Demanda sazonal na logística: saiba como lidar!

A sazonalidade é um termo que se refere a estações, a determinadas épocas. Logo, a demanda sazonal é a demanda que aumenta, de forma significativa, em uma época do ano — ou até só acontece em determinada época.

A sazonalidade pode ter causas diferentes, como as estações do ano, certos eventos (Copa do Mundo, carnaval) e datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Final de Ano).

Esse aumento temporário, embora muito aguardado pelas empresas, geralmente representa um grande desafio. Confira, neste post, como acontece a demanda sazonal e dicas para lidar com ela!

Como funciona a demanda sazonal na logística?

As empresas de diferentes segmentos passam por períodos de oscilação no volume de vendas, em que os produtos se destacam mais porque são mais procurados, sendo assim negociados em quantidades maiores.

Na logística das empresas, o aumento nas demandas causa desafios em áreas diferentes, desde a gestão das operações até o valor do frete e o prazo de entrega.

Para lidar com a situação, o processo de distribuição deve ser planejado com cuidado, de forma a garantir que as mercadorias sejam entregues aos clientes.

Vale lembrar que os clientes, além das expectativas em relação ao preço, também procuram frete gratuito e um prazo curto de entrega.

Como lidar com a demanda sazonal?

Para lidar, com sucesso, com a demanda sazonal, as estratégias podem mudar de acordo com o perfil de cada negócio. Mas existem dicas que valem para todas. Confira:

Planejamento logístico

O passo inicial para determinar o estoque sazonal é realizar o planejamento logístico. O estoque de sazonalidade representa todo produto necessário para suprir a demanda de uma época específica.

Planejar a demanda sazonal ajuda a manter a satisfação dos clientes e um faturamento mais atrativo. O planejamento é necessário para assegurar que as operações e a tomada de decisões sejam mais eficientes.

Previsão de demanda

A partir da previsão da demanda, é possível se preparar para obter os resultados almejados. A previsão depende de uma avaliação detalhada de fatores internos e externos à empresa.

O negócio deve se preparar internamente para os fatos externos, pois assim será possível reduzir significativamente as incertezas e os riscos que tendem a comprometer os lucros e a competitividade da empresa.

Inventário atualizado de estoque

Inventariar o estoque significa detalhar todos os itens que estão armazenados, ou seja, é necessário listar todos os itens alocados no estoque.

A atualização do inventário é fundamental para que a empresa tenha conhecimento efetivo sobre as mercadorias estocadas e, assim, possa melhorar a tomada de decisões.

Indicador de desempenho

O índice de desempenho é uma ferramenta de gestão útil para monitorar os resultados das ações. Desse modo, o gestor precisa acompanhar o nível de produtos estocados relacionados à demanda sazonal. Para isso, pode ser usado um indicador que permite identificar meios de otimizar ou corrigir os processos.

Logística interna eficiente

A intralogística, que corresponde à logística interna, é uma parte da logística que entende os fluxos de informação e de itens no espaço interno da empresa.

Uma logística interna ajuda a desenvolver estratégias, a diminuir gastos, a melhorar a qualidade do atendimento aos clientes.

Parceiros confiáveis

Outra dica é fazer parcerias com empresas confiáveis, aptas a entender e suprir a demanda sazonal com sucesso. É provável que as empresas que atuam como parceiros também apresentem aumentos nas mesmas épocas do ano.

O gestor deve se certificar de que os parceiros lidarão bem com a situação, de maneira que o auxiliem no momento certo, e vice-versa.

A recomendação é fechar parcerias com organizações e pessoas que sejam responsáveis, que entendam a relevância de respeitar os prazos.

Identificação de oportunidades

O mercado de sazonalidade é seletivo. Isso pode ser um problema, mas também é uma oportunidade para que o negócio se sobressaia.

Considere, por exemplo, que uma empresa que vende roupas femininas apresenta demanda duplicada no Dia das Mães e triplicada no Natal e Ano Novo. São boas oportunidades para investir no lançamento de novos produtos e em promoções atrativas.

Para isso, contudo, é necessário estudar as tendências do mercado e identificar as estratégias das empresas concorrentes.

Aluguel da frota

Um dos principais transtornos para suprir a demanda sazonal é o tamanho da frota. Em geral, o total de veículos é proporcional à média de uso na maior parte do ano, já que manter caminhões ociosos envolve gastos relevantes com impostos, manutenção e seguros, além da necessidade de espaço para armazenar a frota.

Porém, quando a demanda aumenta, as entregas também aumentam. Enfim, pode existir a necessidade de mais veículos para realizar o transporte das mercadorias.

Nessas épocas, a terceirização de veículos extras pode ser uma boa solução. A empresa pode, dessa forma, fazer contratos de aluguel mensais ou diários, conforme as necessidades.

O aluguel diário pode oferecer veículos somente para os dias de movimento mais intenso ou para os dias em que a entrega será feita. O aluguel mensal, por sua vez, vale a pena se existirem mais entregas. Uma vantagem é que o custo por dia tende a ser menor que no aluguel diário.

Sistema de gestão

Usar um sistema de gestão mais avançado também contribui para organizar a demanda sazonal com eficiência. Um bom sistema destinado a transportadoras consolida dados e permite a análise mensal. Esse controle possibilita â empresa identificar, antecipadamente, os períodos de sazonalidade, em que o faturamento tende a aumentar e, dessa forma, tomar ações sobre o assunto.

A tecnologia, como uma plataforma de gestão, pode ajudar a empresa a se preparar para datas especiais (Black Friday, Natal, Final de Ano, Dias das Mães, dos Pais, das Crianças) na medida em que favorecem a análise de mercado e do histórico de vendas, a manutenção de estoque, a definição do perfil dos clientes, o controle das finanças, a definição mais adequada do layout da empresa, as soluções de segurança, a gestão dos canais de vendas online e assim por diante.

A gestão da demanda sazonal sempre se beneficia com tecnologias de ponta, que sejam específicas para a logística de transportadoras.

Depois de conferir nossas dicas para lidar com a sazonalidade, entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Trabalhamos com softwares desenvolvidos especificamente para o setor de transporte de cargas. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado