As vantagens da logística integrada são várias. Com ela, você consegue otimizar a mão de obra, reduzir custos, minimizar as falhas e agilizar processos. Além disso, o cliente final vai ficar muito mais satisfeito, o que vai impactar no seu lucro e no aumento de pedidos. Por isso, neste post, vamos explicar mais sobre seus benefícios.
Para tal, começaremos abordando sobre o conceito de logística integrada e, em seguida, falaremos de 5 vantagens dela para a sua transportadora. Por fim, mostraremos como implementar a logística integrada na transportadora.
Fique com a gente e saiba como melhorar seus processos logísticos!
O que é logística integrada?
Trata-se de um método que unifica diferentes departamentos e procedimentos da cadeia logística, a fim de torná-la mais produtiva e ágil, entre outros benefícios. Ela atua sobre a criação do item até a entrega dele.
Para isso, são implementadas ferramentas tecnológicas, como aplicativos de gestão, capazes de interligar os dados dessas diferentes ferramentas e tornar os processos mais ágeis e as decisões mais assertivas. Três segmentos são os principais:
- gestão de materiais — responsável pela entrada e saída de insumos, lidando com os fornecedores e acompanhando o estoque;
- movimentação deles — incumbida pelo abastecimento da linha de produção dentro empresa e pela manipulação dos materiais;
- distribuição — atuante na entrega das mercadorias até os pontos de venda ou o cliente final.
Quais são as vantagens da logística integrada?
Algumas já foram citadas, mas agora vamos nos aprofundar nessas qualidades da logística integrada.
1. Aumenta a produtividade
Com a otimização, a empresa consegue agilizar os procedimentos, diminuir erros e elevar a produtividade. Isso ocorre porque a melhor organização dos times e da infraestrutura logística vai deixar tudo e todos mais concatenados. Isso possibilita um andamento mais fluído, correto e rápido dos processos, gerando mais produtividade.
2. Garante a segurança da transportadora
Tal aspecto é referente tanto à efetividade de entregas como à segurança relacionada a funcionários, produtos e clientes. O uso de aplicativos de roteirização viabiliza escolher os melhores percursos, tornando a entrega mais ágil.
Já a movimentação de materiais lida com a segurança das mercadorias, observando e zelando por procedimentos adequados, focados no cuidado com os itens e as pessoas que os manipulam.
3. Reduz os custos
A logística integrada consegue minimizar falhas e gargalos na cadeia de suprimentos. Muitos desses erros têm a ver com desperdício de insumos (como combustível) e danos de mercadorias e materiais. Tudo isso é minimizado ou eliminado.
Isso ainda vai gerar menos retrabalho, elevando, mais uma vez, a produtividade e o ganho final.
4. Torna a empresa mais competitiva no mercado
Uma cadeia de suprimentos mais eficiente fortalece a empresa entre os demais concorrentes, tornando-a uma referência. Consequentemente, vai acarretar mais clientes e lucro e alavancar o calor de mercado dela.
5. Eleva a satisfação do cliente
Ao integrar os processos logísticos, será possível entregar mercadorias de modo mais seguro e rápido. Isso, consequentemente, impacta a qualidade de experiência do cliente. Ele vai ficar mais satisfeito, fará mais pedidos e falará bem da empresa.
Como aplicar a logística integrada?
Para integrar toda a cadeia, é necessário vincular setores e dados e sempre atualizá-los. Por isso, são indispensáveis softwares de gestão logística. Eles unificam os setores e os dados, mantendo-os atualizados em tempo online, além de facilitarem a consulta, a comunicação e os processos repetitivos.
Portanto, as vantagens da logística integrada são muitas e imprescindíveis para tornar sua empresa mais produtiva e competitiva, seus funcionários mais seguros e contentes com procedimentos otimizados, e clientes mais satisfeitos.
Confira também como sempre garantir o prazo de entrega!