O transporte multimodal é o tipo de transporte que envolve mais de um tipo de modal. Ou seja, um transporte que pode ser realizado parte por estradas e rodovias e parte por rios, por exemplo. Deseja aprender mais sobre essa modalidade? Continue a leitura!
O que é o transporte multimodal?
Conforme mencionado anteriormente, o transporte multimodal é aquele que utiliza mais de um meio de transporte, frequentemente utilizado em viagens onde é necessário percorrer uma grande distância. No Brasil, são utilizados cinco modais de transporte: rodoviário, aéreo, aquaviário ferroviário e dutoviário (falaremos mais deles em seguida).
Quais são os modais do transporte de cargas?
Os modais de transporte são os tipos, ou meios pelos quais as mercadorias são transportadas. No Brasil, podemos destacar os 5 principais:
Rodoviário
O modal rodoviário utiliza rodovias, estradas e ruas, sendo o mais utilizado para transporte de cargas e pessoas no Brasil. Entre as vantagens do transporte rodoviário, está a versatilidade, pois é possível carregar uma grande variedade de mercadorias utilizando caminhões e carretas. Outra característica importante do modal rodoviário, é que é possível alcançar muitos lugares, visto que a malha rodoviária se estende por todo o país.
Aéreo
O transporte aéreo é realizado pelo ar, por meio de aviões, helicópteros, balões, entre outros. É utilizado para transporte de cargas e pessoas e é considerado um dos mais seguros existentes. Este meio é mais utilizado para o transporte de cargas perigosas, produtos perecíveis e objetos valiosos, já que leva um tempo reduzido para percorrer grandes distâncias.
Ferroviário
Nesta modalidade, o transporte dos produtos acontece por trens, onde geralmente são transportados grãos e minérios. Uma das maiores vantagens deste meio de transporte é a possibilidade de transportar grandes quantidades de mercadoria em uma viagem apenas, visto que em um único trem é possível transportar a mesma carga de muitos caminhões.
Aquaviário
Transporte realizado através de mares, lagos e rios por meio de barcos e navios. Também é conhecido como hidroviário. Apesar de pouco utilizado no Brasil, o transporte aquaviário é o mais eficiente no que diz respeito a quantidade de mercadoria que pode ser transportada, sendo ainda mais abrangente que o transporte ferroviário. Uma vez que um único comboio pode transportar pelas hidrovias a mesma quantidade de carga de 2,5 composições de trens com 100 vagões cada.
Dutoviário
Este meio de transporte de mercadorias utiliza tubos ou dutos, sendo utilizado para transportes de certos tipos de materiais, como por exemplo, petróleo e seus derivados, gases e minérios. Os dutos podem ser subterrâneos, aparentes, aéreos ou submarinos. O modal dutoviário é muito utilizado em transportes de materiais perigosos, uma vez que é mais seguro. Também possibilita que grandes quantidades de mercadoria sejam transportadas de forma contínua, ou seja, durante 24 horas por dia.
Além dos modais acima mencionados, existe ainda o infoviário, considerado o sexto modal de transporte. Este é o meio de transporte de produtos não físicos, como dados e informações. Ocorre por meio de satélites, fibra ótica e outros tipos de métodos que permitem a troca de informações. É considerado importante para a logística devido ao grande número de documentos, informações e dados que precisam ser repassados para que os transportes ocorram.
Como funciona a operação multimodal?
Para que uma empresa transportadora possa realizar o transporte multimodal, além de estar credenciada na Sefaz para a emissão de CT-e, ela também precisa se cadastrar na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) como uma OTM (Operadora de Transporte Multimodal). Assim sendo, a empresa estará habilitada para emitir o CT-e Multimodal e informar o código OTM, que é obrigatório para esse tipo de emissão.
No transporte multimodal, a responsabilidade do transporte e da entrega da mercadoria em perfeito estado é de apenas uma empresa, a OTM (Operador de Transporte Multimodal). Esta empresa realiza todo o planejamento do transporte, definindo todo o trajeto, meios que serão utilizados, tempo necessário para realização, entre outros.
Por exemplo, uma empresa OTM é contratada para realizar um transporte Multimodal de produção agrícola do estado do Mato Grosso até o Paraná. Como é uma grande quantidade de mercadorias, para parte do trajeto ela irá utilizar a hidrovia Tietê-Paraná e posteriormente o transporte deve seguir até o porto de Paranaguá em carretas. Neste sentido, a OTM será responsável por assegurar que o transporte seja realizado e que as mercadorias cheguem até o porto e por todos os processos que isso envolve, como acompanhamento da carga, emissão de documentos e seguro.
Quais são as vantagens do transporte multimodal?
Entre as vantagens da utilização do transporte multimodal, podemos destacar:
- Menos burocracia, uma vez que o contrato de prestação de serviço e os documentos obrigatórios para o transporte envolvem apenas um operador logístico;
- Maior eficiência na logística, pois todo o processo é gerenciado por apenas uma empresa;
- Redução de custos, visto que é possível otimizar o processo de entrega utilizando os diversos modais disponíveis, atendendo as especificações da carga e do trajeto;
- Maior cobertura, já que é possível realizar entregas em lugares de difícil acesso, o que não é possível ao utilizar apenas um meio de transporte.
Quais são as dificuldades do transporte multimodal?
Segundo um estudo realizado pela ANTAQ (Agencia Nacional de Transportes Aquaviários), os operadores logísticos apontam como dificuldade, o excesso de documentos fiscais, problemas tributários, principalmente relacionados ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e falta de uniformidade na legislação multimodal. Os empresários também apontaram outros aspectos como falta de infraestrutura, principalmente de terminais de transbordo.
Qual é a diferença entre transporte intermodal e multimodal?
Ao falar de transporte multimodal, é fácil confundir o seu significado com outro de nome muito semelhante: o intermodal. A diferença está na forma de contratação e na responsabilidade do transporte.
Enquanto no transporte multimodal o contrato é firmado apenas com uma operadora logística, no meio intermodal, cada empresa é contratada de forma individual e é responsável pelo transporte no trecho correspondente.
Entretanto, o transporte intermodal também apresenta vantagens, porque pode ser uma alternativa eficiente e mais barata do que utilizar apenas uma modalidade de transporte. O intermodal, assim como o multimodal, é uma modalidade mais amigável para o meio ambiente, uma vez que pode ser uma alternativa a utilização de rodovias, diminuindo a emissão de gás carbônico.
O que é um CT-e vinculado a multimodal?
Apesar da empresa OTM ser a responsável pelo transporte, ela não necessita realizar todo o trajeto do transporte multimodal, pois pode contratar outras empresas para fazerem parte do percurso ou até a viagem toda. Só que para poder realizar o transporte a subcontratada precisa realizar a emissão de um CT-e vinculado a multimodal.
Vamos retomar o exemplo acima, do transporte de mercadorias agrícolas de MT a PR. Se a transportadora que coletar a mercadoria com as carretas para seguir para o porto for uma subcontratada, ela deve emitir um CT-e vinculado a multimodal.
Para isso, ela deve marcar no CT-e que o tipo de serviço é “serviço vinculado a multimodal” e deve referenciar também o CT-e ou CT-es multimodais emitidos pela empresa OTM.
Para saber mais sobre as diferenças do CT-e multimodal e vinculado a multimodal, assista o vídeo abaixo:
Importância de ferramentas que auxiliem na gestão e emissão de documentos
Diante dos diversos aspectos que envolvem o transporte multimodal, é importante contar com a tecnologia como aliada para a emissão dos documentos e auxílio na gestão de entregas.
O sistema Controle de Transportadoras é software completo para a emissão de documentos fiscais, onde é possível emitir CT-es nos modais Rodoviário, Aquaviário, Aéreo e ainda Multimodal e vinculado a Multimodal. Sem falar nas diversas funcionalidades para gerenciamento de frotas, entregas e controle financeiro.
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