Nos últimos meses detectamos que pessoas mal-intencionadas estão utilizando o nome da Bsoft para aplicar golpes enviando e-mails com boleto falso para pessoas que não são nossos clientes. Neste post, orientamos como identificar boletos falsos e quais são os cuidados necessários para não cair em golpes.
Como identificar um boleto falso?
Golpistas que tentam enganar pessoas pela internet vão fazer o possível para que informação falsa pareça verdadeira. Podem usar imagens da empresa, assinaturas e até nome de pessoas da organização. Mas existem alguns detalhes que podem ser verificados para se certificar que o boleto é original:
Endereço do remetente
Os boletos originais da Bsoft são sempre enviados pelo endereço [email protected], se for diferente deste, não é verdadeiro. Golpistas podem até tentar imitar o endereço da Bsoft, usando endereços como [email protected], fique atento.
Dados do beneficiário
Todos os boletos possuem as informações do CNPJ e Razão Social do beneficiário, ou seja, da empresa que deve receber o pagamento. Verifique se estas informações correspondem às da Bsoft, e se necessário, realize a consulta do CNPJ no site da Receita Federal.
Código de barras
Os 3 primeiros números do boleto são referentes ao código do banco, que também aparece no documento, compare se são os mesmos. Já os últimos dígitos se referem ao valor do título, fique atento e se a informação for diferente, é muito provável que o boleto seja falso. Além disso, boletos falsificados dificilmente podem ser lidos por leitores de código de barras.
O que fazer se você identificar um boleto falso?
Os servidores de e-mail, na maioria das vezes, conseguem identificar e-mails fraudulentos e os encaminham para caixa de spam ou então no lixo eletrônico. Entretanto, é importante prestar atenção para e-mails recebidos na caixa de entrada principal, pois golpistas costumam disfarçar o máximo possível um e-mail para que ele pareça real.
Se você encontrar um e-mail assim, marque ele como spam ou phishing. Assim você irá sinalizar que aquele endereço é malicioso e outros e-mails dele serão bloqueados pelo servidor.
Proteção de dados
Na Bsoft, os dados dos nossos clientes são protegidos e mantidos em sigilo, tanto que os golpes de boletos falsos que chegaram a nosso conhecimento, são relatos de pessoas que não são nossos clientes, na maioria pessoas físicas. Sendo assim, se você é cliente da Bsoft, pode ficar tranquilo que seus dados não foram parar em mãos erradas.
Como se proteger contra golpes de boleto falso?
Além das dicas para identificar boletos falsos, ainda existem cuidados que podem ser tomados para evitar que as suas informações pessoais não caiam em mãos erradas ou que um boleto falso seja pago. Confira logo abaixo:
Gere o boleto pelo nosso site
Apesar de o boleto ser enviado no e-mail, através de nosso site, você pode emitir os boletos de mensalidade de forma prática e segura. Você pode usar esta funcionalidade para se certificar que está gerando um boleto verdadeiro.
Cuide de seus dados
Tome cuidado ao preencher dados seus ou da empresa em sites ou formulários da internet. Procure verificar se é realmente necessário compartilhar suas informações e se o site ou serviço é confiável.
Mantenha um bom controle financeiro
Ter um controle financeiro é muito importante para evitar casos de cobranças falsas, uma vez que ficará mais fácil de identificar se aquele boleto faz parte das contas.
Na dúvida, entre em contato com a Bsoft
A Bsoft conta com suporte técnico de qualidade com pessoas devidamente treinadas para prestar apoio no que precisar. Se você está em dúvida se determinado boleto é realmente da empresa, não hesite em entrar em contato conosco para confirmar.
Conhece alguém que já teve problemas com boleto falso ou que tem medo de cair em golpes? Compartilhe este texto com esta pessoa, conhecimento e informação também são formas de se proteger!