(Última alteração em: 4 de Maio de 2021)
O desperdício de recursos é uma grande ameaça para a gestão empresarial e pode causar danos significativos nos resultados e nas receitas do negócio. Trata-se de um problema que compromete a capacidade produtiva e a lucratividade.
Nesse contexto, aplicar estratégias para trabalhar de forma eficiente e com operações enxutas é a melhor alternativa para crescer e se destacar no mercado — a gestão com foco na redução de desperdícios tem mais condições de potencializar os investimentos.
Um dos pilares mais importantes da eficiência operacional é o gerenciamento dos desperdícios. Portanto, é algo que todo empreendedor deve priorizar. Pensando nisso, confira, neste post, como identificar o desperdício de recursos e saiba evitá-lo para garantir a excelência nos processos e resultados cada vez melhores!
Por que atentar ao desperdício de recursos?
Os desperdícios, de matéria-prima, insumos, mão de obra ou tempo, representam um grande problema para as empresas. São riscos silenciosos que provocam perdas significativas ao longo do tempo, comprometendo o rendimento produtivo e financeiro.
De acordo com a metodologia Lean Manufacturing, os desperdícios nas empresas podem ser classificados nas seguintes situações:
- superprodução — quando a empresa produz mais do que o necessário;
- espera — perda de tempo durante o processo produtivo;
- superprocessamento — excesso de processos ou equipamentos que não agregam valor ao produto;
- estoque — excesso de materiais em estoque;
- transporte — deslocamentos desnecessários;
- movimentação — movimentações internas desnecessárias;
- retrabalho — alto índice de correção de trabalhos feitos de forma irregular.
Nesse sentido, desenvolver um planejamento eficiente para eliminar os desperdícios de recursos no negócio é essencial para manter a produtividade, sem gastar muito ou comprometer a qualidade dos serviços e produtos comercializados.
Além disso, contar com uma gestão eficiente e que controla bem os processos internos é decisivo para o ganho de competitividade. Ou seja, é possível produzir gastando menos e otimizar os investimentos em melhorias para aperfeiçoar a experiência dos clientes diretos e indiretos.
Como identificar o desperdício de recursos?
O primeiro passo para lidar com os desperdícios é saber exatamente como identificá-los ao longo dos processos produtivos e das atividades de apoio. Em outras palavras, é uma análise inicial que demonstra pontos de inconsistência, que precisam ser resolvidos. Para tanto, os gestores devem avaliar alguns indicadores que sempre apontam que algo está fora dos padrões ideais. Veja quais são!
Diminuição de lucros
A queda na lucratividade é, sem dúvida, um dos grandes sinais de que algo na empresa não está indo bem, principalmente se as vendas estão dentro do esperado. Por isso, é fundamental analisar o processo e identificar possíveis pontos que estão gerando custos adicionais.
Movimentos desnecessários
Outro fator que sempre indica desperdícios são as movimentações desnecessárias nas atividades internas e externas. A falta de um fluxo bem-planejado pode causar desperdícios significativos. Portanto, é outro indicador que a gestão deve monitorar de forma constante.
Desorganização
A desorganização dos ambientes de trabalho é um risco sério, tanto para a produtividade quanto para o aumento da possibilidade de acidentes. Quando existe a desorganização, é mais um sinal de que também há desperdício de recursos.
Produção em excesso
A produção excessiva, ou seja, quando ela é superior à demanda do mercado, é mais um indicador de que existe o desperdício de recursos. A deficiência na gestão do fluxo produtivo causa vários problemas, como superlotação de estoques, acúmulo de produtos e perdas de matéria-prima e insumos.
Como evitar o desperdício de recursos?
Após a análise dos indicadores e a identificação do desperdício de recursos na empresa, os gestores devem adotar boas práticas para eliminá-los. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência operacional e investir na melhoria contínua dos processos. Veja ótimas dicas para ajudar a evitar desperdícios no seu negócio!
Elimine defeitos
Para evitar danos aos materiais e produtos, é imprescindível eliminar os defeitos em todos os processos que compõem a cadeia produtiva. Os defeitos são responsáveis por grande parte dos retrabalhos, que provocam prejuízos consideráveis.
Sendo assim, priorize a manutenção preventiva e os métodos para avaliar os processos constantemente, evitando que os defeitos aconteçam. Para isso, você pode definir um cronograma de revisões e reunir a equipe para inspecionar as tarefas.
Evite esperas
A gestão da produção é um conceito abrangente, que considera os processos produtivos, o gerenciamento de materiais e o estoque. É um fator determinante para organizar o fluxo operacional e evitar esperas e perdas.
Dessa forma, atuar de maneira bem planejada é essencial para evitar esperas, ou seja, que equipamentos e máquinas fiquem parados quando deveriam estar produzindo. Essa situação pode gerar a ineficiência de todas as etapas e causar desperdícios sérios.
Organize o ambiente de trabalho
Para reduzir o desperdício de recursos com eficiência, é indispensável contar com ambientes de trabalho organizados. Ambientes desorganizados influenciam no fluxo produtivo, comprometem o desempenho, aumentam o risco de acidentes e geram mais custos.
Em vista desse cenário, investir em metodologias para manter a organização dos ambientes corporativos é fundamental para elevar a fluidez dos serviços, além de contribuir para motivar a equipe e impulsionar a produtividade.
Tenha uma gestão eficiente
Por fim, a melhor alternativa para reduzir o desperdício de recursos e manter resultados satisfatórios é investir em uma gestão eficiente e inovadora. Por meio de metodologias e ferramentas de gestão, você pode monitorar os seus processos e desenvolver estratégias para a melhoria contínua.
Além de garantir melhor desempenho, a gestão influencia diretamente na satisfação dos clientes, pois desenvolve técnicas com foco total na qualidade. O resultado é uma produção enxuta, produtiva, eficiente e com baixo custo.
Considerando o cenário atual, onde a tecnologia, indústria e logística 4.0 estão cada vez mais presentes no mercado, contar com recursos tecnológicos é indispensável para reduzir os desperdícios com excelência.
O uso de softwares, por exemplo, é algo que se tornou uma necessidade para otimizar as tarefas e contribuir de forma positiva em todos os sentidos: na redução dos desperdícios e erros, automatização das atividades e melhora da performance da equipe.
Como você percebeu, evitar o desperdício de recursos é imprescindível para todo negócio que deseja ser competitivo e destacar-se no mercado. Portanto, investir em práticas para eliminar os custos desnecessários e melhorar o desempenho contribui consideravelmente para o sucesso.
Gostou do post? Agora que você entendeu como evitar o desperdício na empresa, deixe aqui o seu comentário! Conte-nos como foi sua experiência com o assunto!