Conhecer a capacidade de peso e carga dos caminhões é fundamental, pois isso influencia em vários fatores relacionados à manutenção do veículo, bem como na segurança do caminhoneiro e dos passageiros dos outros veículos que transitam na mesma via.
Neste artigo, você vai conhecer sobre a importância de saber o quanto cada tipo de caminhão pode transportar. Além disso, encontrará informações sobre quais são os tipos de caminhões e suas respectivas cargas transportadas, além das tabelas de capacidade de carga (DNIT e ANTT). Continue a leitura!
Qual a importância de descobrir a capacidade de peso e carga dos caminhões?
É fundamental compreender e, principalmente, respeitar a capacidade de peso e carga de cada tipo de caminhão. Isso porque, além de saber que está trafegando de acordo com a lei, as manutenções em médio e longo prazo serão menores, implicando em menos custos com o veículo. Além disso, vale ressaltar que, com mais manutenções, aumenta o tempo estacionado — período que o caminhão poderia estar trabalhando e gerando lucro.
Por outro lado, ao optar por um modelo com maior capacidade do que necessário também traz prejuízos, pois o custo e a autonomia serão maiores em relação à carga que ele comporta. Veja a importância de descobrir a capacidade de peso e carga dos caminhões:
- menos tempo estacionado durante as manutenções;
- menos gasto de mão de obra com consertos;
- maior a vida útil das peças do caminhão;
- diminui o custo com gastos de peças;
- evita multas por excesso de peso;
- aumenta a vida útil do caminhão;
- evita que acidentes aconteçam etc.
Quais são os tipos de caminhão, suas utilidades, comprimento e carga máxima suportada?
O Denatran é órgão responsável pelo estabelecimento dos parâmetros técnicos para regulamentar o trânsito de veículos automotores. Com isso, a Portaria nº 63/2009 classifica os tipos de caminhões e suas capacidades máximas de carga por eixo.
Tal determinação é fundamental, pois ao instituir limites para os pesos transportados, resulta em maior garantia da segurança do caminhoneiro e demais usuários das vias. Conheça, a seguir, os tipos de caminhões.
1. Caminhões de carga leves
Esses veículos são classificados com base nas seguintes características:
- ter até 14 metros de comprimento;
- possuir blocos únicos (monoblocos).
- ter até dois eixos ou conjuntos de eixos;
- possuir carga de até 16,8 toneladas e peso bruto total de até 25,5 toneladas (soma do peso do caminhão com o peso da carga);
Essa classificação contém três tipos de veículos, listados a seguir.
Veículo Urbano de Carga (VUC)
Especificação criada pela prefeitura da cidade de São Paulo para veículos ¾ fabricados de janeiro de 2005 em diante, os quais podem circular nas zonas de restrição da cidade. Seu tamanho é de até 2,20 metros de largura e 7,20 metros de comprimento. Tal denominação é base também para outros municípios brasileiros com restrições de circulação de caminhões nos perímetros urbanos. A capacidade de carga dos caminhões VUCs é de 3 toneladas.
Toco ou caminhão semipesado
Trata-se de um caminhão não-articulado com comprimento de até 14 metros e somente um eixo de roda dianteira. Além disso, ele pode ter até seis pneus, sendo quatro na parte detrás (eixo duplo) e dois na parte da frente. A capacidade do caminhão toco é de 6 toneladas e o peso bruto máximo é de 16 toneladas.
Truck ou caminhão pesado
Esse modelo também tem comprimento limitado a 14 metros e conta com dois ou três eixos de rodas em tandem (duplas) na traseira — por isso é considerado trucado. Dessa forma, sua capacidade de carga é maior. Por comportar cargas mais pesadas, ele pode acoplar uma composição, sendo, assim, utilizado como unidade tratora. A capacidade do caminhão truck é de 10 a 14 toneladas. Já o peso bruto máximo é de 24,15 toneladas.
2. Caminhões de carga pesada
Esses tipos de caminhões são considerados como “unidades tratoras”, pois transportam cargas mais pesadas. São constituídos por: cabine, motor e acoplamento no chassi — a quinta roda — em que é acoplado um semirreboque, conectado para transportar cargas. Além disso, a capacidade de carga depende, ainda, do tipo de implemento utilizado.
Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado
O cavalo mecânico (caminhão trator) simples é o veículo que atua como um rebocador, transporta cargas muito pesadas, contando com apenas um eixo tracionado. Sua capacidade é de até 34,6 toneladas.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS
Nesse caso, existe um conjunto de eixos (truck) para tracioná-lo, suportando um peso maior do semirreboque acoplado. Esses dois tipos de caminhões pesados são subdivididos em:
- VUCs;
- cavalos mecânicos;
- caminhões semipesados;
- caminhões pesados ou trucados;
- cavalos mecânicos trucados.
Além dos cavalos mecânicos (caminhões pesados), podem ser usados como unidades tratoras, resultando em uma Composição de Veículos de Carga. A seguir estão alguns exemplos.
Composições de Veículos de Carga (CVC)
Nesse tipo, a formação da carreta é feita pela composição de dois ou mais veículos, logo, o caminhão reboca uma ou mais unidades de carga. Trata-se de um conjunto de veículos articulados, com um ou mais implemento rodoviário, que podem se denominar reboque ou semirreboque, os quais são acoplados a uma unidade de caminhões de carga pesada.
Tais composições precisam respeitar a CMT (Capacidade Máxima de Tração) dos caminhões, bem como observar os comprimentos e pesos máximos permitidos em lei. Além disso, a depender do comprimento ou peso da composição, é preciso uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para circular, sempre com horários e trajetos determinados pelas autoridades. Os tipos de CVCs variam bastante, como:
- carreta simples: caminhão trator de dois eixos e um semirreboque com eixo duplo (duas rodas de cada lado). Suporta o peso de 45,15 toneladas;
- carreta com dois eixos: um cavalo mecânico com dois eixos, sendo um de tração e um semirreboque também composto por dois eixos, podendo ainda ser truck ou separados. O peso bruto máximo é de 33 toneladas e o comprimento máximo de 18,15 metros;
- carreta com três eixos: um cavalo mecânico com dois eixos e um semirreboque com três eixos. Eles ainda podem ter um conjunto em tandem (com dois ou três eixos) ou serem todos independentes. O peso bruto máximo é de 41,5 toneladas e o comprimento máximo de 18,15 metros;
- carreta cavalo trucado: um semirreboque é puxado por um cavalo mecânico trucado. Portanto, ele pode transportar um limite maior de cargas. Seu peso bruto máximo é de 45 toneladas e o comprimento de até 18,15 metros;
- bitrem, tritrem, treminhão e Romeu e Julieta: combinações de três veículos de carga, sendo divididos nos subtipos:
- Romeu e Julieta: caminhão trucado com um reboque, com até seis eixos. Suporta até 52,5 toneladas;
- Treminhão: caminhão trucado com dois reboques, reboca até seis eixos. Suporta 57 toneladas;
- Bitrem: um cavalo mecânico trucado mais dois semirreboques, com até seis eixos. Suporta 57 toneladas;
- Tritrem (ou Rodotrem): cavalo mecânico trucado que reboca três semirreboques, com até nove eixos. O peso bruto total é de 74 toneladas.
Qual a utilidade das tabelas de capacidade de carga?
Existem duas tabelas de capacidade de carga, a DNIT e a ANTT. Entenda como funciona cada uma delas a seguir.
DNIT
DNIT é a sigla de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A tabela é exclusiva para cargas de caminhões. Ela traz três informações:
- o arranjo de peso em cada eixo;
- o carregamento bruto em sua totalidade;
- a espécie de veículo conforme diferentes fabricantes.
ANTT
Já a tabela ANTT, sigla para Agência Nacional de Transporte Terrestres, apresenta quais são as cargas mínimas para o modal rodoviário. Portanto, essa tabela fixa os preços mínimos para cada tipo de frete.
Com as informações apresentadas neste artigo, você pôde entender sobre importância de conhecer mais em relação à capacidade de peso e carga dos caminhões divididas entre os vários tipos de veículos existentes.
Você já conhecia a variedade de veículos e suas respectivas capacidade de peso e carga? Aproveite para deixar um comentário contando o que achou das informações deste conteúdo.