Evasão de balança: quais veículos são obrigados a passar na pesagem?

Você já parou para pensar sobre os motivos de haver pesagem nas estradas? Sabia que a evasão de balança é uma infração grave que pode gerar multas e retenção do veículo?

Continue a leitura deste post até o final para saber como evitar penalidades e garantir a segurança de suas entregas.  Entenda quais veículos são fiscalizados e de que forma é feita a aferição de peso. Mantenha a sua credibilidade no mercado e a confiança de seus clientes.

Boa leitura!

O que é evasão de balança?

Escapar da balança é quando condutores propositalmente se desviam da pesagem obrigatória. Assim, quando desejam evitar sanções, ou economizar tempo, os motoristas evitam pesar seus veículos.

A multa de evasão de balança é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para automotores cujo peso total encontra-se acima do permitido. Ou quando não se submetem à medição obrigatória nas rodovias.

A pena por escapulir da pesagem é de R$ 195,23, é também uma infração grave que gera 5 pontos na carteira de quem estiver na direção.

A fiscalização dos limites de toneladas é feita por meio de balanças instaladas nas vias de circulação, que podem ser fixas ou móveis.

O objetivo do controle de pressão sobre o solo é evitar que meios de transporte sobrecarregados causem danos ao pavimento, à segurança e ao meio ambiente.

Para evitar a multa de evasão de balança, os condutores devem seguir as orientações da sinalização e se dirigirem às áreas de medição quando necessário.

Caso ocorra alguma fuga da pesagem para evitar atraso na entrega, por exemplo, pode haver flagrante por câmeras, radares ou pelas blitz de plantão. O que incorrerá em multas pela infração. Nessas situações a multa pode ocorrer por fiscalização eletrônica analisando o porte do veículo e muitas vezes o proprietário se dá conta das normas quando é notificado sobre uma multa nesse sentido.

Quais veículos são obrigados a passar na pesagem?

De acordo com a Resolução CONTRAN Nº 902/2022, são considerados veículos pesados:

  1. ônibus;
  2. micro-ônibus;
  3. caminhões;
  4. caminhões-tratores;
  5. tratores de rodas;
  6. tratores mistos,
  7. chassis-plataformas;
  8. reboques;
  9. semirreboques.

Além de quaisquer combinações que sejam feitas com os veículos citados. Todos esses meios de transporte são obrigados a adentrar nas áreas destinadas à pesagem veicular, caso contrário ocorre a evasão de balança.

O controle funciona da seguinte maneira: o automotor passa por uma balança dinâmica que mede a capacidade de peso total e por eixo.

Se houver excesso de carga, o automóvel é direcionado para uma balança estática que confirma a medição. Caso seja confirmado o sobrepeso, haverá multa. Em seguida, quem estiver na direção deve regularizar a situação antes de seguir viagem. Em algumas situações é preciso fazer o transbordo da carga para outro veículo.

Tem dificuldades em reconhecer os tipos de veículos mais comuns? Acesse o nosso “Simulador de Capacidade de Carga” e confira os veículos e suas capacidades de carga.

Quais são os sistemas de pesagem existentes?

Há dois tipos de sistemas de pesagem que são:

  • estáticos;
  • dinâmicos.

Os sistemas estáticos são aqueles que exigem a parada do transporte sobre uma balança para ser pesado. São mais precisos, mas também mais lentos e demandam mais espaço.

Os sistemas dinâmicos são aqueles que permitem que o peso da condução seja apurado em movimento, sem parar no posto fiscal. São mais rápidos e eficientes, mas também mais complexos e sujeitos a erros.

Independente do tipo de equipamento, a evasão de balança é uma infração grave que gera perda de pontos na carteira e prejuízos para as transportadoras. Então, é melhor que você acompanhe as atualizações da legislação e faça medições prévias antes de colocar seus veículos para rodar.

Fique por dentro do que ocorre nas estradas e converse com colegas de profissão. Mantenha a sua credibilidade no mercado e a confiança dos clientes nos seus serviços.

Deseja saber mais sobre como evitar penalidades pelo excesso de peso? Então leia também o artigo: “Saiba tudo sobre multas de trânsito no transporte de cargas“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado