(Última alteração em: 14 de dezembro de 2021)
Para o condutor, é fundamental conhecer as normas de trânsito e entender a diferença entre os termos usuais, pois não é incomum que ocorram erros na rotina dos motoristas. A obediência às normas e o conhecimento dos termos habituais a respeito da lei de trânsito garantem segurança para sua vida, mas também para pedestres e passageiros.
No entanto, alguns nomes, como imperícia e imprudência, por exemplo, às vezes podem trazer um pouco de confusão no entendimento. Esse conhecimento prévio pode preservar sérios problemas, até mesmo se sofrer uma penalidade incorreta.
Quer fugir das multas e acúmulo de pontos desnecessários na carteira de motorista? Se você quer saber mais sobre imperícia e imprudência e se resguardar de eventuais transtornos ocorridos de trânsito, vale a pena continuar a leitura. Entenda melhor e acerte na sua gestão de qualidade no setor empresarial de frotas!
Quais são as modalidades de culpa nos termos da Lei de Trânsito?
Antes de abordar do que se tratam imperícia e imprudência, vale entender bem o que é culpa em âmbito legal. Basicamente, o conceito de culpa se baseia na falta de cuidado do agente, que pratica uma conduta e produz um resultado indesejado. Desse modo, o indivíduo que pratica um ato com falta de observação ou cautela, e tinha dever de cuidado, comete ato culposo.
É nesse sentido que surgem os termos conhecidos como imprudência, negligência e imperícia — os quais consistem em modalidades de culpa. Entenda o que é cada um a seguir!
Negligência
Caracteriza-se pela falta de cuidado e pelo extremo desleixo, também configurada pela omissão em situações nas quais se deveria agir. No trânsito, por exemplo, seria o caso daquele indivíduo que não realiza a manutenção regular do veículo e o conduz com pneus gastos, podendo causar acidente.
Nesse cenário, o descuido prejudica não apenas o imprudente, mas pode trazer dano aos demais ao redor.
Imprudência
Não é a mera desatenção, de modo que, quem age com imprudência conhece o risco e ainda assim comete o ato. O imprudente verdadeiramente se precipita ao tomar atitudes e lesar terceiros!
O ato de imprudência sempre é estabelecido pela falta de precaução, no qual se tem a consciência do que é certo, mas não o faz. Na condução de veículo, ultrapassar em local proibido ou dirigir em estado de sono qualificam bem essa atitude.
Imperícia
É a ausência de habilidade peculiar para desenvolver uma determinada atividade técnica. O imperito assume que deveria conhecer, não leva em consideração que desconhece, e mesmo assim, age.
Uma situação é quando o motorista que conduz carro de passeio acha que tem habilidade suficiente para dirigir um caminhão. A falta de conhecimento específico, no caso, pode criar sérios riscos, pois existe evidente incapacidade no exercício da atividade.
Por isso, existem tipos de habilitações diferentes: para que cada pessoa esteja adaptada de verdade ao que se dispôs nos estudos e preparação na autoescola. Se o profissional não for habilitado para tanto, e mesmo assim toma a direção, causando acidentes e avarias à via, agiu com imperícia.
De que maneira a imperícia e imprudência podem prejudicar a gestão de frotas?
Sendo intencionais ou não, os atos cometidos com falta de cuidado na direção acarretam complicações e danos de forma geral. No contexto da gestão de frotas, atitudes de imperícia e imprudência seguramente afetam o gestor.
A ocorrência desses atos é um grande problema. A atuação do profissional no transporte de mercadorias requer cuidado e máxima atenção. Seu ofício possibilita a movimentação da economia e tem relação direta com a produtividade de mercado.
Erros comuns de motoristas na execução do serviço podem ocasionar não somente a ocorrência de acidentes, mas atrapalha a boa execução do serviço. Muitas vezes, a imprudência embaraça o tempo de entrega do serviço e, até mesmo, causa danos ao veículo que dirige.
O costume de trocar marcha no momento errado ou dirigir com o pé na embreagem são hábitos que provocam desgaste prematuro ao equipamento. A sequência de avarias afeta toda a cadeia de suprimentos, fazendo com que seja necessário fazer manutenção antes do momento em que aconteceria normalmente.
Os atos de imperícia também impactam fortemente os custos do operador logístico. O funcionário da transportadora pode trazer lesões materiais relevantes; e quando acidentes acontecem, o empregador assume todas as despesas. Por isso, ainda que não haja acidentes, é extremamente necessário investir na condução responsável.
A irresponsabilidade compromete cargas; e o principal risco é a devastação das mercadorias. Com isso, a relação com os clientes fica desgastada; e a empresa perde credibilidade no mercado.
Como o atendimento especializado de gestão de frotas pode reduzir os riscos de prejuízos e acidentes?
A logística de entregas de cargas é essencial para a melhor coordenação de eventuais riscos. Uma boa coordenação diminui falhas ou desvios de entregas das transportadoras e, consequentemente, aumenta bastante a eficiência do serviço.
Esse controle monitora os gastos com combustível, cria programas de manutenção e otimiza as rotas. Também gerencia o tempo de entrega dos motoristas e a logística de entrega.
Esses cuidados reduzem as despesas, pois o bom funcionamento reflete na eliminação de falhas e desperdícios. Permite o manejo de frotas, evitando reparos prematuros e de última hora.
Esse serviço ainda possibilita traçar o desempenho dos condutores por meio de tecnologias de rastreamento, no qual há fiscalização em tempo real. Toda essa política preventiva é altamente satisfatória para o empresário, protegendo seu negócio daqueles contratempos que podem ocorrer todos os dias.
Conheça um pouco mais da Bsoft
A Bsoft conta com todo esse atendimento direcionado no controle e prevenção, o que otimiza bastante todo o trabalho. Sociedades do segmento de frotas e carregadoras precisam de um suporte especializado para o melhor gerenciamento do serviço.
O serviço prestado conta com todo o acompanhamento logístico do segmento e oferece um custo-benefício que certamente valerá o investimento em curto e longo prazos. A Bsoft facilita a administração efetiva, aliada à tecnologia para potencializar resultados e lucros, além de preventivamente evitar males ao negócio.
Pode-se afirmar que os erros decorrentes da imprudência e imperícia são capazes de gerar a perda de clientes e de produtos. Tais fatos geram um impacto financeiro grandioso, consequências que obviamente se quer evitar. Nada melhor, então, do que investir em uma parceria especializada em gestão de frotas que pode reduzir os riscos de prejuízos e acidentes, não é?
Quer saber mais sobre como implementar uma excelente organização e aumentar o rendimento empresarial no ramo de gestão de transportes? Entre em contato conosco e saiba como aproveitar ótimos resultados em sua frota!