(Última alteração em: 13 de dezembro de 2021)
Para quem trabalha com frotas de veículos, o novo CRLV digital se torna uma grande facilidade. Isso porque o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos passa a ser acessado apenas pelo celular.
Também chamado de CRLV-e, esse documento tem as mesmas informações do impresso e sua validade jurídica assegurada. Além disso, ele gera um arquivo em PDF. Assim, nem é preciso ter acesso à internet para acessá-lo.
É importante lembrar que o licenciamento é um documento obrigatório, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Ele deve ser emitido anualmente após o pagamento das taxas. Caso o motorista não tenha esse comprovante, receberá uma multa de R$ 293,47, já que a infração é gravíssima. Ainda são aplicados sete pontos na carteira.
Por isso, é importante saber como baixar o novo CRLV-e para o seu celular. É o que vamos explicar neste post. Confira.
O que é o novo CRLV digital?
O novo CRLV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Comumente conhecido como documento do carro, esse documento faz parte da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, é de porte obrigatório, pois fornece o direito de tráfego e legaliza a circulação.
O CDT pode ser acessado assim que você tiver acesso ao CRLV-e. Para isso, é preciso pagar o licenciamento anualmente. Portanto, esse novo documento é emitido apenas com a quitação de débitos de tributos, multas de trânsito, encargos e do seguro obrigatório (DPVAT), quando for o caso.
Apesar de sua existência, o CRLV físico continua válido. Da mesma forma, o documento digital pode ser impresso em papel A4 branco com o QR code, a fim de garantir sua validade jurídica. Em ambas as versões, as informações são iguais.
Como o CRLV digital funciona?
Quem tem acesso à versão digital do novo CRLV está dispensado de portar o documento físico e vice-versa. Para ter acesso ao modelo mais recente, é preciso baixar o app Carteira Digital de Trânsito no seu celular.
O cadastro será feito com as informações solicitadas pelo app e a confirmação por e-mail. Outra possibilidade é usar um certificado digital. Para a geração do CRLV digital, ainda é preciso fornecer o Renavam e o Código de Segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Assim que você tiver acesso ao documento, poderá compartilhá-lo com outras quatro pessoas. Ou seja, no total, cinco usuários poderão utilizá-lo ao mesmo tempo devido à fiscalização e ao porte obrigatório.
Ainda é preciso ressaltar a diferença existente na venda do veículo. Quando o acesso é apenas digital, o vendedor deverá solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo de forma digital, isto é, o ATPV-e.
Além disso, caso o condutor viaje para outro país, precisará apresentar o CRLV físico ou a versão digital impressa. Para os caminhoneiros, é fundamental ter essa informação para evitar problemas.
Por que esse documento foi criado?
O movimento de digitalização dos documentos veiculares começou ainda em 2017. Nesse ano, a Carteira Nacional de Habilitação virou a CNH digital. No começo, apenas em Goiás, mas foi implementado em todos os estados a partir de 2018.
Nesse período, também criada a CDT. Aos poucos, o novo CRLV digital foi implementado em todos os estados por meio das unidades do Detran. Em todos os casos, o objetivo é desburocratizar os processos e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços disponibilizados pelo governo.
Assim, a CDT se torna uma plataforma de serviços com informações sobre o motorista e o veículo. Entre elas estão informações sobre:
- recall;
- infrações de trânsito;
- recuperação de boletos para pagamento de multas com desconto de 20% sem adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE) ou 40% se houver a associação.
Quais são suas vantagens?
Os grandes benefícios do novo CRLV-e é eficiência e praticidade. O motorista tem a chance de acessar o documento sem precisar dele impresso. Além disso, apresenta-o com rapidez e de forma válida para os policiais que estiverem fazendo a fiscalização.
Ainda existem outras vantagens, especialmente para empresas de transporte de mercadorias. Veja quais são as principais:
- redução de custos, já que o pagamento da taxa de emissão deixa de ser necessário e o motorista não leva multas por falta da documentação. Além disso, há economia com autenticação, impressão e digitalização de cópias;
- agilidade, porque o processo de fiscalização se torna mais rápido e o gestor da transportadora não precisa mais contatar o despachante nem esperar nas filas dos Detrans e dos Ciretrans;
- segurança, considerando que o acesso é feito por servidores com diferentes camadas de proteção e apenas com o registro de usuários;
- facilidade para o motorista, que carrega o documento com o celular, e para a transportadora, que pode oferecer acesso ao documento para até cinco usuários;
- utilidade, pois é possível exportar o novo CRLV digital em formato de PDF e mantê-lo salvo no celular ou até imprimi-lo em papel branco A4, desde que tenha o QR code para leitura dos fiscais.
Como emitir o novo CRLV digital? Veja o passo a passo
O acesso ao documento pode ser feito via site ou aplicativo. Em cada uma dessas opções, existe um passo a passo. Confira os detalhes.
Site
As etapas para conseguir o CRLV digital devem ser realizadas pelo site do Detran do seu estado. Por isso, algumas pequenas diferenças podem existir. Ainda assim, o passo a passo tende a ser o seguinte:
- acesse o site do Detran do seu estado e clique em “Central de Serviços”;
- selecione “Novo CRLV Digital”;
- insira os dados do Renavam ou do chassi e o número da placa;
- clique em “Baixar CRLV”;
- digite o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), antigamente conhecido como Documento Único de Transferência (DUT).
Lembre-se de que esse processo deve ser feito após a baixa do pagamento da taxa de licenciamento. Isso pode levar algumas horas. Ao acessar pelo site do Detran, imprima o documento, garantindo que o QR code está legível. Outra opção é enviar o documento para seu e-mail e mantê-lo salvo no celular.
Aplicativo
O documento também pode ser obtido via app da CDT. Nesse caso, faça o seguinte:
- baixe o app Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS;
- faça o seu cadastro inserindo seu CPF e os outros dados solicitados;
- escolha o documento digital que deseja acessar e clique em “CRLV digital”;
- digite o número do Renavam;
- insira o código de segurança do CRV e clique em “Ok”;
- selecione o botão “Incluir”.
Nas duas formas, o novo CRLV digital está disponível e os seus motoristas podem utilizá-lo da forma que preferirem. Assim, os benefícios citados são alcançados e você deixa de se preocupar com essa parte burocrática.
E você, gostou de saber como conseguir o licenciamento digital? Compartilhe este post nas suas redes sociais e explique para outras pessoas como fazer esse procedimento.