Dia do motorista: como melhorar o dia dos profissionais das estradas

Os motoristas são profissionais indispensáveis para a logística, e por consequência, para toda a economia brasileira, sabemos que sem eles o país todo literalmente para.

Para dar mais visibilidade a estes trabalhadores, nada melhor do comemorarmos o dia deles! Confira abaixo dicas para fazer o dia do motorista melhor!

Quando é comemorado o dia do motorista?

O dia do motorista é comemorado em 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas no Brasil. O nome Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”, pouco se sabe sobre a história do padroeiro, mas diz a lenda que ele ajudava pessoas a cruzarem um rio carregando-as nas costas.

Em nosso país, diversas empresas e entidades utilizam a data para realizarem campanhas e celebrarem o dia do motorista, dada a importância da profissão para toda a economia e sociedade brasileira.

Existem outras datas que são usadas para comemorar o dia do caminhoneiro, como dia 30 de junho, celebrado principalmente no estado de São Paulo.

Direitos dos motoristas

Grande parte dos direitos dos motoristas está previsto na Lei N° 13.103/2015 conhecida popularmente como Lei do Caminhoneiro. Apesar de ser de 2015, esta norma sofreu alterações devido as diversas manifestações que ocorreram em 2018.

A Lei do motorista alterou dispositivos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e ainda vem sofrendo alterações como aquelas realizadas pelo STF (Supremo tribunal Federal) ocorridas no meio do ano passado.

Confira abaixo os principais itens da Lei do motorista:

Jornada de Trabalho

  • Jornada máxima: 8 horas diárias;
  • Permitidas 2 horas extras ou, com acordo coletivo, até 4 horas extras por dia;
  • Sem horário fixo de início e término;
  • jornada computada enquanto à disposição da empresa;
  • Jornada pode chegar até 12 horas, incluindo intervalos para descanso, refeições, períodos de espera e pernoites.
  • Motorista pode gerir sua jornada, mas deve:
    • Descansar 30 minutos a cada 6 horas de condução;
    • Ter intervalo mínimo de 1 hora para almoço.
  • Em casos justificados, pode estender tempo de direção até encontrar local seguro para parar.

Descanso

  • Dentro de 24 horas, motorista deve ter 11 horas de descanso;
  • Para viagens de mais de 7 dias, pode repousar até 24 horas;
  • Locais permitidos para repouso: hotéis, pousadas, alojamentos, postos de combustíveis, pontos de parada e apoio, rodoviárias, refeitórios.

Jornada e Descanso para Motoristas que se Revezam ao Volante

  • Motoristas que se revezam podem cumprir jornada incluindo pausas para almoço no veículo;
  • Devem cumprir 11 horas ininterruptas de descanso fora do caminhão ou na cabine leito com o veículo parado.

Férias

  • Férias podem ser divididas em até três partes;
  • Um dos períodos deve ser de no mínimo 14 dias seguidos;
  • Nenhum período pode ser menor que 5 dias consecutivos.

Remuneração

  • Não pode ser menor que um salário mínimo ou inferior ao piso salarial da categoria;
  • Formas de pagamento podem ser combinadas entre empregador e funcionário.

Quais atitudes fazem um bom motorista?

Grande parte dos motoristas possuem bastante habilidade para dirigir vários tipos de caminhões, pois muitos já estão a bastante tempo nas estradas. Existem vários vídeos na internet de motoristas realizando manobras difíceis como estacionar em locais apertados.

Entretanto, bons profissionais não apresentam apenas capacidade técnica (o que é claro, é muito importante), mas também cumprem outros requisitos que fazem toda a diferença, entre eles:

Respeitar as leis de trânsito

É comum vermos notícias de acidentes de trânsito nas diversas mídias disponíveis. Muitos são pelo fato das estradas brasileiras padecerem de cuidados, embora muitos poderiam ter sido evitados.

Neste contexto, respeitar as leis de trânsito é fundamental para conseguir manter a segurança de todos no trecho de transporte. Entre elas estão:

  • Sempre usar cinto de segurança;
  • Respeitar os limites de velocidade;
  • Não ultrapassar em local proibido;
  • Respeitar a capacidade de carga do caminhão.

Ter um direção defensiva

Existe um ditado popular que diz que para evitar acidentes no transito, é necessário cuidar de si mesmo e também dos outros, é a sabedoria popular está correta. Basicamente, é isso que a direção defensiva proporciona: adotar práticas ao dirigir que buscam minimizar os riscos de acidentes.

Treinamentos e capacitações

Um bom motorista sempre irá buscar mais conhecimento e capacidade para prestar seus serviços da melhor forma possível.

Mesmo que um motorista tenha bastante experiência na estrada, ele poderá aprender sobre outras coisas como mecânica, saúde em espaços fechados, cuidados com produtos perigosos, etc.

Ações para comemorar o dia do motorista

As transportadoras e outras empresas de logística podem aproveitar a data para prestar reconhecimento a estas pessoas. Confira as dicas que preparamos para aproveitar melhor este dia:

Brindes

Quem não gosta de receber um presente, não é mesmo? Neste dia, aproveite para fornecer brindes aos motoristas, que podem ser coisas simples como camisetas, bonés, xícaras e outros produtos personalizados.

Ou podem ser presentes de maior valor como vale compras ou artigos de valor mais elevado mais úteis para a profissão, como óculos escuros. O importante mesmo é não deixar o dia passar em branco.

Homenagens

Vários motoristas dedicam anos de suas vidas no transporte de cargas mas poucas vezes recebem reconhecimento pelo que fazem.

Realizar uma homenagem formal aos seus motoristas e falar o quanto são importantes, não apenas para a empresa mas também para toda a nação pode ser muito enriquecedor e emocionante para ambas as partes envolvidas.

Estabelecer recompensas com base em pontuações

Uma forma de apoiar os profissionais do transporte e ainda ajudá-los a melhorar o desempenho no trabalho é promover competições saudáveis entre os motoristas. Os motoristas que atingirem determinadas metas ou ficarem bem posicionados podem ganhar brindes e bonificações.

Alguns sistemas de transportadora, como o Bsoft TMS, permitem a criação de uma classificação para verificar quais motoristas economizam mais combustível, levam menos multas ou cuidam mais do caminhão.

Gostou destas dicas? Compartilhe com alguém que queira comemorar o dia do motorista também!

O post Dia do motorista: como melhorar o dia dos profissionais das estradas apareceu primeiro em Blog Bsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado