Como fazer um controle de redespacho eficiente? Descubra!

Atualmente, é comum que as empresas invistam em controle de redespacho para concluir uma entrega fora da rota convencional e otimizar a logística do transporte, envolvendo a contratação de mais de uma transportadora para dar consequência ao serviço.

Com base nisso, este conteúdo explica o que é e como funciona o redespacho, além de detalhar quais são os benefícios associados à prática. Por fim, você saberá em que ocasiões ocorre esse tipo de operação e o que considerar ao fazer a gestão do redespacho. Continue a leitura e descubra mais informações relevantes sobre o tema!

O que é controle de redespacho?

O controle de redespacho é uma atividade realizada pela transportadora que precisa contratar outra empresa para entregar uma parte do serviço.

Dessa forma, o serviço de redespacho pode ser contratado para o início, o meio ou o final da logística de transportes, desde que os detalhes da entrega das encomendas sejam documentados e definidos previamente pelas partes envolvidas.

Como funciona o redespacho na transportadora?

No controle do redespacho, a transportadora realiza apenas uma parte do trecho e, para finalizar a entrega, contrata outra empresa, que deve finalizar o trajeto e enviar a encomenda até o cliente. Não por menos, a operação da transportadora que presta serviço para a companhia contratante é denominada redespachante.

Como diferenciar redespacho, redespacho intermediário e subcontratação?

Outra dúvida comum é sobre a diferença entre redespacho, redespacho intermediário e subcontratação. Em todo caso, é importante conhecer as características de cada serviço antes de fechar negócio e investir nessa atividade.

Como explicado anteriormente, o redespacho é feito por uma transportadora que necessita contratar outra empresa para finalizar a entrega do produto. Já o redespacho intermediário, comum em rotas de longa distância, ocorre quando uma terceira companhia é envolvida nessa operação. Assim, mais de duas transportadoras são acionadas para dar continuidade ao transporte e finalizar a entrega do item ao destinatário.

Por fim, a subcontratação ocorre em casos de frota reduzida ou demanda superior à capacidade de operação da empresa. Nesse sentido, a transportadora não dá conta do serviço e precisa contratar outra empresa, que realiza o transporte completo, desde a origem até o ponto de entrega.

Por que o controle de redespacho é útil para a empresa?

Muitas pessoas se perguntam sobre a importância do controle de redespacho e o motivo pelo qual vale a pena implementar o procedimento na instituição. Na verdade, essa operação é uma das mais importantes para o ramo de transportes, impactando o crescimento econômico e reduzindo os custos com o setor logístico. Veja, a seguir, quais são os benefícios do controle de redespacho para a empresa.

Maior número de entregas

Um dos benefícios associados ao controle de redespacho é o aumento do número de demandas. Isso ocorre porque, ao contratar uma segunda empresa para transportar a carga de um ponto específico até o cliente final, a transportadora otimiza os prazos com a operação logística, o que agiliza as entregas.

Redução de custos com a operação

O controle de redespacho também contribui para a redução de custos com a operação. O motivo é que envolver mais de uma transportadora na entrega das encomendas reduz os gastos com manutenção dos veículos e contribui para economizar combustível ao longo do trajeto.

Competitividade no mercado

O controle de redespacho é uma estratégia que implica em crescimento e produtividade na empresa. Pois, ela  consegue expandir as operações, aumentando a satisfação dos clientes e ampliando a competitividade no mercado em que atua.

Em que ocasiões ocorre o controle de redespacho?

O controle é útil e produtivo para a empresa em muitas ocasiões, sobretudo quando a transportadora não pode realizar, por algum motivo, a entrega.

Para se ter uma ideia, o redespacho torna possível a realização de uma viagem de longa distância, envolvendo trechos em que a transportadora não atua, por exemplo.

Igualmente, a solução permite que a transportadora faça uma entrega em um prazo muito curto, que não seria cumprido caso o serviço fosse prestado por uma só empresa de transporte de carga.

O que considerar ao fazer controle de redespacho?

Até aqui, você sabe por que é importante realizar um ótimo controle de redespacho. Mas a dúvida que fica é sobre o que considerar ao investir nesse tipo de serviço, certo? A seguir, estão os pontos cruciais!

Informação no Conhecimento de Transporte Eletrônico

Em primeiro lugar, é fundamental verificar as informações no Conhecimento de Transporte Eletrônico, o CT-e, como observar:

  • os dados do emissor;
  • a origem e o destino da carga;
  • a data de lançamento do termo;
  • o valor do serviço com a tributação;
  • o nome da empresa contratada.

Ser cauteloso com o CT-e evita problemas com os órgãos fiscalizadores, agilizando a emissão dos documentos fiscais e, consequentemente, acelerando o processo de fiscalização e a entrega da encomenda ao cliente final.

Prazo de entrega

O tempo acordado com o cliente para a entrega da carga também é outro ponto fundamental que deve ser considerado no controle de redespacho. Nesse sentido, a transportadora deve se assegurar de que os parceiros envolvidos da operação sigam, rigorosamente, os prazos estipulados no contrato.

Da mesma forma, a transportadora deve planejar as rotas, evitando imprevistos e erros que comprometam o envio da mercadoria no menor prazo possível.

Custo do serviço

O custo da entrega, finalmente, é um ponto que não pode ser desconsiderado do controle de redespacho. E isso se aplica tanto ao valor de entrega incluso no preço total do serviço (podendo gerar prejuízos à transportadora) quanto à cobrança feita separadamente (acarretando gastos para o cliente final).

Com este artigo, você pôde entender o que é e como funciona o controle de redespacho, uma prática cada vez mais comum entre as empresas de transporte hoje em dia. No entanto, antes de apostar nessa operação, é aconselhável verificar as informações no CT-e, analisar o tempo de entrega e calcular o custo do frete até o ponto de transferência da encomenda.

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