1PL, 2PL, 3PL, 4PL, 5PL: conheça mais sobre os provedores logísticos

Elevar a qualidade da cadeia logística é indispensável para os comércios virtuais e demais empresas dependentes de tal setor. Fazer isso de modo o mais econômico possível é o ideal. No entanto, essa é uma tarefa com alguns desafios a superar. Para ajudar nisso, vamos explicar mais sobre 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL.

Essas siglas tem a ver com o envolvimento com uma empresa parceira para melhorar a qualidade da operação logística. Conhecer tais termos e conceitos é crucial para contratar uma especialista logística excelente, otimizar o setor e, desse modo, aumentar a satisfação do cliente com entregas benfeitas, sempre dentro do prazo.

Por isso, neste post, vamos falar com detalhes no que consistem as PLs e o nível de operação logística. Falaremos também o que é o provedor logístico e como funcionam os serviços prestados por ele, ressaltando a sua importância, além de abordarmos as vantagens de optar por uma parceria como essa e de que modo escolher a empresa ideal.

Fique conosco e melhore a sua operação logística!

1. O que é um provedor logístico?

O provedor logístico é uma empresa contratada para realizar atividades logística para a contratante. Ela pode ficar responsável por diferentes tarefas, como:

  • rastreio das entregas;
  • transporte de mercadorias;
  • coleta e distribuição de cargas;
  • manipulação e embalagem das remessas;
  • gerenciamento de estoque e armazenagem.

A empresa contratante pode acionar um provedor logístico para cuidar de uma ou mais responsabilidades. Desse modo, há diversas atividades atribuídas a essa empresa terceirizada, basta a empresa contratante acordar os termos com ela.

Há também provedores logísticos mais especializados em demandas do setor, como:

  • frete;
  • embalagem;
  • armazenamento;
  • cross-docking;
  • gestão de estoque;
  • integração de operações;
  • serviços de transporte.

Tal atuação costuma ser direcionada e personalizada para sanar as necessidades mais imediatas e comuns da contratante. Isso ocorre de modo fundamentado nas condições de mercado e exigências da entrega da empresa.

2. 1PL, 2PL, 3PL, 4PL, 5PL: como funciona?

Os comércios online aumentaram bastante de uns anos para cá, sobretudo após a pandemia de Covid-19. Como é necessária uma entrega efetiva para evitar experiências negativas ao cliente, o segmento logístico também teve mais demanda. O provedor logístico contribui de modo eficiente para auxiliar nessa operação logística de empresas de diversos segmentos.

Para isso, o provedor logístico emprega recursos tecnológicos e métodos sofisticados ao atuar em atividades distintas dentro da cadeia logística. Os sistemas variados usados por ele podem ser integrados às plataformas online, como e-commerces. Isso acelera o processo de troca de informações, tornando as medidas mais acertadas.

Por exemplo, quando uma compra ocorre, ela aparece na plataforma exclusiva da contratante. Com um software já integrado, o provedor logístico consegue ver esse pedido em tempo real, tomando as decisões necessárias sobre as responsabilidades dele, como verificação e coleta do item no estoque, embalagem do produto, emissão de documentos como notas fiscais, entre outras tarefas.

Isso é só um exemplo de como o provedor logístico consegue se colocar de modo ágil, gerando mais otimização no setor logístico das empresas.

Confira a seguir os serviços prestados mais comuns de provedores logísticos!

Armazenamento

Independentemente de a contratante ter uma área física, os itens ainda devem ser conservados em um espaço adequado para protegê-los. Para tal, um provedor logístico pode fornecer o controle e armazenamento das mercadorias. Para tal, ele emprega recursos tecnológicos e metodologias para preservar o inventário e atender rapidamente aos pedidos feitos.

Atendimento a pedidos

Isso consiste na preparação e entrega dos pedidos. Não basta apenas que o produto seja entregue ao cliente no prazo, é necessário também reservar o item correto, colocá-lo em uma embalagem adequada, evitar avarias no produto durante o transporte, além da entrega ágil.

Para tal, o provedor logístico vai avaliar todas essas etapas do pedido para saná-las com efetividade, proporcionando uma experiência positiva ao cliente, sem atrasos nem avaria no produto.

Avaliação de performance

Enquanto faz as suas atividades, o provedor logístico tem o papel de mensurar os índices de desempenho do setor. Isso é importante para manter as informações de desempenho atualizadas e para ele e a contratante tomar decisões mais acertadas.

Para tal, a empresa contratada pode aplicar métodos de análise para medir KPIs e comunicá-los à contratante. Esta, por sua vez, consegue comparar esse conteúdo a padrões contratuais e empregá-lo em medidas estratégicas.

Otimização do setor

Com os dados colhidos pelo provedor logístico, ele também tem a função de encontrar gargalos ou redundâncias. Dessa maneira, vai avaliar formas de corrigir os problemas logísticos, melhorando a operação do departamento.

Confecção de relatórios

A empresa é responsável também por elaborar documentos com informações indispensáveis sobre as entregas, com a taxa de sucesso delas, as falhas e demais características dessa atividade. Isso é crucial para a contratante conseguir acompanhar o trabalho da empresa contratada.

Planejamento de redução de riscos

O provedor logístico elabora um planejamento de mitigação de riscos para cada empresa-cliente. Nesse documento, ele avalia diferentes situações que possam danificar o produto ou perder a carga e, assim, cria soluções para evitá-las, aumentando a segurança durante o percurso. O documento é sempre revisto para possíveis correções e avaliação de novas situações e, por consequência, mais soluções.

Consolidação de entregas

É comum as lojas virtuais venderem itens pequenos para a mesma região. A fim de melhorar essa entrega, o provedor logístico consolida todos os pedidos em uma única embalagem e viagem, o que leva a uma economia considerável com o frete.

Dessa maneira, é feita uma entrega de diversos pacotes menores, compactados para formarem uma embalagem maior, isso é conhecido como consolidação de frete, consolidação de carga ou serviço de consolidação.

Gestão de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos bem fluída é fundamental para uma loja virtual de sucesso. Para tal, o provedor logístico pode avaliar a cadeia de suprimentos da contratante, a fim de encontrar falhas e propor soluções, melhorando toda a operação. Nesse processo, é possível também identificar despesas supérfluas e eliminá-las, aumentando o orçamento do setor.

3. Qual a importância?

Uma empresa assim é imprescindível, pois, em um setor que demanda rapidez somada à efetividade, o provedor consegue proporcionar o melhor em medidas práticas, inovadoras e correspondentes a bons resultados.

Além disso, o setor logístico costuma apresentar uma grande demanda em diferentes atividades, como armazenagem, emissão de documentos e a gestão da entrega em si. Por essa razão, quando a empresa contrata um provedor logístico ela obtém um excelente custo-benefício, já que a contratante terá um segmento logístico com ótima performance, gastando menos.

Ou seja, ele atende a uma necessidade do negócio, levando as soluções ideais para as diferentes demandas de um setor complexo como é o logístico.

4. Quais são os níveis logísticos?

PL é a sigla em inglês para Party Logistics, em português: partes da logística. Ela consiste nas etapas logísticas e atividades envolvidas em tais etapas, por exemplo:

  • armazenamento;
  • catalogação de itens;
  • distribuição de mercadorias;
  • organização delas;
  • entrega dos pedidos;
  • entre outras responsabilidades.

Tais fases e tarefas são distribuídas em 5 categorias: 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL. Assim, as PLs são os diferentes níveis em que o provedor logístico atua. Ele pode trabalhar mais em uma PL que outra, como responsável por mais atividades da etapa.

É indispensável conhecer isso, porque vai refletir na contratação ideal para o seu negócio, ao observar quais as necessidades que a operação logística da sua empresa apresenta. Confira com detalhes cada etapa e as respectivas tarefas!

1PL

Esta primeira é a logística primária. Fica sob responsabilidade da própria empresa (e não do provedor logístico). Isso acontece no caso de grandes comércios, como a Amazon. Ela mesma entrega os seus produtos, atuando em toda a operação logística, sem passar tarefas para uma terceirizada.

2PL

Chamada também de logística secundária, nessa fase a empresa já conta com a parceria de um provedor logístico. Aqui, ele fica responsável por efetuar as entregas do centro de armazenagem até o destino final — o consumidor. Para isso, mantém a sua frota de veículos e equipe própria. A contratante trabalha outras demandas da logística. Portanto, é um trabalho misto, bastante comum no Brasil.

3PL

Conhecida como logística de terceiros, é quando o provedor logístico fica incumbido de toda a operação do setor. Desse modo, ele atua no armazenamento, organização dos produtos, preparação das entregas e a concretização delas, entre outras atividades. Aqui, a empresa contratante fará somente a gestão do provedor logístico e de fornecedores. Também é um modelo muito escolhido pelas empresas brasileiras.

4PL

A logística de quarta parte, como também é conhecida, torna o provedor logístico mais autônomo. Nessa fase, além das responsabilidades da 3PL, ele tem a função de entrar em contato com fornecedores, solicitar mercadorias, além de armazená-las, organizá-las, distribuí-las e entregá-las. Com isso, o provedor logístico fica responsável por uma gestão mais ampla da operação, ao tomar conta da cadeia de suprimentos.

5PL

Último nível das PLs, consiste em provedores logísticos concentrados em tecnologias para otimizar a operação e minimizar os gastos. Aqui, o provedor logístico tem um papel também estratégico, além de operacional. Ou pode apenas avaliar a atuação das 3PL e 4PL, a fim de analisar o desempenho delas e melhorar esse trabalho.

5. Quais as vantagens de optar por um provedor logístico?

Como já foi possível notar, o provedor logístico consegue proporcionar uma melhoria efetiva no setor, tanto de forma operacional quanto estratégica, ao atuar com tecnologias e métodos variados e sofisticados. Mas para esclarecer mais detalhadamente, agora vamos falar de alguns benefícios específicos do provedor logístico. Confira!

Armazenagem econômica

Ao buscar um provedor logístico para cuidar do estoque, é possível obter mais economia com a armazenagem dos produtos, já que os gastos de locação são compartilhados entre diversas empresas contratantes.

Diminuição de gastos

Ao terceirizar alguns ou todos processos da operação logística, a empresa contratante consegue extinguir várias despesas bastante custosas para ela, como:

  • combustível;
  • taxas e impostos;
  • manutenção de veículos;
  • salário de funcionários do setor;
  • aluguel de espaços para a armazenagem.

Entrega adequada

Ao contratar uma empresa para cuidar da preparação e entrega do pedido, ela vai avaliar as demandas necessárias para atender e efetivar os processos corretos para tal. Isso consiste em:

  • preparar o produto certo;
  • fazer um embrulho apropriado;
  • emitir a nota fiscal;
  • comunicar-se com o cliente via plataforma online;
  • fornecer o código de rastreio;
  • conservar a mercadoria durante o percurso;
  • tratar bem o cliente;
  • evitar entregas a pessoas incorretas;
  • fazer a entrega no prazo.

Dessa maneira, o provedor logístico consegue proporcionar uma experiência bastante agradável ao cliente e impedir a ocorrência de diferentes problemas. Tudo isso ao empregar tecnologia e métodos sofisticados para tal.

Satisfação e fidelização do cliente final

Com todos os artifícios citados acima, o provedor logístico está apto a proporcionar o melhor serviço não somente para a contratante, mas para o cliente final. Ao atuar de modo cuidadoso com a entrega dos produtos, diminuindo os riscos de perda e danos, o resultado é um consumidor que recebe, de modo rápido, sempre no prazo, a sua mercadoria sem danos, com um tratamento educado e comunicação contínua. Esse conjunto de fatores proporciona uma experiência positiva, o que consegue provocar a satisfação e fidelização dele.

Destaque nas entregas

Ao proporcionar produtos no prazo ou até antes, da maneira exata para o cliente, com um bom tratamento para ele, a sua empresa será reconhecida também pelo sucesso das ótimas entregas. Como o cliente final nem sempre se apega à qual empresa entrega os itens, o seu negócio é quem leva o crédito por isso.

Expansão das entregas

Com uma empresa especialista em logística, é possível avaliar e concretizar a entrega para regiões novas. Ela pode ajudar o seu comércio a realizar tal análise e verificar se o negócio suporta uma crescimento do negócio.

Escalabilidade e flexibilidade

Atreladas ao tópico anterior, tais características consistem na dispensa de novos espaços de armazenamento e contratação de colaboradores, assim que o seu negócio se desenvolve e amplia.

Minimização dos riscos

O provedor logístico realiza entregas de mercadorias íntegras, graças ao planejamento de redução de riscos já citado. Com esse plano, é possível minimizar os problemas de danos e perda da carga. Assim, o cliente sempre recebe um produto sem avarias, e a contratante corre menos riscos de perder as mercadorias de qualquer modo.

Decisões mais acertadas

Com a mensuração de indicadores de performance e o resultado comunicado para a contratante, esta consegue fazer avaliações e tomar decisões mais certeiras sobre a condução do negócio, aplicando tais informações de modo estratégico.

Como, por exemplo, analisar a possibilidade de expansão de entrega para uma nova região. Tais resultados de performance do segmento logístico são colhidos pela própria empresa terceirizada, o que possibilita a economia de tempo para a contratante.

Otimização do tempo

Ao firmar a parceria com um provedor logístico para tratar do setor, é possível eliminar diversas tarefas importantes e também muito custosas em relação ao tempo de execução. Tempo é primordial para a gestão de um negócio, por isso, contratar um provedor logístico possibilita focar mais as áreas principais do negócio, dedicando-se aos setores mais estratégicos da empresa, como a área de venda e o marketing, já que a logística estará em boas mãos.

Otimização da logística

Com informações colhidas e analisadas, o provedor pode propor melhorias, além de corrigir falhas encontradas. Isso eleva consideravelmente o desempenho do setor, pois consegue gerar economia e processos mais rápidos, o que, por consequência, propicia uma experiência positiva para o cliente final.

Serviço especializado

Um provedor logístico conta com especialistas no segmento para execução de tarefas estratégicas e operacionais. Dessa maneira, é capaz de realizar as atividades de maneira produtiva e eficiente. Além de profissionais experientes e capacitados, o provedor logístico emprega metodologias de sucesso, já colocadas em prática, além de ferramentas tecnológicas específicas para o segmento.

Esse conjunto de artifícios consegue melhorar os processos logísticos, tornando-os mais ágeis, efetivos e menos dispendiosos.

Atendimento às expectativas

Ao ser contratado, o provedor logístico vai corresponder às ambições da contratante e sanar os problemas do setor, melhorando-o. Para isso, ele atende às prioridades da contratante, por meio de metodologias e tecnologias já citadas, proporcionando a ela diversos benefícios a curto, a médio e a longo prazo.

Além disso, a terceirizada vai sempre buscar novas ferramentas para inovar o funcionamento do setor e atender além das expectativas da empresa contratante.

6. Como escolher um bom provedor logístico?

Após saber de tantos benefícios obtidos com uma empresa especialista em logística, a vontade de contratar uma pode aumentar. Para tal, é necessário saber o que avaliar ao contratar um provedor logístico. Veja mais sobre isso a seguir!

A reputação do provedor logístico

A credibilidade de um negócio é algo imprescindível para os clientes. Por essa razão, verificar a reputação do provedor logístico é indispensável. Para tal, faça uma pesquisa prévia sobre ele, veja as redes sociais, como ele lida com os clientes em tal ambiente virtual e o que os clientes comentam por lá.

Pesquise ainda se há processos jurídicos contra o provedor logístico, basta acessar o site de busca e digitar o CNPJ da empresa. Visite o site e leia sobre a sua história, conhecendo a experiência e expertise de tal especialista no segmento.

Os serviços prestados

Ao realizar essa pesquisa, atente também para os serviços prestados pela especialista em logística. Você precisa confirmar se ela será capaz de atender às suas demandas. Além disso, é importante saber a qualidade de tais serviços, isso pode ser encontrado em depoimentos no site e redes sociais da empresa. Busque outros clientes e os questione sobre o trabalho do provedor logístico. Tente saber o máximo possível sobre os serviços prestados e a qualidade deles.

Pense a longo prazo, a escolha deve ser pautada pela boa qualidade e continuidade de tal aspecto, afinal, esse tipo de parceria costuma seguir por bastante tempo. Por isso, veja ainda se o provedor logístico oferece serviços, os quais a sua empresa pode precisar no futuro.

Os prazos

Esse é um elemento-chave para as lojas virtuais. Logo, é necessário encontrar um provedor logístico com menos tempo de execução nos prazos. Afinal, a sua empresa está a fim de aumentar a agilidade nos processos de logística, não deixá-los mais lentos.

Atendimento

O atendimento abrange uma comunicação virtual e presencial. O provedor logístico tem de prestar esclarecimentos aos clientes finais. Por essa razão, é crucial que ele tenha canais de comunicação online, ágeis e efetivos para o contato entre cliente e empresa.

Além disso, as respostas e resoluções dadas pelos funcionários precisam proporcionar não somente rapidez no atendimento, mas também solução dos problemas. É interessante que, para tal, o provedor logístico disponibilize um canal online aberto para suporte, solicitações e respostas prontas.

Além disso, o tratamento presencial com o consumidor final deve ser educado e respeitoso. Se possível, verifique como a empresa instrui seus funcionários que lidam presencialmente com os clientes.

Custo-benefício

Para finalizar, é necessário equilibrar os gastos com a contratação e os serviços prestados, realizando cálculos precisos. Não escolha um provedor logístico somente tendo como argumento um valor barato. Isso porque, às vezes, a empresa contratada cobra menos, no entanto, não proporciona serviços de qualidade.

Por outro lado, é essencial avaliar ainda se o valor cobrado não será excessivo, e a sua empresa vai pagar por serviços que não usa ou não vai necessitar. Discuta isso com outras pessoas do ramo para obter o melhor custo-benefício para o seu negócio. Em relação a transportadoras, por exemplo, é possível comparar os preços de frete e decidir pela alternativa mais vantajosa para a sua loja virtual.

Portanto, como foi possível constatar neste nosso material robusto, o provedor logístico consegue ser um parceiro muito importante para lojas virtuais. Ele atua de maneira estratégica e operacional em diversas atividades e etapas da operação logística, melhorando muito a cadeia de entregas do comércio.

Conhecer mais sobre os níveis de operação 1PL, 2PL,  3PL, 4PL e 5PL pode ajudar muito na escolha da especialista em logística ideal para o seu negócio. Esses termos e conceitos ajudam a lidar com a contratação e o diálogo com profissionais da área. Além disso, eles tratam do envolvimento e comprometimento dessa parceria, algo importante para ambas as partes.

Entre em contato conosco e encontre uma parceria de qualidade para melhorar os seus processos logísticos.

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