Autenticação de dois fatores: entenda como funciona e sua importância

(Última alteração em: 1 de julho de 2021)

Com o avanço digital das operações, todos os dias milhões de dados são trocados pela internet no mundo todo. Por isso, a segurança das informações tem se tornado uma preocupação cada vez maior, principalmente em aplicativos que reúnem muitas informações relacionadas a negócios, como o Bsoft Docs.

Neste sentido, uma solução que vem se tornando cada vez mais popular é a autenticação de dois fatores. Ela tem sido uma importante ferramenta na busca constante pelo aumento da segurança dos usuários.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura!

O que é a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um sistema criado para garantir um segundo nível na segurança no acesso, utilizando um meio de confirmação adicional para que o usuário possa acessar sua conta, protegendo seus dados.

Essa verificação é composta de uma etapa que envolve algo que o usuário sabe, como sua senha de acesso, e algo que o usuário possui, como um token de acesso ou códigos gerados aleatoriamente e enviados por e-mail, SMS ou por algum aplicativo de gerenciamento de senhas.

Sua aplicação tem se popularizado recentemente, e o seu uso se tornou comum entre as grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft, Facebook, Google e Apple, além de diversos serviços bancários e empresariais. 

Por que é importante utilizar a verificação de duas etapas?

A grande vantagem trazida por este recurso é, como já mencionamos, o aumento da segurança. Ao necessitar de dois códigos independentes, mesmo que alguém tenha a posse da sua senha, muito provavelmente não terá a confirmação do segundo código, impossibilitando o acesso.

Outro ponto importante é o vazamento de senhas. É comum vermos grandes serviços globais terem suas senhas expostas, tornando diversas contas vulneráveis a ataques de cibercriminosos. A autenticação de dois fatores funciona como uma barreira, impossibilitando que o acesso seja feito apenas com a senha exposta.

Como funciona a autenticação de dois fatores no Bsoft Docs?

A autenticação de dois fatores do Bsoft Docs pode ser ativada através da página de Usuários, no botão Segurança. Ao selecionar este recurso, o usuário pode optar em receber um código de verificação composto por 6 dígitos via e-mail ou por meio de um aplicativo autenticador.

Na autenticação por e-mail, um código de verificação é enviado no e-mail cadastrado, com validade de 30 minutos enquanto o usuário não fizer o acesso à ferramenta. Após o acesso, o código se torna inválido para novas tentativas.

Optando pela obtenção do código a partir de um aplicativo autenticador, o usuário irá escanear um QR Code para vincular sua conta do Bsoft Docs ao aplicativo. Este código terá a validade de 30 segundos. 

Após a confirmação, o usuário receberá 15 códigos para recuperação de sua conta, para caso ele perca o acesso ao e-mail ou aplicativo autenticador. Estes códigos poderão ser armazenados em um local seguro, para garantir o acesso nestas ocasiões.

Após a configuração, o código de verificação sempre será exigido para realização do login no Bsoft Docs. O usuário também poderá alterar a forma que deseja receber o código e até desativar a funcionalidade caso prefira.

O que é o Bsoft Docs?

O Bsoft Docs é uma plataforma online, criada para simplificar a busca, recebimento, gerenciamento e manifestação dos arquivos XML dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-es). 

Por ele, é possível ter um controle completo sobre seus documentos, permitindo funções como a importação de NF-es através da chave de acesso, código de barras ou QR Code, pesquisa de documentos por intermédio do certificado digital, além da impressão e envio dos arquivos.

Quer conhecer o Bsoft Docs e testar todas a autenticação de dois fatores? Crie sua conta gratuita agora mesmo, e aproveite todas as funcionalidades que a plataforma pode te oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação
close slider

    Dados pessoais ou empresariais

    Dados do veículo a ser transportado