(Última alteração em: 11 de agosto de 2021)
Em uma empresa, é essencial contar com estratégias para garantir maior satisfação de seus clientes. A rastreabilidade de produto é uma delas. Primeiro, precisamos entender sobre a necessidade de a gestão ter acesso ao máximo de informações possível. Dessa forma, tem a possibilidade de verificar a performance em seus mais distintos níveis, contribuindo para implementar melhorias sempre que julgar necessário.
Nesse sentido, a rastreabilidade de produto contribui para entender gargalos existentes na logística da empresa, se as entregas afetam o cliente de alguma forma, além de proporcionar ações que ataquem possíveis erros do time.
Pensando nisso, elaboramos este material para você entender, de forma mais precisa, o que é a rastreabilidade de produto, a sua importância e a sua relação próxima com a logística. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a rastreabilidade de produto?
Como o próprio nome já diz, a rastreabilidade de produto é uma estratégia que a empresa adota para identificar algum objeto em qualquer momento de sua operação. Exemplo: se o prazo de entrega acordado entre o cliente tiver sido atingido, existe a possibilidade de avaliar de forma exata onde aquele material está, contribuindo para oferecer uma resposta efetiva para a pessoa que entrou em contato.
Para aplicar o rastreamento em sua cadeia logística, existe a necessidade de identificar o produto por meio de um código, saber a informação de origem daquele material e qual seria o seu destino.
Sendo assim, está diretamente ligada à logística da empresa — justamente por oferecer transparência na cadeia produtiva.
Quais são os diferenciais da rastreabilidade de produto para a empresa?
Agora que você já sabe o que é a rastreabilidade de produto, explicaremos um pouco mais sobre as vantagens de adotá-la em sua empresa. Confira!
Facilidade para possíveis recalls
A primeira delas está relacionada à facilidade para possíveis recalls. Quando isso ocorre, a empresa deve ter em mãos todas as informações necessárias sobre o produto. Porém, isso só é possível por meio da rastreabilidade.
Dessa forma, a estratégia proporcionará à gestão informações precisas em relação àquela mercadoria, como:
- a origem do produto;
- o destino daquele item;
- para onde ele foi enviado;
- as etapas pelas quais o produto passou;
- o estágio em que ocorreu algum tipo de gargalo — se ocorreu, entre outros.
Transparência na cadeia produtiva
Buscar a satisfação de seus clientes e colaboradores deve ser uma das prioridades da empresa. Nesse sentido, garante diferencial competitivo, conta com melhores resultados e permite a fidelização de seu público e de profissionais.
Como a rastreabilidade de produtos proporciona esses diferenciais? Por meio da transparência da cadeia produtiva. Aqui, destaca-se o fato de que, de acordo com o segmento de sua empresa ou o produto, a cadeia produtiva apresenta com muitas etapas. Caso a empresa não conte com uma solução que identifique em que estágio o item está, valer-se dessas informações será um gargalo que poderá trazer prejuízos financeiros — e também para a imagem do negócio.
Nesse caso, se qualquer tipo de contexto atípico ocorrer, facilmente, os profissionais têm acesso a esses dados — o que facilita o seu trabalho. Ao cliente, você poderá oferecer informações precisas e de qualidade.
Otimização do controle de qualidade
Novamente, destaca-se a importância de adquirir diferencial competitivo no mercado — uma vez que contribui para alcançar as metas pré-estabelecidas no planejamento com mais facilidade. Por essa razão, o controle de qualidade contribui para que a equipe tenha um controle rígido de todo o processo produtivo.
Sendo assim, a gestão tem a possibilidade de entender quais são as etapas que necessitam de melhorias, as estratégias adotadas pelas fases que oferecem uma boa performance, entre outras informações relevantes.
Conexão com o consumidor final
Estabelecer uma conexão próxima com o consumidor final garantirá a fidelização de seus clientes, contribuindo para que a sua empresa usufrua dos seguintes diferenciais:
- aumento da receita, uma vez que essa pessoa será um consumidor recorrente;
- possibilidade de contar com divulgação espontânea de seu negócio, justamente pela satisfação que ele terá com os produtos e serviços;
- relacionamentos duradouros com a sua base, o que permite uma redução do investimento em marketing;
- possibilidade de coletar feedbacks de qualidade de seu público;
- credibilidade ampliada da marca.
Como a rastreabilidade de produto possibilita um retorno ágil para as demandas do cliente, ele entenderá que o seu negócio se preocupa com a percepção que ele tem de todos esses processos. Aliado a isso, é preciso que a sua equipe ofereça um atendimento de qualidade, seja solícita (principalmente se houver algum tipo de atraso), além de manter múltiplos canais de comunicação abertos para ele poder entrar em contato sempre que necessário.
Melhorias de processos internos
De nada adianta investir em marketing, estudar o seu público e garantir uma comunicação alinhada se a empresa não se preocupa em trazer melhorias para os processos internos do negócio. Ao ter atenção a esse ponto, o negócio pode usufruir de uma redução significativa de custos, uma vez que a gestão vai entender quais são as tarefas, o que deve ser aperfeiçoado e o que gera a reclamação de alguns clientes.
No caso do rastreamento de produto, há a possibilidade de implementar melhorias produtivas ou logísticas. Afinal, será possível ter uma visão ampla de todas as fases do processo, o tempo gasto em cada uma delas, além de verificar quais são os lugares exatos pelos quais aquele produto passou.
Ter essas informações em mãos permite, até mesmo, que a equipe auxilie com insights sobre o que ela observa no dia a dia do negócio. Afinal, ninguém melhor do que os próprios profissionais para entender o que pode ser modificado para oferecer resultados mais atrativos.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é a rastreabilidade de produto, qual é a sua importância e como auxilia nos processos logísticos. Para implementar uma solução que traga esses diferenciais, estude as alternativas existentes no mercado, analise o atendimento oferecido por ela e não deixe de realizar um treinamento com a sua equipe — apresentando os benefícios e impactos da rotina.
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