5 dicas para melhorar a logística da sua empresa

As empresas de e-commerce estão cada vez mais em alta. Apesar de o país enfrentar uma retração no mercado e sofrer com a pandemia da COVID-19, as pesquisas mostram que o faturamento aumentou 12,6% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados do E-commerce Brasil.

Um dos pontos que fazem aumentar o faturamento e o número de pessoas satisfeitas com o produto recebido é o processo logístico da empresa. Esse crescimento acarreta também no aumento do transporte rodoviário de cargas, sendo que as empresas estão cada vez mais exigentes quanto à agilidade na entrega.

Por esse motivo, este post traz algumas dicas para melhorar a logística da sua transportadora. Confira!

Qual a importância de a empresa aumentar sua eficiência produtiva?

O Procon-SP orienta que o consumidor tem o direito de, no ato da compra, ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido e na nota fiscal.

No Estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como “Lei da Entrega”, obriga as empresas a estabelecerem data e turno para a entrega de produtos ou a realização de serviços ao consumidor.

Se o produto não for entregue no prazo estipulado, o consumidor pode cancelar a compra e ter de volta os valores pagos, monetariamente atualizados, e as perdas e danos.

É importante focar em traçar metas e se planejar tranquilamente antes de partir para a execução, visando não ter produtos entregues fora do prazo ou com defeito, o que gera insatisfação da clientela.

Para evitar esses equívocos, o planejamento logístico, quando feito com qualidade, vai garantir a sua empresa vantagem competitiva e outros fatores, como:

  • redução de gastos;
  • processos mais eficazes;
  • equipe motivada.

Por isso, você que é transportador precisa ter todos os fatores ao seu favor e a logística da sua empresa é o principal deles.

Como melhorar a logística da sua empresa?

Um modelo de gestão de cadeia de suprimentos bem definido aumenta constantemente sua eficiência e, consequentemente, também aumenta a satisfação de seus clientes. Por isso, separamos 10 dicas para potencializá-la ao máximo.

1. Otimize sua expedição

Se você trabalha com armazém ou estoque e conhece a rotina de entrada e saída de produtos, sabe como é importante fazer um gerenciamento rigoroso de armazenagem.

Expedição e armazenagem são dois fatores que juntos promovem o sucesso da logística dentro de uma empresa. Portanto, realizar o controle de armazém é primordial para garantir que a expedição de produtos seja eficiente e confiável. Assim, é possível mapear o fluxo das mercadorias que estão em sua posse e controlar melhor os processos quando há fracionamento na entrega de um lote de produtos, por exemplo.

2. Otimize o planejamento de rotas

Distribua as entregas de acordo com a rota que o seu veículo passará. Estabeleça quais rotas são mais curtas, com menos pedágios, em melhores condições, com tráfego menos intenso e faça uso desse planejamento sempre que possível.

No sistema Controle de Transportadoras você pode fazer o cadastro de rotas para designar qual a melhor forma de realizar uma ou mais entregas. Pois, ao saber os custos que envolvem cada rota, é possível trazer também fretes mais competitivos para fazer frente à concorrência.

3. Aproxime o remetente do destinatário

Já pensou em usar uma ferramenta que ofereça informações online sobre o transporte para o remetente e o destinatário da mercadoria?

Encomenda monitorada certamente é uma vantagem estratégica para a sua empresa, pois tanto remetente quanto destinatário têm grande interesse em acompanhar o status da sua entrega. É bem possível que em suas experiências pessoais de compra você também conte com esse tipo de recurso e fique desapontado quando não o encontra.

Para o gestor de transportes, a grande vantagem dessas ferramentas é que atualização do status de entrega pode ser feita sem que seja preciso entrar em contato com a transportadora. Um exemplo desse tipo de ferramenta para encomenda monitorada é o Localiza Carga, da Bsoft.

4. Estabeleça uma comunicação fácil com seu motorista

Nem sempre é possível estar disponível para falar com o motorista, entretanto, ter uma comunicação fácil e direta com o ele é fundamental para acompanhar as entregas, controlar as despesas e os possíveis imprevistos de viagens.

Um canal de comunicação eficiente com o motorista trará muito mais agilidade para as suas entregas. Procure por ferramentas que fazem isso para você.

5. Monitore seu estoque

É extremamente importante controlar o estoque disponível na sua empresa, pois a escassez ou excesso na quantidade de produtos disponíveis é sinônimo de prejuízo.

Um negócio com uma logística de qualidade precisa manter o equilíbrio nos números, logo, deve analisar se o estoque vai suprir a demanda necessária por certo período. Quanto mais informações o gestor tiver, mais simples ficará o controle.

6. Compartilhe seu sistema de gerenciamento com os fornecedores

Ter transparência com seus parceiros de negócios é um passo fundamental para a melhora da logística da empresa.

Caso os profissionais sejam capacitados para a atividade, você pode elaborar soluções com eles e compartilhar dados visando aumentar a qualidade dos serviços.

7. Junte-se a parceiros inovadores e eficientes

Outra recomendação muito importante para o processo logístico e o futuro da empresa é arrumar parceiros comerciais que demonstrem potencial para inovar certas funções e contribuir para o crescimento do negócio.

Aliando-se e escutando promessas do setor, ideias novas que demonstrem melhorar a eficiência, fará seu negócio crescer mais rápido e vai proporcionar o ajuste de potenciais problemas antes deles aparecerem.

8. Invista em soluções digitais

Softwares modernos e constantemente atualizados garantem mais eficiência nos processos logísticos e automatizam funções que não precisam ser feitas por humanos, dessa forma, diminui os potenciais erros e falhas inesperadas.

Automatizar certas atividades em um negócio contribui positivamente em vários aspectos. Podemos citar:

  • aumento da produtividade;
  • melhora na qualidade do serviço;
  • agilidade nas tomadas de decisão;
  • redução dos custos.

Para suprir essas necessidades, faça uma busca cuidadosa e detalhada de um software completo, confiável e integrado para todos os âmbitos da sua organização. Com solução completa e voltada para o setor de transporte é possível conectar a movimentação das mercadorias com os processos de emissão de documentos fiscais para transporte. Isso representa agilidade e controle preciso das operações.

9. Integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos

É bastante recomendado que as projeções de vendas estejam unidas às outras atividades do planejamento estratégico da organização para uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Podemos listar as principais, como:

  • planejamento de operações de produção;
  • fluxos de caixa e investimentos;
  • custos orçamentários.

O setor de marketing também pode se juntar à integração, pois o gestor consegue monitorar quais campanhas tiveram mais retorno, levando em conta a época de veiculação das propagandas, condições de mercado e produtos mais vendidos.

10. Monitore as suas atividades

Procure saber a opinião do cliente sobre os seus serviços. Ter retorno, mesmo que negativo, sobre a qualidade do transporte e atendimento é fundamental para manter a sua empresa em um padrão elevado. Crie um padrão operacional e cheque frequentemente se ele está sendo seguido.

Durante a leitura deste conteúdo, você foi capaz de compreender a importância de ter uma produtividade eficiente e saber das principais dicas de como melhorar a logística de sua empresa constantemente.

Agora, caso tenha gostado do texto, é muito importante compartilhá-lo nas suas redes sociais com seus colegas empreendedores e alertá-los sobre este tópico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado