Quando montamos um negócio, esperamos sempre maximizar os lucros e ter o mínimo de prejuízo. Logo, queremos a máxima eficiência. Contudo, nem sempre isso é possível. Assim, surgiu o conceito de compliance em logística.
Essa ferramenta promete revolucionar a maneira de gerenciar os processos do seu negócio. Com o auxílio da tecnologia, a aplicação nas atividades da empresa se torna muito mais fácil. Com a adoção do compliance há também uma melhora o monitoramento e redução dos desperdícios de tempo e recursos na gestão.
Mas afinal o que quer dizer esse termo? Como colocar em prática? Será que realmente funciona? Buscamos esclarecer essas e outras dúvidas neste post. Você verá o quanto é importante ter esse conhecimento e colocá-lo em prática imediatamente. Boa leitura!
O que significa compliance?
Essa palavra vem da língua inglesa. Baseia-se no verbo to comply, cuja tradução literal é “cumprir”. Assim, compliance significa cumprir com todas as normas. Sejam as regras internas, sejam as externas ao negócio. Para garantir uma qualidade excelente e se prevenir, sua empresa deverá adotar medidas para garantir o cumprimento das leis e manter a qualidade dos serviços.
É um termo simples de compreender, porém sua aplicação é bastante complexa. Exige a colaboração de todas as pessoas envolvidas. Cada setor terá que cumprir seu papel de forma eficiente, desde a atenção da gerência na emissão de um manifesto de carga até as pessoas que cuidarão do transporte, por exemplo. Assim, é importante um ambiente de colaboração.
É uma tarefa que cobrará muito esforço, tanto de você como da sua equipe. Porém, trará uma série de vantagens. Quando aplicada por toda a equipe, gera um crescimento uniforme na empresa. Também traz um reconhecimento no mercado. Sua atividade torna-se referência em qualidade e eficiência.
Por que compliance em logística é tão importante?
A logística preza pela eficiência, logo, cumprir todas as tarefas no menor tempo possível, sem danos aos produtos ou erros na entrega. Por isso é tão importante que você aprenda todas as normas. Garantir a execução correta das tarefas evita desperdício de tempo e de recursos, o que significa mais lucros para seus negócios.
Sua equipe também deve estar preparada. Compliance é algo que deve ser feito por toda a empresa para um maior controle logístico, visto que cada profissional deverá desempenhar o seu papel. Com isso, obtém-se mais agilidade nos processos e minimiza-se os riscos.
Quando você reduz os obstáculos nos processos de carga, por exemplo, garante uma entrega mais rápida. Seus clientes confiarão mais na empresa, o que pode resultar em mais pedidos. Para isso, capacite seu pessoal e invista em treinamentos. Cuide para que todos estejam cientes das normas da empresa e das leis pertinentes ao negócio.
Um assunto cada vez mais impactante no mercado é o meio ambiente. Então, pode ser um diferencial para sua empresa investir em logística verde. Praticar o compliance em todas as normas ambientais e obter a certificação ISO 14001, fará uma diferença enorme na sua estratégia de marketing. Outro ponto interessante é estar atento as orientações da NR 11 e as medidas de segurança no manuseio e movimentação de materiais. Esse é só um dos exemplos de como essa prática é fundamental para os seus negócios.
Quais são as vantagens para a sua empresa?
Além das já citadas, como autoridade da marca e confiabilidade entre os clientes, existem uma série de outras vantagens:
- aumento da eficiência;
- prevenção de problemas;
- equipe mais preparada;
- soluções mais rápidas;
- destaque no mercado.
Essas são algumas das muitas vantagens para o seu negócio. Por isso é importante fazer um bom investimento em compliance em logística. O retorno aparecerá nos resultados que sua empresa apresentará e você perceberá as melhorias dentro e fora do ambiente organizacional.
Como colocar isso em prática?
Primeiramente, é preciso entender todas as estratégias aplicadas até o momento para saber o que de fato funciona e o que precisa ser alterado não somente nas vendas, mas nas operações como um todo. Assim, poderá traçar um plano de ação e saberá por onde começar.
Um bom caminho é criar um código de conduta para seu pessoal. Com um conjunto de normas a serem seguidas, sua equipe terá uma meta clara para se adequar. Leve em consideração as leis vigentes, a ética e a segurança (tanto dos produtos como das pessoas).
Também é importante conhecer as práticas mais atuais e eficientes de seu ramo de negócios. Com tudo isso em mente, crie planos de prevenção para os problemas que possam surgir. Faça um monitoramento de como tudo isso é executado. Assim você saberá como corrigir e tornar seu compliance ainda mais eficiente.
No caso do transporte, uma dica importante é fazer uma boa roteirização de carga. Isso garantirá uma melhor segurança e velocidade na entrega, o que facilita o acompanhamento dos planos de cumprimento das normas. Com isso você saberá o que precisa ser feito em situações que fogem ao seu controle e poderá mapear os principais problemas das suas entregas.
Como a tecnologia pode te auxiliar?
O uso de internet e sistemas é praticamente uma regra para uma empresa se manter no mercado. Com a compliance em logística não é diferente. Por isso, adquirir um bom sistema de controle logístico pode ser o que fará a diferença em todo o desempenho das suas tarefas.
Todo gestor tem muitas obrigações a cumprir com a empresa. Geralmente dispõe de pouco tempo para lidar com todas as cobranças. Assim, quanto mais automático forem os procedimentos, mais eficientes serão. Os processos serão cumpridos em menos tempo e haverá menos desperdício de recursos.
Quando a empresa é mais eficiente em suas operações, se dedica mais tempo aos objetivos do negócio. Assim você poderá focar mais em captar clientes e gerar lucro. Então, investir em tecnologia garante velocidade, segurança, eficiência e principalmente, o aumento do faturamento.
Dessa maneira, compliance em logística é um conjunto de ideias a serem implementadas no seu negócio. Com isso, sua empresa funcionará de forma mais eficiente e ganhará visibilidade no mercado. Também auxilia a obtenção de certificações que melhorarão suas estratégias de marketing. Além de cumprir todas as funções com ética e da maneira correta. A aplicação desse conceito é essencial para acelerar seu crescimento e maximizar seus lucros. Então. comece agora e não deixe o sucesso da empresa para depois.
Entendeu a importância do compliance em logística? Gostaria de conhecer outras ferramentas para aumentar a eficiência? Curta nossa página no Facebook!