Trabalhar com transportes e logística é se deparar constantemente com siglas, conceitos e palavras. Algumas delas são referentes a impostos, outras se referem a modalidades de transportes, como o Frete FOB, que vamos falar sobre neste post!
O que é FOB?
FOB é uma sigla para “Free on Board”, que em tradução literal significa “livre a bordo”. Em resumo, significa que a responsabilidade pelo transporte e todos os custos envolvendo o mesmo são por conta do comprador. Este tipo de frete é muito utilizado em negócios B2B (business to business), ou seja, operações realizadas entre duas empresas.
Quem paga o Frete FOB?
Na maioria das vezes, o vendedor é o remetente e o comprador é o destinatário do transporte, sendo assim, costumamos dizer que o Frete FOB é pago pelo destinatário.
Vale a penas destacar que não é apenas o valor do frete que é pago pelo destinatário, mas também os valores de seguro, mão de obra e outras taxas que envolvem o processo de transporte.
Por exemplo: determinada empresa realiza a fabricação de óleos essenciais, e precisa que a matéria prima chegue em perfeito estado para a elaboração. Desde modo, ela mesma faz a coleta e o transporte do produto diretamente da cooperativa que realiza a extração do material.
Qual é a diferença entre CIF e FOB?
Como já foi mencionado anteriormente, no Frete FOB, a responsabilidade pelo pagamento do frete e demais custos de transporte fica por conta do destinatário, vendedor, ou ainda importador.
Em contrapartida, além do Frete FOB, existe o Frete CIF, que também é uma sigla derivada do inglês (cost, insurance and freight) e em português significa custo, seguro e frete, evidenciando que estes gastos correspondem ao vendedor da mercadoria.
O Frete CIF é comumente utilizado em operações de venda ao consumidor final, uma vez que é muito mais prático receber o produto sem precisar se preocupar com frete, ou de que forma ele será entregue.
Mais detalhes das diferenças entre o Frete CIF e FOB você pode verificar no vídeo disponível em nosso canal no YouTube:
Quais as vantagens do Frete FOB?
Uma das principais vantagens do Frete FOB é o controle que o comprador pode ter sobre o transporte. Ele pode escolher a transportadora de sua preferencia, definir os prazos e valores e ainda monitorar todo o trajeto do inicio ao fim.
Outro atrativo é com relação ao custo do transporte, uma vez que ele não estará embutido no valor do produto, como ocorre no Frete CIF, tornando a mercadoria mais barata e o valor do frete em si geralmente sai mais em conta quando utilizada a modalidade FOB.
Quando utilizar o FOB?
O FOB pode ser utilizado quando o destinatário deseja ter mais controle sobre a mercadoria, e é geralmente usado quando o valor da carga é mais alto ou é alvo de roubos, elevando o valor do seguro. Como exemplo de cargas que utilizam este tipo de frete, estão medicamentos, eletrônicos etc.
O Frete FOB também é utilizado por grandes empresas que desejam seguir determinado padrão de qualidade ou seguir um gerenciamento de risco. Um exemplo corriqueiro de utilização do Frete FOB é a modalidade “a pagar” dos correios, que permite que o destinatário realize o pagamento no momento da entrega.
Você conhece alguém que pode se beneficiar conhecendo e utilizando o Frete FOB? Compartilhe com esta pessoa nas redes sociais!