SPED Fiscal e SPED Contribuições: como agilizar as operações fiscais da sua empresa?

(Última alteração em: 30 de novembro de 2021)

O SPED Fiscal e o SPED Contribuições são algumas das questões burocráticas que devem ser entendidas por qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação.

O nosso sistema tributário é bem complexo. Caso não haja o apoio de ferramentas adequadas que auxiliem no dia a dia do negócio ou não exista a presença de profissionais qualificados para a execução das demandas, é possível que a empresa não cumpra suas obrigatoriedades.

Neste artigo, além de ressaltar a importância do uso de determinadas soluções, também comentamos de maneira mais clara o que é o SPED Fiscal e SPED Contribuições, as diferenças entre eles e dicas para agilizar as operações fiscais da empresa. Continue a leitura!

O que é o SPED e como ele funciona?

Primeiro é importante entendermos o que é o SPED e como ele funciona. Trata-se da sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Ele consiste em um conjunto de escriturações de documentos fiscais e outras informações exigidas pela Receita Federal e pelo nosso Fisco.

Foi instituído pelo Decreto 6022 de Janeiro de 2007 e o seu uso fez com que vários documentos e informações contábeis fossem utilizados no formato digital. Consequentemente, trouxe melhorias para o dia a dia das empresas. Entre eles, a ampliação da segurança, a melhoria na agilidade das operações e a maior produtividade do time.

É importante entendermos, ainda, que o SPED representa a integração das três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal. Por meio dele, há a manutenção da ligação de mais de 20 instituições, como órgãos públicos, associações, entidades civis e conselhos de classe.

Qual a diferença entre o SPED Fiscal e SPED Contribuições?

Conforme abordamos, também vamos destacar a diferença existente entre o SPED Fiscal e SPED Contribuições. No SPED Fiscal, a Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um arquivo formado por um conjunto de escriturações de documentos fiscais e dos registros referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI, ligados às operações realizadas pela empresa. De modo geral, a validação do arquivo é mensal.

Já no SPED EFD Contribuições, o arquivo é gerado a partir dos lançamentos registrados no sistema, informando quais são os documentos fiscais e as outras informações que influenciam a incidência das contribuições sociais e dos créditos da não-cumulatividade — relativos a cada período de apuração do ISS, PIS/Pasep e Cofins.

Sua apresentação é mensal e deve ser validada até o décimo dia útil do segundo mês subsequente ao da referência da escrituração.

Como o uso do SPED contribui para as informações da empresa?

Dentre outros benefícios, o uso do SPED contribui para a digitalização de processos. Dessa forma, reduz a necessidade de impressões e armazenamentos de papéis, garantindo a rápida conferência de documentos, bem como o cálculo correto dos tributos.

Ao gerar os arquivos SPED e importá-los para o PVA, o negócio terá um processo que substitui diversas tarefas manuais. Naturalmente, há uma redução no tempo total de operação, o que permite mais integração entre os sistemas para automatizar processos.

Como realizar a implementação do SPED na empresa?

A implementação do SPED na empresa exige o uso de um software especializado para gerar o arquivo, além da orientação de um profissional contábil que vai auxiliar nos diferentes momentos dessa demanda. Também é necessário importar o arquivo no sistema PVA para a validação.

Normalmente, esse tipo de atividade traz alguns desafios relacionados especificamente ao nosso sistema tributário. Conforme abordamos, ele é bastante complexo e gera dúvidas entre as empresas e as equipes. Justamente por isso, é importante contar com o apoio de profissionais que estão por dentro desse tópico e conhecem os seus principais gargalos.

Como a Bsoft pode te auxiliar neste processo?

A Bsoft dispõe de diversas soluções que podem auxiliar nesse processo, como o CT-e Prático, NF-e Prático, Controle de Transportadoras e Controle Comercial. Com isso, operações de todos os portes e áreas podem ser atendidas de forma satisfatória.

As ferramentas da Bsoft permitem que o SPED Fiscal e SPED Contribuições sejam gerados de forma prática e segura, garantindo que sua empresa esteja em dia com a fiscalização, alinhando seu rotina fiscal as leis vigentes.

O Controle de Transportadoras ainda conta com diversos módulos, como o de Contabilização, que integra seu TMS ao sistema utilizado pela sua contabilidade, melhorando a comunicação entre os sistemas e a eficiência nos processos.

Quais as vantagens do SPED?

O SPED proporcionou alguns diferenciais para as empresas. Primeiro, mais agilidade para as entregas. Antes, era necessário que a empresa entregasse muitos documentos e papéis com o objetivo de validar as informações, enquanto hoje todo o processo é feito de forma digital.

Consequentemente, os resultados são mais precisos, com menor incidência de erros. Em um sistema tributário com muitas burocracias, torna-se necessário trazer facilidades para que o negócio consiga atender às atividades sem muito tempo gasto ou necessidade de deslocar boa parte da equipe para essas funções.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o SPED Fiscal e SPED Contribuições, além de conferir como o uso de ferramentas certas podem auxiliar nesse sentido. Na busca da melhor solução, é importante entender qual é aquela que oferece um atendimento e suporte, bem como atende às particularidades de seu negócio.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a gente, conheça nosso produto e tire suas dúvidas!

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