Saiba quais são os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas

(Última alteração em: 12 de Janeiro de 2022)

O modal rodoviário é o mais usado no Brasil para o transporte de cargas. Constitui, assim, o maior sistema logístico de nosso país.

O transporte rodoviário se responsabiliza pelo deslocamento de um grande volume de matérias-primas e produtos por meio de caminhões.

Neste post, falaremos sobre os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas. Veja como é formado esse importante sistema de transporte no Brasil e no mundo!

Os modais de transporte no Brasil

Antes de detalharmos os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas, analisaremos brevemente os principais tipos de modais de transporte que existem no Brasil:

  • rodoviário: realizado nas estradas e nas ruas por caminhões, veículos urbanos de carga (VUC), carretas, bogies, treminhões;
  •  ferroviário: realizado nas ferrovias pelos trens, formados por vagões puxados por uma locomotiva;
  • aquaviário: realizado nos mares e oceanos (marítimo) ou nos rios, lagoas e lagos (fluvial/lacustre);
  •  aeroviário: realizado no céu por aeronaves;
  • dutoviário: realizado por dutos.

Os elementos do sistema de transporte rodoviário

O transporte rodoviário foi o que se desenvolveu primeiro. A princípio, usava a força humana e, depois, a de animais para deslocar as cargas e as pessoas, com ou sem o auxílio de veículos. A partir da Revolução Industrial, surgiram os primeiros veículos movidos a motor. E assim entramos na Era do Automóvel.

Os elementos do sistema de transporte rodoviário são:

Vias

Via terrestre é a superfície sobre a qual se movimentam pessoas, animais e veículos.

Em relação às vias urbanas, temos:

  • vias de trânsito rápido: sem cruzamentos diretos, sem travessias de pedestre em nível, sem semáforos (velocidade máxima de 80 km/h);
  •  vias arteriais: ligam áreas diferentes da cidade, com interseções/cruzamentos controlados por semáforos (velocidade máxima de 60 km/h);
  • vias coletoras: coletam e distribuem o trânsito no perímetro urbano, conferindo acesso a vias maiores (velocidade máxima de 40 km/h);
  • vias locais: vias de trânsito local, sem semáforos, com cruzamentos (velocidade máxima de 30 km/h).

Quando falamos em vias rurais, existem:

  • rodovias: vias pavimentadas, cuja velocidade máxima varia (automóveis, camionetas e motos, 110 km/h; ônibus e micro-ônibus, 90 km/h; os outros veículos, 80 km/h);
  • estradas: vias não pavimentadas, com velocidade máxima de 60 km/h.

As rodovias podem ser federais (denominadas sempre pelas inicias BR, de Brasília) e as estaduais (denominadas geralmente pelas iniciais do estado ao qual pertencem, como AL, BA, RJ, RO).

Veículos

Especificamente em relação ao transporte de cargas, temos os seguintes veículos:

  • caminhão plataforma: transporta cargas de grande volume/peso unitário e contêineres;
  • caminhão baú: tem carroceria fechada que garante proteção à carga contra as intempéries;
  • caminhão caçamba ou tremonha: transporta cargas em grãos e descarrega-as por gravidade;
  • caminhão aberto: transporta produtos não perecíveis e volumes pequenos;
  • caminhão refrigerado: transporta cargas perecíveis e conta com recursos próprios para refrigerar e manter a temperatura no espaço das cargas;
  • carreta: apresenta unidades de carga e de tração em diferentes módulos articulados entre si (a unidade de tração é o cavalo mecânico e a de carga é o semirreboque).

Terminais

Os terminais do modal rodoviário, conforme a finalidade, podem ser de:

  • carga;
  • passageiros;
  • mistos.

Conforme a propriedade e uso, eles podem ser:

  • privados;
  • públicos.

Em relação aos terminais de transporte de carga, existem muitos terminais logísticos ligados por rodovias.

Plano de operação

O sistema rodoviário dispõe de controles que envolvem, além dos veículos:

  • sinalização;
  • legislação (regras como o Código de Trânsito Brasileiro);
  • sistemas inteligentes (painéis eletrônicos, equipamentos diversos);
  • pedágios;
  • poder de polícia (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, agentes de outros órgãos que atuam no setor);
  • educação.

Esses são os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas. Entre eles, destacamos a educação, fundamental em todos os setores. Ainda que seja o modal mais usado no Brasil, ele tem custos muito elevados, relacionados tanto à manutenção das vias quanto à manutenção dos veículos (lembrando que vias bem estruturadas contribuem para reduzir a manutenção dos veículos).

Gostou de nosso post? Aproveite para conferir nossos outros conteúdos. Visite e curta nossa página no Facebook! Convide seus amigos para curtir também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado