Você sabe qual é a importância de contar com a tecnologia de controle de entregas? Ter uma boa gestão das entregas pode ser muito útil ao seu negócio. Por meio dela, há a oportunidade de garantir mais segurança quanto aos prazos, acompanhamento preciso das entregas, bem como reduzir custos para o negócio.
Como sabemos, cortar gastos sem que isso traga reflexos para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pode ser um desafio para grande parte das empresas, inclusive as da área da logística.
Pensando nisso, elaboramos este material para explicar como a tecnologia pode auxiliar nesse sentido. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Qual a importância da tecnologia para o controle de entregas?
Antes de mais nada, é importante considerar que, à medida que o volume de entregas de uma transportadora cresce, fica cada vez mais difícil evitar erros e fazer esse controle de forma eficiente. Por essa razão, é necessário ir em busca de softwares que contribuam para a automatização desse processo, de modo que agregue dados a diferentes operações.
Além disso, o uso da tecnologia contribui diretamente para contornar alguns desafios do controle de entregas, como:
- ter visibilidade sobre ocorrências de entregas;
- contar com o entendimento sobre o percentual de entregas realizadas, pendentes e em atraso;
- comunicar ocorrências sobre o andamento de entregas com os envolvidos;
- trazer informações corretas sobre o serviço executado aos clientes.
Também destaca-se o fato de que, quando não há investimento em nenhum tipo de solução, a empresa não conta com dados sobre os processos. Quanto mais informações, melhor para as tomadas de decisão.
Quais os benefícios da tecnologia para o controle de entregas?
Quando ressaltamos sobre os benefícios da tecnologia de controle de entregas, destaca-se o fato de que os próprios motoristas alimentam a base de dados sobre ocorrências de entregas a partir de seus celulares. Dessa forma, há uma atualização contínua das informações, de modo que é possível atuar em cada caso de acordo com os problemas relatados nas entregas.
Também é um diferencial dessa tecnologia o fato de que a gestão terá um panorama dos índices de entregas feitas dentro do prazo, entregas em atraso e também as pendentes, conforme abordamos. Por meio da ferramenta, é possível ainda entender onde o veículo está, bem como compartilhar informações precisas para que o cliente tenha ciência de seu pedido.
Como a tecnologia de controle de entregas funciona?
A tecnologia de controle de entregas normalmente funciona por meio de plataformas que podem ser integradas ao sistema de emissão fiscal das transportadoras. Consequentemente, a equipe tem a rotina facilitada, uma vez que podem utilizar as informações do CTe e do MDFe para começar o processo de acompanhamento de entregas dos veículos. Isso torna muito mais simples e ágil o processo de mapeamento da entrega.
Com o apoio de aplicativos próprios, os motoristas podem identificar os documentos da viagem relacionados ao seu CPF, iniciando o processo de viagem e realizando o lançamento das ocorrências, enviando para a equipe em tempo real.
Quando o motorista chega ao seu destino, ele tem a possibilidade de notificar a entrega via foto do canhoto ou por assinatura digital, assim como notificar qualquer tipo de falha do processo ou a recusa do cliente, em casos específicos.
Dessa forma, o gestor pode consultar a qualquer momento o histórico de uma viagem, bem como verificar o período e identificar índices de sucesso das entregas feitas no prazo. Um exemplo de solução otimizada nesse sentido é o Comprovei Cargo.
O motorista no centro do controle de entregas
Com uma solução como o Comprovei Cargo o motorista instala o aplicativo no app para celular e assim vários dados de ocorrências da viagem e registro dos canhotos são registrados em tempo real durante as operações diárias. Assim, o gestor ou operacional da transportadora apenas precisa fazer conferências e análises de dados. Não é necessário mais o controle manual e armazenamento de canhotos físicos.
Como o aplicativo do motorista possui geolocalização é possível também visualisar em mapa a localização aproximada do veículo em viagem. Assim, é possível analisar no painel se a entrega está próxima de ser finalizada.
Ganhos
A partir da consulta desses históricos, a empresa pode identificar nas ocorrências quais foram as rotas mais problemáticas, pensar em opções alternativas e gerenciar trajetos que trazem redução de custos e mais segurança aos motoristas. Outro exemplo de benefício: se um atraso ocorre por excesso de avarias nos veículos, pode-se ainda pensar em alternativas para a manutenção preventiva que não vem sendo executada.
Melhorias no processo de entrega
Com o uso da ferramenta, ainda é possível identificar algumas outras informações que são relevantes para implementar melhorias no processo de entrega. A primeira delas é a identificação de quais motoristas realizam as entregas com maior sucesso (dentro do prazo): os profissionais próprios ou terceirizados.
Dessa forma, há a possibilidade de verificar o diferencial dos colaboradores e replicar as técnicas aos demais profissionais, de modo que a produtividade aumente.
Outro ponto que se destaca é o fato de que a transportadora se torna mais digital. Como abordamos, os motoristas encaminham o canhoto da entrega por meio de aplicativos. Com isso, temos um diferencial competitivo em relação ao mercado, pois utilizar documentações como essa em papel é algo ultrapassado.
Benefícios para o cliente
A tecnologia também traz benefício para o próprio cliente. Ele pode ser avisado em tempo real sobre a situação de sua entrega, o que aumenta a credibilidade do negócio e a sua satisfação. Dessa forma, os resultados pré-estabelecidos no planejamento podem ser alcançados com mais facilidade, além de ser um fator que faz com que haja fidelização de público e atração de pessoas interessadas, uma vez que o seu nome será conceituado no mercado.
A credibilidade pode ser observada também pela transparência em todo o processo. Se um cliente deseja identificar informações e dados a respeito sobre a sua encomenda e não encontra em nenhum local, naturalmente ele tende a ficar receoso quanto à postura adotada pela sua empresa.
Centralização de informações
Por fim, destacamos o fato de que vai haver centralização de informações sobre a entrega em uma única ferramenta. Ou seja, as pessoas de sua equipe também terão produtividade aumentada. Em apenas uma solução, ela pode conferir informações úteis sobre as entregas feitas, quais são aquelas que tiveram algum tipo de problema, quais são os clientes para determinado período, entre outros pontos relevantes.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a tecnologia de controle de entregas, além de conferir como elas podem ser úteis para que haja mais transparência em seu negócio e maior produtividade de toda a equipe. Por isso, contar com uma empresa com tradição no mercado e que tenha um ótimo suporte contribuirá para que todos esses ganhos sejam usufruídos com mais facilidade.
Se você deseja entender um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!