum que exija uma verificação dos produtos a toda mudança entre veículos.
Essa responsabilidade é seguida de várias exigências, como garantia de existência de espaços apropriados para armazenagem, procedimento de baldeação, transporte e outros fatores necessários.
O OTM precisa ter os atrativos que possibilitem o transporte, como carretas, navios, trens, entre outros. É importante destacar que, para emitir o CTe multimodal, os operadores logísticos devem ter habilitação e registro como OTM na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Na intermodalidade, a responsabilidade é separada entre os transportadores de cada modal e trajeto utilizado. Dessa forma, eles respondem somente pelo transporte que estão realizando.
Qual a relevância do transporte intermodal para o Brasil?
Apesar das reconhecidas adversidades no que tange à infraestrutura brasileira de transportes por falta de investimento, o transporte intermodal se torna cada dia mais eficiente.
Contudo, ampliar a rede ferroviária, rodoviária e aquaviária é necessário, com intuito de melhorar a matriz de transporte brasileira para viabilizar cada vez mais o fornecimento do serviço pelas transportadoras.
Analisar a competitividade de cada modal, sua aplicação e possível uso da companhia pode elevar as opções de transporte da mercadoria e diminuir os custos do processo logístico.
O aumento da qualidade dos transportes e a adequação dos seus fretes, além de fortalecer a competitividade, criam uma expectativa de renda e diminuição de gastos em toda a cadeia logística.
Conclusão
Agora você entende melhor o que é o transporte intermodal e como ele pode auxiliar no aprimoramento e na qualidade dos serviços logísticos.
Porém, para usufruir de todas as vantagens oferecidas, é preciso que ele seja bem planejado, com o objetivo de evitar atrasos e eventuais problemas durante o trajeto.
Pelo fato de a responsabilidade versar sobre mais de uma transportadora, é primordial que exista uma sincronia para que tudo ocorra conforme o planejamento e atenda adequadamente os interesses dos usuários do serviço.
Além disso, o investimento em infraestrutura, tecnologia e redução da burocracia é uma contribuição importante para o avanço de uma modalidade de transporte tão importante para o processo de transporte no país.
Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para ler sobre como fazer uma gestão de transportadora realmente eficiente e aprenda mais sobre o tema!
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