Guia completo sobre logística integrada que você precisa ler

(Última alteração em: 18 de novembro de 2021)

Muito se fala sobre a sinergia e a conectividade entre empresas. Esses conceitos nos levam a crer que é possível criar uma relação de interdependência que pode ser implementada em todas as etapas do processo. Nesse caso, estamos falando da logística integrada e a evolução que pode agregar às empresas.

Estamos vivendo um período muito favorável com grandes avanços tecnológicos e um entendimento melhor sobre o que o mercado espera. Esse contexto é um incentivo para que as organizações se tornem mais conscientes do seu potencial produtivo, da sua capacidade de atendimento e, acima de tudo, do potencial para focar na experiência do consumidor.

Todos esses elementos contribuem para que a logística integrada seja um dos tópicos mais falados entre os profissionais da área. Por esse motivo, elaboramos este guia para que você possa aprofundar os conhecimentos sobre o tópico. Continue lendo para conhecer mais detalhes e aproveitar essa ideia na sua empresa. Confira!

O que é logística integrada?

Pensando na sua experiência como profissional de transportes, qual é a forma mais abrangente de otimizar o desempenho logístico? Você poderia responder que é o planejamento ou a modernização tecnológica. E a resposta estaria correta, mas esses são esforços pontuais.

O que realmente é capaz de construir uma mudança real é a logística integrada. Esse conceito representa a capacidade de integrar e conectar todas as etapas relacionadas ao atendimento do consumidor final.

Esse é um dos pilares da inovação em logística que busca levar esse setor para uma nova era baseada em tecnologia e ações integradas. Essa metodologia introduz diversas mudanças, principalmente no que diz respeito ao relacionamento entre os elos da cadeia de suprimentos.

Seja de forma gradual ou por meio de uma remodelagem total, as empresas já entendem a importância de planejar, controlar e avaliar todas as etapas do processo logístico. Por isso, a ideia é conhecer o seu funcionamento na prática para prevenir a incidência de falhas e otimizar os resultados.

Como funciona nas empresas?

A forma como as empresas introduzem a logística integrada pode variar de acordo com as estratégias e planos. Contudo, o primeiro sempre é a digitalização do processo de trabalho. A tecnologia é uma das principais ferramentas de logística para alcançar esse objetivo.

Há vários exemplos de empresas que tratam os seus obstáculos conforme aparecem. Como consequência, estão sempre “enxugando gelo”. Essa expressão define bem o trabalho de empresas que não dedicam tempo ao planejamento das atividades e tampouco avaliam o seu desempenho.

Por esse motivo, ter a visibilidade do fluxo logístico desde a pré-produção até o fechamento do pedido é um requisito para que a empresa possa ter sucesso. A ideia da integração parte do princípio que informações relevantes são compartilhadas para todos os envolvidos.

Isso possibilita agilizar o processo de distribuição bem como reduzir o tempo de resposta em caso de imprevistos. Com uma comunicação ágil a equipe pode encontrar soluções para eventuais problemas antes que a situação se agrave. Esse é um ganho de flexibilidade que ajuda a conquistar os clientes.

Quais as suas áreas envolvidas?

Antes de tudo é preciso entender qual é o ponto focal dessa iniciativa: o cliente. Mais especificamente a experiência do cliente com a sua empresa. A ideia é uma abordagem centrada no mercado e na construção de um relacionamento mutuamente benéfico.

Existem diversas formas de colocar esse processo em prática, contudo a maioria dos empreendimentos distribui o seu foco em três pilares.

Fluxo de materiais

A administração do fluxo de materiais engloba todas as atividades que garantem que a matéria-prima seja disponibilizada em tempo hábil. Estamos falando do cronograma da produção que determina a quantidade de itens que deve ser fabricada, extraída ou beneficiada diariamente.

Ao determinar esse número, é preciso estabelecer qual é a quantidade de insumos, peças e equipamentos necessários para alcançar essa estimativa. É aí que entra o departamento de compras para providenciar o abastecimento da empresa por meio:

  • da negociação com fornecedores;
  • da formalização de contratos;
  • da gestão de itens em estoque;
  • da organização da armazenagem;
  • do controle de qualidade.

O objetivo desse acompanhamento é evitar desperdícios em todas as etapas do processo e evitar a perda desses itens. Além disso, esse processo depende das ações desempenhadas pelos fornecedores, portanto faz sentido cultivar esse relacionamento.

Circulação de matéria-prima

Aqui também é importante entender quais os materiais circulam por meio da logística interna. Esse processo consiste na retirada de um item do estoque que, posteriormente, é encaminhado para a linha de produção ou para o departamento que fez a requisição.

Além disso, os produtos em diversos estágios de fabricação também podem ser movidos entre áreas e maquinários distintos até que seja considerado um material acabado. Nessa fase, será transferido para o estoque de itens que estão disponíveis para venda.

O mesmo acontece em centros de distribuição no qual os itens são separados e preparados para serem enviados aos respectivos destinatários. Esse é um processo de grande complexidade, o que requer um acompanhamento detalhado para evitar extravios e perdas que podem gerar prejuízos.

Transporte e distribuição

O transporte e distribuição consistem na rotina que garante que os pedidos deixem o seu ponto de origem e sejam entregues ao seu destinatário. Nesse caso, os operadores logísticos ou motoristas terceirizados são responsáveis por essa etapa. A expectativa é que sejam capazes de realizar o envio dentro do prazo, de acordo com as especificações e com qualidade.

Esse fluxo pode ser destinado ao consumidor final, distribuidor ou varejista. Também é importante incluir o processo de logística reversa, devolução dos pedidos e reentrega que fazem parte desse atendimento. É nesse ponto que a escolha de uma transportadora confiável faz toda a diferença para lidar com a sua demanda e criar a melhor experiência para a carteira de clientes.

Quais os seus maiores benefícios?

A logística integrada oferece vantagens consideráveis para as empresas que dedicam tempo e recursos para colocar esse processo em funcionamento da forma correta.

Redução de desperdícios

O foco na redução de desperdício é uma prática muito comum na indústria. Essa é uma herança do processo de lean manufacturing ou, em português, produção enxuta. A origem dessa metodologia é a busca pela capacidade de fazer mais com menos. Por isso, o foco é eliminar desperdício em todas as áreas.

Quando consideramos a operação é simples identificar práticas que ajudam a conquistar esse resultado. Por exemplo, a melhoria do aproveitamento das matérias-primas, a redução de ociosidade das máquinas e a padronização dos processos são implementados com facilidade.

Quando esse conceito é adaptado para outras áreas, inclusive a operação de transportes, é possível identificar quais rotinas que podem passar por melhorias. Muitas empresas encontram fontes de economia que ajudam a equilibrar as finanças em curto e longo prazo.

Sistematização dos processos

A sistematização dos processos logísticos é uma abordagem que parte do princípio de que todas as atividades realizadas pela equipe devem ser alinhadas para atingir o objetivo desejado.

Muitas empresas quando identificam a necessidade de melhorar os resultados executam ajustes pontuais em áreas problemáticas. Essa ação tem duas consequências: não considera o fluxo como um todo e deixa de pensar no impacto nas próximas etapas.

Assim, a empresa que, de fato, consegue sistematizar o seu procedimento de trabalho é aquela que estende como os elementos conectam entre si e preocupam com a criação da ordem de execução mais favorável.

Ganho de agilidade da produção

Suprir os seus clientes com qualidade é, na maioria das vezes, uma corrida contra o tempo. O prazo de entrega é um fator que influencia a tomada de decisão dos seus clientes e, portanto, pode ser o diferencial entre o seu produto e o do seu concorrente.

Porém, agilidade não é uma rotina isolada. Os fornecedores devem ser capazes de entregar no prazo que a produção possa prosseguir conforme o cronograma. Além disso, é fundamental gerenciar o estoque para que seja possível despachar os pedidos dentro do planejado.

A logística integrada é justamente o mecanismo que coloca esse processo em prática e garante a eficiência da cadeia de abastecimento.

Controle do fluxo de produtos

A integração da logística é a resposta para um dos maiores desafios da gestão de transportes: a falta de controle sobre as atividades de transporte. Esse é um cenário recorrente no qual a empresa não tem visibilidade sobre:

  • a entrada e saída de mercadorias;
  • os prazos de validade;
  • os produtos que foram devolvidos;
  • os produtos que sofreram danos ou foram extraviados;
  • a precificação do estoque e o seu impacto nos custos.

Todos esses exemplos colocam o gestor em uma posição desfavorável, pois aponta falhas na sua gestão. Por outro lado, quando a integração é aplicada de forma eficiente toda a cadeia de suprimentos é beneficiada.

Em primeiro lugar, estabelece um canal de comunicação entre as empresas e os seus parceiros. O que simplifica o fluxo de recebimento e envio de mercadorias. Em segundo lugar, há um impacto interno nas funções executadas pelos departamentos.

Assim, é possível compartilhar dados, melhorar as rotinas de trabalho e garantir que a operação não seja afetada por imprevistos.

Criação de valor

Quando falamos de valor devemos considerar a perspectiva da empresa e do cliente. Valor para o cliente tem relação com a sua experiência e o atendimento prestado. Já para a empresa, estamos falando de uma vantagem competitiva que serve como diferenciação da concorrência.

Em ambos os casos, o apoio da tecnologia e integração representam uma mudança importante, pois criam uma prática centrada no cliente e nas suas expectativas. Como resultado, os serviços se tornam mais flexíveis e focados na construção de relacionamento sólido.

Redução de erros e falhas

Nós entendemos que não é possível esperar uma operação isenta de erros, contudo, sob a perspectiva da integração é possível reduzir esse indicador. Quando as atividades são bem organizadas há a possibilidade de diminuir a incidência de gargalos, erros e falhas operacionais.

A integração logística não pode ser alcançada sem o devido investimento em tecnologia e automação logística. Quando as atividades são executadas por meio de sistema de gestão é possível reduzir lançamentos incorretos e a presença de informações conflitantes.

Esse é um aspecto que afeta desde as rotinas do cotidiano até a tomada de decisões que afetam a estratégia da organização. Por esse motivo, o gestor logístico é favorecido pela confiabilidade e precisão conquistada em todas as áreas do negócio.

Diminuição de custos

Tornar a operação mais econômica e, ao mesmo tempo, manter o nível de qualidade é um grande desafio. Porém, a redução de custos é uma possibilidade real quando a empresa muda a sua forma de gestão. A principal razão é pelo fato de que os processos são estruturados com o máximo de eficiência possível.

Assim, antigos gargalos e falhas na operação são solucionados e diminuem as perdas. Além disso, há ações designadas para cada fase do processo. Por exemplo, com medidas de segurança, é possível minimizar o risco de acidentes e avarias durante a circulação interna das mercadorias.

Da mesma forma, a gestão do estoque se torna mais precisa e integrada com as áreas de compras e vendas. Com essa comunicação é possível garantir que o estoque esteja sempre abastecido para atender a demanda, o que amplia o potencial de lucratividade.

Gera rapidez da área de produção

Como gestor, você deve saber que atrasos na linha de produção podem causar perdas graves. Em muitos casos, o prejuízo financeiro pode ser sentido assim que a produção fica ociosa. Por esse motivo, o departamento de compras trabalha de forma constante para manter o estoque abastecido, principalmente no caso dos itens críticos.

Assim, não há imprevistos que podem causar a interrupção do processo produtivo. Como resultado, a programação da produção permanece em dia e os clientes recebem os seus dentro do prazo.

Aumento da produtividade

Como profissional da área de logística você deve estar bastante familiarizado com as etapas de trabalho envolvidas em toda a cadeia de suprimentos. Esse também é um processo complexo que depende da colaboração de todos os envolvidos. Por isso, para conquistar o ganho de produtividade esperado é preciso começar a rever a execução dos processos.

Quando a empresa atinge esse controle sistêmico as atividades podem ser executadas com agilidade, principalmente, devido ao apoio da tecnologia. A automação das rotinas representa uma economia de tempo considerável. Assim, a equipe tem a oportunidade de se dedicar a atividades de caráter estratégico e criar soluções que otimizam a experiência do cliente.

Como aplicar na prática?

A logística integrada é o resultado de um esforço para ampliar a digitalização da logística de transporte. Isso quer dizer que, para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é investir em tecnologia.

Porém, não estamos falando apenas da aquisição de sistemas de gestão, mas de um esforço sistematizado para entender a realidade da empresa, bem como a integração com parceiros e clientes. Portanto, listamos alguns passos que devem ser seguidos nessa iniciativa.

1. Mapeie os procedimentos de trabalho

Adicionar tecnologia a um processo que já está redundante e cheio de gargalos não vai resultar nos benefícios que você gostaria. Por esse motivo, é importante dedicar tempo para entender como as tarefas são executadas e como é possível melhora-las.

Novamente, o conceito de processos mais enxutos volta a fazer sentido, pois também resulta na economia de tempo e esforço que poderiam ser direcionados para outras áreas. Assim, vale a pena dedicar tempo para preparar a empresa e a equipe para receber uma nova ferramenta.

2. Entenda a suas reais necessidades

Antes de fechar contrato com um prestador de serviços é fundamental entender o que você gostaria de obter com a implementação de um novo software. As empresas desenvolvedoras de sistemas também têm interesse em fornecer um programa compatível com a sua demanda e expectativas.

Essa prática é bastante comum para evitar o churn, ou seja, quando um cliente cancela o contrato por causa de insatisfação. Uma das principais causas é justamente a escolha de um software com funcionalidades em excesso, o que seu time acaba não usando. Ou por causa de uma versão cujo atendimento não é suficiente.

Nos dois cenários, é preciso assumir uma postura proativa e dizer o que você espera ao invés de aceitar pacotes fechados. Além disso, valorize quem oferece a possibilidade de customização para garantir a adaptação às particularidades do seu negócio.

3. Avalie o impacto nos clientes

As mudanças, mesmo aquelas realizadas no ambiente interno, podem afetar a sua relação com o mercado consumidor. Sob a perspectiva dos seus clientes a busca por agilidade e qualidade permanece a mesma e o seu papel é fornecê-las.

Por exemplo, para facilitar o processo de contratação de serviços de transporte é possível disponibilizar um site para que o próprio cliente possa fazer o orçamento do serviço de frete. Com algumas informações é possível criar uma estimativa do valor e do prazo de entrega.

Assim, a equipe de vendas não precisa ficar dedicada a esse processo e pode focar na negociação e no fechamento do frete. Esse fator melhora a gestão do tempo e permite que o potencial cliente personalize o seu serviço.

4. Avalie o vínculo com os fornecedores

Se a sua empresa está pronta para entrar em uma nova era de transformação digital, ótimo! Contudo, nem sempre os seus parceiros estarão no mesmo patamar. Para fortalecer esse relacionamento é fundamental entender quais aspectos podem ser afetados.

Um dos exemplos mais comuns é a possibilidade de acompanhar o andamento dos pedidos em todas as fases, desde o processamento até a entrega. Para que isso seja possível, é fundamental compartilhar informações fiscais, do estoque e do rastreamento da entrega.

Nesse cenário, a transportadora também deve contar com o aparato tecnológico para possibilitar essa consulta pelo cliente. Portanto, é recomendado entender como essa transformação vai gerar mudanças na gestão de fornecedores e parceiros.

Como melhorar a comunicação com a logística integrada?

Um negócio dinâmico não pode abrir mão da comunicação e compartilhamento de informações. Essa obrigação se torna ainda mais importante quando consideramos o supply chain e a conexão entre fabricantes, distribuidores, lojistas e transportadoras.

Cada uma dessas organizações deve executar as suas atividades com precisão para que o fluxo continue em andamento. Por esse motivo, um dos aspectos mais valorizados é a criação de soluções que possibilitam integrar cada elo dessa cadeia.

A logística integrada depende de uma comunicação que seja ágil e correta para estabelecer o melhor atendimento para os clientes. Essa é uma parceria que deve ser otimizada constantemente por meio:

  • da criação de um senso de colaboração e benefício mútuo;
  • da valorização dos serviços prestados e dos preços praticados;
  • do alinhamento de processos de trabalho e expectativas;
  • da construção de canais de comunicação eficientes;
  • da avaliação periódica dos resultados.

Todos esses elementos compõem a forma como as empresas interagem entre si em um contexto profissional. Com isso, é possível criar uma relação que permite a identificação de gargalos, a transmissão de feedbacks e a identificação de oportunidades de melhoria.

Além disso, é muito comum que os parceiros façam parte do futuro do seu empreendimento. Pensando nesse ponto de vista, nós recomendamos compartilhar quais são os planos de longo prazo e como todos se encaixam nesse retrato. O objetivo é criar um senso de valorização e crescimento conjunto.

Como monitorar os resultados?

Em todos os projetos, a fase de avaliação dos resultados revela se os planos traçados foram executados e se os objetivos delineados foram alcançados. Esse acompanhamento pode ser feito no decorrer do processo ou somente ao final.

Contudo, de acordo com a nossa experiência no mercado, a avaliação periódica permite identificar problemas ainda durante a fase de execução. Assim, o gestor pode corrigir o curso e evitar que esse cenário se torne mais grave.

Anteriormente, você já teve a oportunidade de conhecer as vantagens de aplicar a logística integrada. Por isso, ao investir recursos e tempo é preciso verificar se a iniciativa, de fato, gerou retorno para a empresa.

Nesse momento, a logística integrada é apenas uma possibilidade. O que o gestor vê hoje é o potencial para modificar significativamente a atuação da empresa. Não estamos falando apenas de tecnologia, mas de uma reestruturação profunda que busca alterar a cultura, o papel dos profissionais e a relação com o mercado. Portanto, considere essa solução para construir o futuro da empresa.

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