Google Meu Negócio: veja como usar a favor da transportadora

(Última alteração em: 30 de Abril de 2021)

Oportunidades para a sua empresa podem surgir de várias formas: networking, recomendação de clientes e, principalmente, pela sua presença na internet. O Google Meu Negócio é um desses recursos que permite que você se conecte com os seus clientes. E o melhor de tudo: o serviço é completamente gratuito!

Essa é uma solução para quem busca aumentar a exposição do empreendimento logo na primeira página dos resultados de pesquisa e no Google Maps. Para muitos empreendedores, essa é a melhor prática para fazer com que a empresa seja encontrada com maior facilidade.

Esse é um fator que merece destaque, pois é uma vitrine online que pode ser usada para exibir produtos e serviços. Por isso, elaboramos este conteúdo completo para que você possa conhecer como essa ferramenta funciona na prática e quais são as vantagens para a sua empresa. Confira!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio faz parte do amplo catálogo de sistemas e recursos desenvolvidos pelo gigante do ambiente virtual. Em termos simples, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita desenvolvida para que o empreendedor possa promover o seu negócio online.

O objetivo é disponibilizar informações úteis para que os usuários possam encontrar a sua empresa com facilidade. Além disso, essa é uma forma de interagir com o público e potenciais clientes. Uma das maiores vantagens é o foco na apresentação de produtos e serviços que ajudam os interessados a realizar uma avaliação inicial do estabelecimento. Com essas informações disponíveis é possível otimizar a tomada de decisão sobre a contratação de serviços de frete.

Esse é um recurso que pode ser facilmente adaptado para a realidade das empresas com o intuito de alcançar um número de pessoas cada vez maior e conquistar novas parcerias e oportunidades de negócio.

Como surgiu essa ferramenta?

Como é comum em uma empresa como o Google, os seus produtos e sistemas estão em constante evolução para oferecer as melhores soluções para os seus usuários. Com o registro de empresas não poderia ser diferente.

O que hoje nós conhecemos como Google Meu Negócio nos seus estágios iniciais era chamado de Google Local, que nada mais era do que um diretório para a consulta de empresas dentro de uma determinada área.

Porém, com o surgimento do Google Maps e da função de Street View foi possível ter acesso a informações de GPS e a visibilidade dos espaços mapeados. Esse modelo também demonstra a conectividade entre as plataformas e como elas podem ser utilizadas para agregar valor umas as outras.

O próximo passo da evolução foi o surgimento do Google Local Business Center, esse era o mecanismo pelo qual os gestores e empreendedores poderiam incluir seus negócios no Google Local.

Nesse período foi criado o Google+, que encerrou as suas atividades no ano de 2019, porém a sua criação serviu para unificar outros serviços do Google como o Your Business. 2014 foi o ano em que todas essas funções foram centralizadas em um único sistema que recebeu o nome de Google My Business.

Essa é a primeira versão da ferramenta que ficou conhecida como Google Meu Negócio. Desde então, diversas modificações foram implementadas para acompanhar os avanços da internet como Big Data e novos algoritmos de machine learning.

Como você pode ver, o surgimento dessa aplicação é o resultado de inúmeros esforços desenvolvidos para facilitar a vida dos usuários, mas, ao mesmo tempo, entender mais sobre o seu comportamento e a construção de relacionamento por meio de uma presença online.

Como funciona?

Quando usamos o termo diretório de informações sobre empresas estamos descrevendo como o Google Meu Negócio funciona na prática. Por exemplo, o usuário pode consultar quais são as transportadoras que atuam na sua região.

Para que essa informação seja disponibilizada, os seus dados devem estar disponíveis para consulta, fazendo que a sua empresa seja uma das opções listadas nos resultados da pesquisa.

O mesmo acontece quando um potencial cliente pesquisa o nome da sua transportadora com o intuito de saber mais sobre a sua prestação de serviços. Esses casos são gerenciados por meio de um algoritmo desenvolvido com o intuito de exibir as informações mais precisas.

Ser a referência comercial presente nas primeiras posições é o desejo de todos, porém, o sistema leva diversos critérios em consideração para listar os melhores resultados. São eles:

  • relevância: esse critério depende das palavras-chave digitadas no aplicativo, essa compatibilidade faz com os resultados sejam mais precisos com base na intenção de pesquisa;
  • distância: as pesquisas podem ser tão gerais ou específicas quando o usuário desejar, porém, a proximidade com o local desejado recebe maior destaque;
  • proeminência: tem relação a popularidade do seu negócio. Veja bem, o Google utiliza o número de avaliações, a média das notas e os comentários para criar um ranking com as melhores empresas de acordo com esses critérios.

Quais as vantagens para transportadoras?

O crescimento do Google como mecanismo de busca é o responsável pelo desenvolvimento de novas iniciativas para atrair e fidelizar clientes. Por isso, faz sentido que empreendedores encarem esse recurso como uma ferramenta importante para o crescimento do negócio.

Um dos elementos que se destaca e que pode ser amplamente utilizado por empresas de transporte é a capacidade de conquistar as primeiras posições no resultado da pesquisa. Isso faz com que os seus serviços sejam encontrados com maior facilidade.

Por isso, listamos alguns benefícios que revelam a sua importância para as empresas.

Aumenta a credibilidade da empresa

Hoje não basta apenas ser uma empresa conhecida. A sua transportadora deve construir uma imagem na internet que demonstre a sua credibilidade e a confiabilidade para executar a operação logística.

Um dos motivos que leva os clientes a fecharem negócio é a presença online, afinal, sem essas informações não é possível determinar as qualificações da transportadora. Isso ocorre porque os interessados buscam a validação de parceiros e clientes antes de decidir fechar negócio.

Requer baixo investimento

Como falamos no decorrer deste artigo, a adesão ao serviço é completamente gratuita. Além disso, a plataforma é simples e intuitiva, o que torna o processo mais ágil para o usuário.

Em contrapartida, os ganhos são excelentes, uma vez que possibilita que a transportadora seja encontrada de maneira fácil. Se avaliarmos a relação custo-benefício fica claro que essa é uma prática que garante um retorno alto em um período curto de tempo.

Popularização da empresa no ambiente online

Pense nas maiores empresas do ramo de transporte. Dificilmente, elas deixam de criar e desenvolver uma presença online. Isso mesmo, transportadoras consolidadas no mercado valorizam o espaço oferecido pelo Google para expandir a sua marca, demonstrar a sua expertise e interagir de forma relevante com o seu público.

Sendo assim, as empresas de pequeno e médio porte podem fazer o uso dos mesmos recursos para obter resultados similares. Além de um espaço para a divulgação da marca, esse é um canal de compartilhamento de informações que pode ser um diferencial na sua estratégia.

Permite a criação de um site comercial

Atualmente, a forma mais eficaz de ser encontrado na internet é por meio da criação de uma página na internet ou blog para o negócio. Uma das soluções oferecidas pelo Google Meu Negócio é a criação de site comercial com base nas informações preenchidas na ficha. Isso garante que as informações estarão sempre atualizadas e de fácil acesso.

Esse recurso também é gratuito e quem faz o cadastro tem acesso a diversos temas para personalização da página, pode criar campos para o envio de mensagens e a solicitação de propostas. Tudo isso resulta em um site atrativo que contribui para consolidar a sua empresa no mercado de transportes.

Fornece acesso a relatórios

Uma das formas de medir o sucesso dessa iniciativa é a avaliação de relatórios sobre o comportamento dos clientes. Esse recurso, chamado de Insights, também está disponível no Google Meu Negócio que exibe indicadores sobre:

  • o total de visualizações;
  • o número de ligações feitas a partir do navegador;
  • os resultados do Google Ads;
  • as ações dos clientes (visitar o site ou solicitar rotas)
  • a visualização de fotos.

Essas informações ajudam a determinar como os clientes encontram o seu negócio e quais são os aspectos que mais atraem os potenciais clientes.

Aumenta a geração de tráfego

Muitas vezes, a melhor forma de fechar um negócio é acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra. Esse processo funciona para diversos modelos de negócio, inclusive na contratação de serviços de transporte. O contato com o Google Meu Negócio é apenas a primeira etapa da interação.

Por esse motivo, com a presença online e nas redes sociais a sua empresa pode se posicionar como uma especialista no setor de transportes e disponibilizar conteúdo e informações relevantes que ajudam o potencial a cliente confiar nas suas publicações.

Fortalece o relacionamento com o público

Muitas vezes, o cliente precisa de uma solução ágil para lidar com uma situação emergencial. É nesse caso que a proximidade com uma transportadora pode ser vital para evitar maiores problemas.

Esse senso de urgência é uma vantagem para quem está no topo do Google, pois uma contratação imediata é a solução. Além da localização física favorável, as informações disponíveis ajudam a facilitar o contato com o público.

Portanto, valorize essa relação para fazer com que a sua empresa seja a primeira escolha.

Como fazer o cadastro?

Como os demais produtos oferecidos pelo Google, para ter acesso às funções do Google Meu Negócio basta ter uma conta do Gmail, tanto pessoal como da empresa. O registro também pode ser feito no próprio site da plataforma

Uma das dúvidas mais comuns tem relação com a localização do negócio. Geralmente comerciantes e varejistas dispõem de uma loja física e, portanto, esse deve ser o endereço registrado. Porém, há casos em que não há um espaço dedicado ao atendimento dos clientes, ou seja, as transações de venda e pagamento são feitas online.

Essa é a realidade de muitas lojas online, mas existem alternativas que podem ser utilizadas. O preenchimento do endereço residencial pode ser adotado, porém, pode causar desconforto com a publicação de informações pessoais na internet. Com isso em mente, a plataforma também permite que o cadastro seja feito sem a identificação do endereço.

Essa é uma vantagem para profissionais liberais e microempreendedores individuais que têm contato direto com os clientes.

Passo a passo do cadastro

  1. o novo usuário deverá acessar o site ou baixar o aplicativo do Google Meu Negócio para realizar o seu cadastro;
  2. em seguida é necessário registrar o nome da empresa e a categoria que melhor descreve o seu ramo de atuação. Tente ser o mais específico possível, por exemplo, escolha transportadora de cargas em vez de somente transportadora;
  3. a etapa seguinte é o cadastro do endereço, vale destacar que para algumas categorias o registro do local físico é de preenchimento obrigatório. Isso ajuda a direcionar a sua presença nos resultados de pesquisa de acordo com a localidade usuário;
  4. também é necessário descrever se há atendimento em outras localidades e qual é a área de atuação. Esse campo beneficia as transportadoras, pois é possível listar filiais e centros de distribuição;
  5. deve-se preencher quais comodidades são oferecidas ao cliente como acessibilidade aos visitantes e outros atributos;
  6. há um campo dedicado a inclusão de fotos e vídeos da fachada e do interior do imóvel para facilitar a localização;
  7. em seguida, o empreendedor pode criar uma lista de palavras-chave relacionadas aos seus serviços e, com isso, ser encontrado com maior facilidade nas buscas.

Após o preenchimento do cadastro, os dados enviados são validados para garantir que as informações estão corretas e que o usuário é, de fato, o responsável pela empresa. Esse processo pode levar alguns dias, mas logo você terá acesso a todas as funções.

Vale destacar, também, a importância de manter todos os dados atualizados. Por isso, é essencial que mudanças de endereço ou dos contatos sejam modificadas, pois isso pode resultar em problemas para entrar em contato com a empresa.

Quais são as informações cadastradas?

Existem duas formas de realizar o cadastro da sua empresa. A primeira delas é por meio da reivindicação da empresa no Google Meu negócio. Pode parecer uma surpresa, mas pode ser que a sua empresa já exista na plataforma.

Nesse caso, o principal motivo é o volume de buscas da sua empresa mesmo que a presença online não esteja tão difundida. Essa alternativa é menos comum e costuma ocorrer quando os dados estão desatualizados ou não foram preenchidos completamente.

Quando isso acontece na descrição da empresa aparece o campo ‘É proprietário desta empresa?’. Ao fazer login é possível consultar quais informações estão incompletas e corrigir eventuais erros.

Porém, o mais comum é registrar um novo cadastro para tornar a sua empresa mais acessível. Para criar o seu perfil será necessário cadastrar informações como:

  • nome fantasia da empresa;
  • endereço que será vinculado ao Google Maps;
  • número de telefone;
  • outros meios de comunicação;
  • horário de funcionamento;
  • formas de pagamento ofertadas;
  • outras informações relevantes.

Com a sua ficha preenchida essas informações serão exibidas quando alguém pesquisar o nome da empresa. É importante destacar que esse recurso tem se tornado essencial principalmente para pequenas empresas que estão tentando ampliar a sua presença online.

Por isso, o preenchimento correto das informações ajuda o seu negócio a ser encontrado com maior facilidade quando o usuário realiza buscas com palavras-chave gerais como: transportadora + nome da cidade em que se encontra ou empresa de transporte para e-commerce + estado.

Por esse motivo, essa ferramenta deve ser valorizada na sua estratégia de marketing digital.

Como otimizar a ferramenta?

A criação do Google Meu Negócio isoladamente não é garantia de sucesso. Como qualquer outra ferramenta aliada a gestão de negócio é fundamental utilizar as suas funcionalidades frequentemente para obter resultados cada vez mais significativos.

Afinal, a construção de uma boa reputação online é um propósito de longo prazo que não pode ser alcançado sem o esforço da sua parte. Porém, você não está sozinho nessa etapa inicial. Confira, neste tópico, 3 dicas de como otimizar a utilização da sua conta.

Responda aos comentários recebidos

A interação com os clientes gera um dos critérios mais importantes no algoritmo do Google. As avaliações do estabelecimento são responsáveis por ajudar a sua empresa a conquistar as primeiras posições e, assim, aumentar a sua presença.

Por esse motivo, incentive o registro de comentários e, sempre que possível, responda as postagens dos clientes. Feedbacks positivos de outros clientes são um dos principais fatores na tomada de decisão.

Ao contrário do que muitos pensam, as críticas negativas representam uma oportunidade de melhoria e aprendizado valioso. Portanto, entre em contato com o usuário reconhecendo o seu feedback e busque soluções.

Habilite a troca de mensagens

A disponibilidade de canais de comunicação é um dos diferenciais na contratação de empresas de transporte. Pensando nisso, o Google Meu Negócio possibilita a troca de mensagens. Para isso basta ativar essa função nas configurações.

Esse recurso funciona como um chat e facilita a troca de mensagens rápidas com o intuito de esclarecer dúvidas de forma direta e ágil. Porém, você não deve esquecer de responder às mensagens recebidas, portanto inclua essa rotina no seu cotidiano para reduzir o tempo médio de resposta. Também é possível personalizar uma mensagem de boas-vindas ou habilitar o chat somente durante o horário comercial.

Mantenha o perfil sempre atualizado

Encontrar a sua empresa é apenas o primeiro passo para que alguém tenha interesse em se tornar cliente. As informações devem estar sempre corretas e atualizadas. Por exemplo, muitos empreendedores reduziram o seu horário de atendimento ou adotaram o regime de trabalho remoto. Essas mudanças no horário de funcionamento devem estar disponíveis para que o cliente possa entrar em contato no período adequado.

Isso também vale para o endereço, principalmente se existirem múltiplas filiais. Uma forma de encontrar a sua empresa seria pesquisar o nome da transportadora e incluir o bairro ou a cidade na qual está localizada. Dessa forma, o resultado da pesquisa mostrará o local correto.

Quanto ao telefone cadastrado é recomendado utilizar um número geral e não de setor específico que podem passar por mudanças no decorrer do tempo. Seguindo essas orientações, o cliente terá alternativas para entrar em contato seja presencialmente ou por outros canais de comunicação.

Como conciliar com outras estratégias orgânicas?

Se a sua empresa já desenvolve ações de marketing, a presença no Google Meu Negócio é apenas mais um dos elementos que devem ser adotados para conquistar destaque no ambiente virtual.

Por outro lado, devemos avaliar a experiência de pequenas empresas que precisam de ajuda para projetar a sua marca a uma audiência maior. Uma experiência positiva com essa ferramenta pode levar a procura de estratégias mais inovadoras e de maior alcance.

Conforme o amadurecimento do empreendimento avança é possível traçar metas mais claras quanto a captação de clientes e a ampliação dos serviços logísticos. Com isso, surge a necessidade de amadurecer o planejamento de marketing com base em táticas diversificadas.

A importância do SEO

Existem outros recursos que ajudam a tornar o seu negócio ainda mais presente na internet. Além de reivindicar a propriedade da transportadora, é importante criar um site otimizado para SEO.

Os profissionais da área de marketing já conhecem bem e exploram esse conceito. Para quem ainda não está familiarizado, o SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Buscas.

Como o próprio nome sugere, o SEO é um conjunto de técnicas adotadas com o intuito de posicionar uma página nos primeiros resultados de busca. O Google é o site mais utilizado, contudo existem outras opções que utilizam critérios semelhantes.

Para atingir esse resultado diversas táticas podem ser utilizadas, como a criação de conteúdo, a postagem em redes sociais, SEO nas páginas do site e aspectos que melhoram a experiência do usuário.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que cumpre o que promete. Inclusive, nos últimos a sua procura e adesão tem crescido de forma exponencial. Esse é o resultado de um trabalho voltado à conquista da confiança dos clientes por meio do destaque nas buscas locais. Portanto, se você ainda não criou a sua, o que você está esperando? Se você já é usuário, aplique as nossas dicas para otimizar esse processo.

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