(Última alteração em: 6 de Maio de 2021)
Em um setor tão complexo e competitivo como o de logística, otimizar a gestão de transporte de cargas é uma demanda contínua dentro de transportadoras. Os custos precisam ser reavaliados com frequência, indicadores precisam ser acompanhados e ajustes são necessários a todo momento para se manter competitivo no setor.
Nesse sentido, operar de maneira estratégica, com total visibilidade sobre as atividades, sem dúvida, faz toda a diferença sobre os resultados. É, então, que a utilização da tecnologia passa a fazer ainda mais sentido dentro da gestão de transportes e das transportadoras.
Com auxílio de softwares e sistemas, por exemplo, gestores e líderes passam a ter um subsídio informativo muito mais analítico, organizado e preciso sobre as operações, o que facilita bastante o gerenciamento de cada processo e a tomada de decisão.
A Bsoft, então, tem muito a contribuir com a rotina de transportadoras, oferecendo soluções completas e efetivas para qualificar a gestão de transporte de cargas e garantir mais organização, controle e eficiência às operações. Para mostrar como isso é possível, preparamos um conteúdo completo para você. Acompanhe!
O que pode ser considerado como uma boa gestão de transporte de cargas?
Uma boa gestão de transporte é aquela que consegue aliar a organização das atividades, a rapidez e a segurança das operações a um menor custo. Ou seja, é ajustar as atividades de transporte de tal forma que erros, desperdícios e ineficiência sejam mínimos, e o aproveitamento dos recursos seja o melhor possível.
Para que isso seja possível, no entanto, a transportadora precisa ter total visibilidade sobre os seus processos, compreender quando e como os recursos estão sendo utilizados, quais os custos envolvidos nas operações e, principalmente, se existem pontos que podem ser alvo de melhorias.
Hoje, então, o papel de uma boa gestão é entender a realidade das atividades e confrontar com os padrões tidos como ideais ou que se pretende atingir, promovendo as melhorias necessárias para que isso seja alcançado.
Por que é tão importante otimizar a gestão de transporte de cargas?
A maior preocupação de uma transportadora deve ser a melhoria nos resultados financeiros e manter uma operação ágil, com entregas precisas e rápidas. Nesse sentido, otimizar os processos é essencial para a saúde da empresa e para a qualificação dos serviços prestados — o que também se reverte em ganhos financeiros, indiretamente.
Como a Bsoft pode ajudar a otimizar a gestão de transporte de cargas?
No contexto da gestão de transporte de cargas, existem inúmeras possibilidades para otimizar os resultados e garantir uma gestão mais estratégica e efetiva. No entanto, considerando a realidade atual do mercado, em que os dados têm um grande valor para as operações, contar com um sistema completo para dar suporte à gestão, sem dúvida, é um dos caminhos mais promissores.
Na prática, um bom software pode auxiliar não somente na rotina administrativa, mas também na parte operacional do negócio. Exemplo disso está no sistema da Bsoft, que desponta como uma solução robusta, flexível e totalmente acessível às transportadoras de diferentes portes.
Diante dessa realidade, a Bsoft oferece ao gestor um suporte informativo em relação a diferentes frentes das operações. Vejamos alguns dos pontos em que o sistema Bsoft é capaz de agregar!
Manutenção de frotas
Toda frota, por mais enxuta que seja, necessita de um controle efetivo sobre as manutenções dos caminhões, sejam elas preventivas ou periódicas. Nesse sentido, a solução Controle de Transportadoras, da Bsoft, viabiliza às empresas gerenciarem, de forma mais técnica e profissional, todas essas manutenções.
Por exemplo, o sistema pode definir o momento certo para realizar as manutenções, gerenciar informações sobre os abastecimentos, as revisões e os reparos. Com isso, é possível aumentar a previsibilidade dos custos com manutenção, além de garantir a máxima durabilidade dos caminhões.
Controle de fretes
Com a solução Controle de Transportadoras, o gestor também tem um reforço informativo valioso na hora de realizar a correta gestão de transportes. De forma mais profissional e automatizada, é possível controlar os fretes prestados pela empresa, incluindo dados referentes às receitas e às despesas de cada viagem e, assim, chegar ao lucro exato obtido em cada frete.
Por ser o frete a principal fonte de receita de uma transportadora, é essencial que ele seja estabelecido e administrado de maneira dinâmica, considerando custos, previsões e variações do mercado. Nesse contexto, além de atuar de forma mais assertiva, o sistema assume uma tarefa bastante trabalhosa, permitindo que o gestor se dedique a outras funções dentro da empresa.
Acerto com motoristas
No mesmo sentido, o sistema Bsoft também facilita o controle de acertos com motoristas. Assim, por meio de um módulo específico dentro do sistema, é possível implementar uma gestão mais organizada dos valores de adiantamento ou de devoluções feitas.
Dessa forma, fica mais simples e seguro identificar o valor justo e correto a ser pago, seja antes, seja após a conclusão do frete. É muito mais transparência na relação entre empresa e motorista!
Emissão de documentos fiscais
As operações de transporte, como se sabe, estão sujeitas a uma série de imposições legais, especialmente no que se refere à emissão e transmissão de documentos ao Fisco. Por essa razão, contar com a tecnologia na hora de cumprir com essas obrigações pode ser a chave para minimizar erros, atrasos e eventuais penalidades.
Ciente dessa necessidade dentro das transportadoras, a Bsoft também auxilia os gestores a partir da automatização da emissão de diferentes documentos fiscais, como:
- CT-e;
- CT-e OS;
- MDF-e;
- NF-e;
- NFS-e.
Além disso, o sistema também está preparado para a geração de arquivos SPED e SINTEGRA, para a apuração fiscal das operações realizadas na empresa e para a importação de documentos junto ao Fisco. Em paralelo, a Bsoft também oferece o Bsoft Docs, uma solução completa para a gestão de documentos.
Controle financeiro
Uma boa gestão de transporte de cargas também passa por uma boa gestão financeira. Nesse ponto, mais uma vez, o Controle de Transportadoras, da Bsoft é a ferramenta ideal para auxiliar o gestor.
O sistema conta módulos especializados, que dão suporte gerencial a partir de atividades como:
- controle de contas a pagar e a receber;
- conciliação bancária;
- movimentação bancária;
- fluxo de caixa;
- emissão de boletos;
- controle de comissões;
- controle de cobranças, entre outras.
Por fim, como foi possível perceber, a tecnologia é uma das grandes aliadas das transportadoras quando o assunto é a gestão de transporte de cargas. A Bsoft, nesse contexto, oferece um apoio estratégico e operacional altamente eficaz aos negócios, a partir de soluções que garantem mais transparência, controle e eficiência à gestão. Tudo isso se reverte em um melhor aproveitamento dos recursos, na redução de custos e em mais competitividade ao seu negócio.
Gostou deste conteúdo e tem interesse em otimizar a gestão da sua transportadora? Entre em contato com a Bsoft e conheça as melhores soluções para a sua empresa!