(Última alteração em: 12 de Janeiro de 2022)
O modal rodoviário é o mais usado no Brasil para o transporte de cargas. Constitui, assim, o maior sistema logístico de nosso país.
O transporte rodoviário se responsabiliza pelo deslocamento de um grande volume de matérias-primas e produtos por meio de caminhões.
Neste post, falaremos sobre os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas. Veja como é formado esse importante sistema de transporte no Brasil e no mundo!
Os modais de transporte no Brasil
Antes de detalharmos os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas, analisaremos brevemente os principais tipos de modais de transporte que existem no Brasil:
- rodoviário: realizado nas estradas e nas ruas por caminhões, veículos urbanos de carga (VUC), carretas, bogies, treminhões;
- ferroviário: realizado nas ferrovias pelos trens, formados por vagões puxados por uma locomotiva;
- aquaviário: realizado nos mares e oceanos (marítimo) ou nos rios, lagoas e lagos (fluvial/lacustre);
- aeroviário: realizado no céu por aeronaves;
- dutoviário: realizado por dutos.
Os elementos do sistema de transporte rodoviário
O transporte rodoviário foi o que se desenvolveu primeiro. A princípio, usava a força humana e, depois, a de animais para deslocar as cargas e as pessoas, com ou sem o auxílio de veículos. A partir da Revolução Industrial, surgiram os primeiros veículos movidos a motor. E assim entramos na Era do Automóvel.
Os elementos do sistema de transporte rodoviário são:
Vias
Via terrestre é a superfície sobre a qual se movimentam pessoas, animais e veículos.
Em relação às vias urbanas, temos:
- vias de trânsito rápido: sem cruzamentos diretos, sem travessias de pedestre em nível, sem semáforos (velocidade máxima de 80 km/h);
- vias arteriais: ligam áreas diferentes da cidade, com interseções/cruzamentos controlados por semáforos (velocidade máxima de 60 km/h);
- vias coletoras: coletam e distribuem o trânsito no perímetro urbano, conferindo acesso a vias maiores (velocidade máxima de 40 km/h);
- vias locais: vias de trânsito local, sem semáforos, com cruzamentos (velocidade máxima de 30 km/h).
Quando falamos em vias rurais, existem:
- rodovias: vias pavimentadas, cuja velocidade máxima varia (automóveis, camionetas e motos, 110 km/h; ônibus e micro-ônibus, 90 km/h; os outros veículos, 80 km/h);
- estradas: vias não pavimentadas, com velocidade máxima de 60 km/h.
As rodovias podem ser federais (denominadas sempre pelas inicias BR, de Brasília) e as estaduais (denominadas geralmente pelas iniciais do estado ao qual pertencem, como AL, BA, RJ, RO).
Veículos
Especificamente em relação ao transporte de cargas, temos os seguintes veículos:
- caminhão plataforma: transporta cargas de grande volume/peso unitário e contêineres;
- caminhão baú: tem carroceria fechada que garante proteção à carga contra as intempéries;
- caminhão caçamba ou tremonha: transporta cargas em grãos e descarrega-as por gravidade;
- caminhão aberto: transporta produtos não perecíveis e volumes pequenos;
- caminhão refrigerado: transporta cargas perecíveis e conta com recursos próprios para refrigerar e manter a temperatura no espaço das cargas;
- carreta: apresenta unidades de carga e de tração em diferentes módulos articulados entre si (a unidade de tração é o cavalo mecânico e a de carga é o semirreboque).
Terminais
Os terminais do modal rodoviário, conforme a finalidade, podem ser de:
- carga;
- passageiros;
- mistos.
Conforme a propriedade e uso, eles podem ser:
- privados;
- públicos.
Em relação aos terminais de transporte de carga, existem muitos terminais logísticos ligados por rodovias.
Plano de operação
O sistema rodoviário dispõe de controles que envolvem, além dos veículos:
- sinalização;
- legislação (regras como o Código de Trânsito Brasileiro);
- sistemas inteligentes (painéis eletrônicos, equipamentos diversos);
- pedágios;
- poder de polícia (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, agentes de outros órgãos que atuam no setor);
- educação.
Esses são os elementos do sistema de transporte rodoviário de cargas. Entre eles, destacamos a educação, fundamental em todos os setores. Ainda que seja o modal mais usado no Brasil, ele tem custos muito elevados, relacionados tanto à manutenção das vias quanto à manutenção dos veículos (lembrando que vias bem estruturadas contribuem para reduzir a manutenção dos veículos).
Gostou de nosso post? Aproveite para conferir nossos outros conteúdos. Visite e curta nossa página no Facebook! Convide seus amigos para curtir também.