(Última alteração em: 7 de dezembro de 2021)
Os riscos no transporte de container é uma das principais preocupações no escoamento de mercadorias para exportação e a chegada de produtos importados, tendo em vista que essa modalidade de transporte é bastante usada quando há uma grande quantidade de itens em um lote ou quando as dimensões da carga justificam usar esse tipo de proteção.
Dada a sua importância, preparamos este conteúdo para demonstrar como funciona na prática e o que as empresas podem fazer para evitar os principais riscos no transporte de container. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
O que é transporte de container?
Você já deve ter visto nas estradas brasileiras veículos que levavam um container. Esse é o caminhão que é usado por empresas de transporte especializadas na movimentação de cargas para o comércio internacional.
A criação desse equipamento foi essencial para estimular o comércio entre países, pois representa uma forma segura e confiável de alocar os produtos. A sua aplicação também é bastante flexível, uma vez que podem ser embarcados desde produtos agrícolas até máquinas e equipamentos.
Os tipos de contêineres mais usados são de 20 e 40 pés de comprimento, o que equivale a aproximadamente 6 e 12 metros, respectivamente. Essas são as opções mais utilizadas, contudo existem modelos que podem chegar a 45 ou 53 pés, sendo 13 e 16 metros, respectivamente.
Qual é a importância dessa modalidade?
O transporte marítimo depende do armazenamento em container para manter os lotes em um mesmo ambiente fechado, o que reduz as chances de extravio. Essa também é uma embalagem que fornece proteção adequada em todas as etapas do transporte.
Além disso, essa forma de alocação das cargas melhora a ocupação do espaço, uma vez que eles podem ser empilhados conforme a necessidade. Os contêineres também simplificam o trabalho das autoridades portuárias quando há necessidade de inspecionar e fiscalizar as mercadorias.
Como aumentar a segurança evitando riscos no transporte de container?
Preparamos recomendações de acordo com a nossa experiência no ramo logístico para ajudar você a minimizar os principais riscos operacionais.
Treine a equipe de operação
O gestor logístico deve estar sempre atento a dois possíveis incidentes: acidentes de trabalho e danos às mercadorias. Por isso, faz sentido implementar procedimentos operacionais que a equipe de armazém deve seguir rigorosamente.
Assim, é possível embarcar os pedidos com o intuito de:
- preservar a integridade física da carga;
- otimizar o aproveitamento do compartimento de carga;
- facilitar as etapas de carga e descarga.
Todas essas iniciativas são essenciais para criar um ambiente mais seguro e evitar prejuízos decorrentes de acidentes.
Escolha transportadoras especializadas
Devido a sua aplicação no comércio internacional, é fundamental fechar parcerias com transportadoras que conheçam as particularidades da importação e da exportação de mercadorias.
Essa medida garante que a legislação pertinente será seguida em todos os processos e a experiência ajuda a aumentar o nível confiabilidade. Por fim, a prática contribui para melhorar a qualidade do processo logístico e favorece o relacionamento com os clientes.
Use o método de amarração adequado
Um dos principais riscos do transporte de mercadorias são avarias que danificam a carga. Esse é um problema que afeta o relacionamento com o cliente. Por isso, a nossa recomendação é usar um método seguro de amarração para prender a carga e evitar sacudidas durante o trajeto.
Os cuidados com o riscos do transporte de container são os pilares do processo de exportação e importação e geram vantagens para as transportadoras. Ao seguir as nossas recomendações, a empresa ganha em termos de agilidade e economia nas atividades logísticas. Por isso, conte com as nossas dicas para implementar as melhorias necessárias.
Que tal compartilhar conosco a sua experiência nessa área? Deixe o seu comentário ou opinião no campo logo abaixo.